segunda-feira, 13 de julho de 2009

O que aconteceu com Hank Pym?

A invasão Skrull cada vez está mais ativa, cada vez mais sabemos de mais estratégias destes alienígenas, cada dia mais descobrimos alguém que foi substituído. Um deles, Hank Pym. Sim, sabemos que o ex-vingador, atual membro da iniciativa, mentor das idéias da guerra civil e tudo mais é um skrull. Mas a pergunta que fica é: desde quando... e o que aconteceu com o verdadeiro Henry Pym?? Tudo é esclarecido na edição 30 de Avante, Vingadores!

Photobucket



Nesta edição de Poderosos Vingadores, ficamos sabendo o que aconteceu com o Jaqueta Amarela. Situação: Meses atrás. Os Vingadores estão separados. Ainda não aconteceu o incidente da Balsa que reuniu os Novos Vingadores, muito menos a Guerra Civil. Hanry Pym está longe da vida heróica e disposto a se dedicar a sua pesquisa. Em um anfiteatro ele dá uma palestra sobre Análise de Genética Avançada (porque pra que se limitar em ser bioquímico que cria uma inteligência artificial, né??). Seu casamento vai mal. Janet, sem a tenção que gostaria do marido, sai, bebe e se recente de terem saído de Nova Iorque.

Na palestra, uma ouvinte faz uma pergunta sobre os Vingadores. A mesma moça amanhece na cama de seu quarto com o ex-vingador depois que Janet sai de casa no calor de uma briga sem dar explicações. Durante a manhã, ele pede discrição para ela, o que não seria um problema já que ela tem seus próprios motivos para querer ser discreta. Na internet a notícia dos Novos Vingadores e o incidente na Balsa, mas aquela não é mais a vida de Pym, e ele convida a acompanhante para um jantar. Ela aceita mais que depressa, tem muitas perguntas.

Photobucket

Tudo é muito romântico e, em meio a jantares, passeios, cafés da manhã e sorvetes na boca na cama, a moça pergunta de tudo um pouco ao herói. Os assuntos vão de Ultron, filhos, capacidade do seu poder, Homem-Aranha até a guerra Kree-Skrul. Ingenuamente (eu diria que mais que ingênuo, um “tanto” idiota), Hank vai respondendo uma a uma as indagações da jovem companheira. Eis que ele começa a contá-la sobre as raças alienígenas Kree e Skrull, enquanto enaltece os Kress, diz como os skrulls são traiçoeiros, como são maldosos... e como são fracassados. Que toda vez que eles tentam algo, os heróis da Terra os impedem, então, ele nem se incomoda mais com as suas tentativas. Ele diz ser “calejado”, a moça retruca com “Não. Arrogante.” (eu diria na tréplica “idiota”, sim eu pretendo chamar Hank Pym de idiota mais algumas vezes no artigo).

Então, o que todos prevíamos desde o início da história acontece, a bela jovem se mostra ser uma skrull e entra em combate com o Jaqueta. Ela vence a briga, esmagando-o contra o chão e deixando aparentemente (na Marvel, eu duvido que eles tenham morrido) morto. Em um telefonema ela confirma a missão cumprida, mas é surpreendida pela campainha. É Jenet a procura do marido, ou futuro ex segundo ela, para avisá-lo que está se mudando de volta aos Estados Unidos. A skrull retorna ao seu disfarce de amante bobinha e atende à outra com toda a cara de pau que lhe convém, dizendo que seu marido se encontrava no chuveiro. Jen apenas se retira dizendo que até mesmo a menina à porta merecia coisa melhor.

Photobucket

E, depois disto, vemos um ritual, semelhando ao que vemos em Novos Vingadores com a Rainha Skrull/Mulher Aranha, onde a alienígena está se transformando em Henry. Claro, como já sabemos, não é uma mera transformação física como víamos antes, mas algo bem mais profundo. “Ela”, já no corpo do ex-vingador, profere as mesmas frases típicas do ritual: “Eu sou humano”, “Sou um homem”, “Sou Henry Pym”, “Sou um vingador”, “Jaqueta Amarela, Homem Formiga, Golias...” (nota da editora: interessante a gradação dos termos na cerimônia de transformação) e lá está o novo Pym. Ainda com dúvidas sobre sua relevância (convenhamos, faz sentido a indagação), ele/ela diz “dê-me uma semana”.

E é o que vemos, o que estava nos bastidores do que lemos meses atrás. No caso Ultron, Hank foi chamado para resolver (lembram??) e depois, em uma reunião do grupo de skrulls, ele diz que graças à inteligência artificial encontrar um modo de chegar à Stark, agora eles também sabem como fazer. As informações que tinham sobre a armadura do Homem de Ferro estavam desatualizadas, e isso vinha sendo o obstáculo para a derradeira invasão. Obstáculo ultrapassado, Pym-skrull diz à Rainha/Mulher Aranha que o dia M veio (outro fator que os favoreceu), todos estão em posição e agora sabem como entrar na Starktec, é hora de convocar a armada. Então, vamos parar para analisar: Dia M e Ultron não foram planejados pelos skrulls, eles já estavam lá, esperando alguma oportunidade e eis que estes eventos vieram e lhes proporcionaram e a armada e a invasão de fato começaram em seguida do caso com a inteligência artificial.

Photobucket

Aliás, o que mais aprendemos na história de hoje?? A não trocar suas mulheres com menininhas bonitas que elas podem ser uma raça alienígena tentando tomar seu lugar para invadir seu planeta e ninguém quer ser taxado de idiota (última vez) como nosso protagonista, certo, meninos? Bom, foi apenas um alerta... voltando:

Faltava apenas a cereja no bolo. Em Poderosos Vingadores, quando o simbionte ataca Manhattam, mais especificamente na edição 24 de Avante, Vingadores!, uma singela cena nos passa despercebida. Um ex-marido parece se redimir com a esposa magoada dando-lhe um presente. Não qualquer presente, uma fórmula de crescimento. Não qualquer esposa magoada, Vespa. Não qualquer ex-marido, Pym. Eis a cereja no bolo, vamos esperar para ver que indigestão ela causará.

Photobucket


Cammy

comments powered by Disqus