sábado, 11 de julho de 2009

X-Factor: Jogos Mortais

O X-Factor está lidando com a pressão de ser a única equipe mutante na ativa (não precisavam se preocupar, já que os X-Men voltaram), enquanto amarga saída de membros e, para completar, o retorno de um velho inimigo. Agora, em Wolverine nº55, temos a conclusão do embate contra esse vilão clássico. Será esse o fim da equipe ou o elemento que faltava para sacramentar a união?

fatorx

Depois de ouvir o grito de socorro de Rictor, Monet o localiza, porém, uma descarga elétrica a deixa fora de combate rapidamente. O Arcade estava prevenido.

fatorx

Falando no vilão, descobrimos qual a identidade do contratante. Ele chama-se Taylor, um ex-membro dos Purificadores que perdeu sua posição na organização, já que foi o responsável pela infiltração de Rictor, logo no começo de Complexo de Messias.

Obviamente, ele culpou o X-Factor por seus problemas e foi aí que o Arcade entrou em cena.

Guido ainda está preso na pedra gigante, esforçando-se ao máximo para não atropelar uma mulher e seu bebê. Infelizmente, ela era uma agente do Arcade, que abre fogo contra Jamie Madrox. Enquanto isso, uma cópia dele e Syrin libertam Ric.

fatorx

O vilão, então, ativa uma teia energética em torno do bairro, causando a morte de Kaitlin, a garota de programa que Rictor tentou proteger. Jamie derruba a agente de Arcade, que não passava de um robô. Ele pede ajuda para uma de suas cópias, o que prova ser um erro.

fatorx

Com a distração, Madrox nem notou a falta do elo psíquico com suas cópias, só sendo salvo pela chegada de Guido. Theresa Cassidy e Rictor escapam de vários carros sem motorista, enquanto da base saem uma cópia de Jamie e uma Monet com um visual chocante e trocando os nomes de todo mundo.

fatorx

Do lado de fora da teia energética, Valerie Cooper, da famigerada UNI, acaba de chegar e tem certeza que o X-Factor está no meio de tudo. Monet usa a cabeça de um robô para localizar a fonte, gerando um refluxo agudo que indica o ponto de origem como a recém-fechada usina elétrica, ou seja, mais próximo do que imaginavam.

Ao invadirem o local, encontram apenas Taylor, que explica como sua vida estava destruída e entrar nos Purificadores o salvou. Ele temia voltar a ser quem era sem a organização, mas graças a trava de segurança do Arcade, ele não precisaria se preocupar com isso. Bombas incendiárias estavam programadas para detonar quando o coração dele parasse de bater, algo conseguido com um copo de veneno.

Monet consegue localizar o Arcade, mas este logo se revela um robô e com as explosões começando, a equipe logo parte. Deixando um certo alguém para trás.

fatorx

Eu queria entender como a 1ª máscara do Arcade mexia como um rosto real, mas deixa para lá, a idéia do vilão foi muito inteligente. O Distrito X fica em chamas e as equipes de emergência não conseguem nem mesmo jogar água para tentar controlar o fogo, graças a teia energética. Val Cooper tenta falar com Tony Stark, sem sucesso.

Syrin salva uma comediante de stand-up comedy que possuia o poder de fazer rir. Uma mulher que, sem seus poderes, virou um poço de piadinhas constantes para compensar sua perda. Guido dá uma força para controlar o fogo, Monet salva uma gangue de ex-mutantes e Madrox e suas cópias salvam um viúvo que já acreditava que encontraria sua esposa.

fatorx

Enquanto a equipe está em campo, Rictor tenta desesperadamente desativar a teia energética, acreditando que existe algum sistema de autodestruição. Sem obter sucesso e sentindo-se inútil, ele resolve tudo com uma cadeira. É, uma pancadinha, muitas vezes, ajuda bastante.

fatorx

Com o bloqueio desativado, as equipes de emergência conseguem entrar e agir. Já Cooper avisa que não precisa mais de Stark, mas pretende encontrar Madrox e dizer como as coisas vão ser de agora em diante.

Qual será a proposta de Valerie Cooper que, de acordo com o anúncio, a equipe não poderá recusar? Além disso, ainda temos o desaparecimento de Layla e toda a questão da gravidez de Terry.

Sobre a história, gostei muito do retorno do Arcade, mas faltou um pouco mais de jogo. Será que um vilão nesse estilo não tem mais lugar nos dias de hoje?


Eddie

P.S. título do artigo faz referência com a série de filmes homônima, estrelada pelo vilão Jigsaw.

comments powered by Disqus