terça-feira, 7 de julho de 2009

Os Guardiões da Galáxia

Diretamente dos campos de batalha do Império Kree recentemente conquistado pela raça tecnorgânica Falange, surgiram heróis disposto a defender o já tão abalado Cosmo Marvel. Ao lado do outrora general da batalha contra o Aniquilador, o Nova Primordial Richard Rider, esses valentes campeões rechaçaram os invasores da Capital Hala e viram a necessidade de se formar uma nova frente mais ofensiva contra os futuros perigos que virão a acometer o universo. Assim, era mais que preciso se formar uma delegação de protetores do cosmo, um verdadeiro grupo de Guardiões da Galáxia.

Guardiões da Galáxia

A revista Marvel Apresenta 42 é a estréia desse novo título, que junto com a revista Nova, compõe todas as aventuras cósmicas atuais da fabulosa mitologia cósmica da Marvel. Mitologia esta que recentemente mudou drasticamente, graças a duas abaladoras invasões de alienígenas contra grandes impérios do passado. Olhando de uma perspectiva bem prática, os Krees e Skrulls estão bem longe do seu apogeu. E isso implica em mudanças no balanço do universo como conhecíamos. Talvez até justifique certos acontecimentos que vêm ocorrendo na Terra recentemente.

Contudo, não são apenas as raças alienígenas que estão em risco. A própria estrutura física do universo também está em estado de calamidade. As duas recentes guerras cósmicas acabaram por abrir fissuras espaços-temporais em todos os cantos dessa nossa realidade. Elas praticamente servem como portas para que qualquer coisa que não pertença a nosso lugar possa entrar. Do mesmo modo, podem servir de saídas para partes desse plano rumarem a lugares ignorados. É um universo doente, que precisa de boas almas para ser curado.

Guardiões da Galáxia

Peter Quill, que voltou a assumir o manto de Senhor das Estrelas, é o homem decidido a tomar a frente e liderar todos os demais para salvar nossos lares. Ao seu lado, ele convocou grandiosos guerreiros: Phylla-Vell, a nova Quasar, é a protetora do Universo e certamente foi a primeira ser chamada para honrar seu título. Warlock , outrora um grandioso membro que figurava nas maiores sagas cósmicas, renasceu diferente e internalizou uma missão que o faz se comprometer completamente com este grupo. Drax e Gamora são dois já bem aclamados guerreiros do Universo, mas também conhecidos por serem assassinos implacáveis. Por fim, Rocket Racum, companheiro das aventuras mais recentes de Quill, é um ótimo estrategista militar. Ah, e é um guaxinim. Juntos, formam a linha de frente, especializada no combate direto desta nova equipe contra as ameaças do Universo.

Guardiões da Galáxia

Junto a eles, outros personagens que participaram das mais recentes batalhas dão todo o suporte. Mantis, ex-vingadora e Mentat, é o braço direito de Quill na sua nova base. Lá, também está Groot, realeza do Planeta X e um ótimo soldado que ainda está se recuperando. E, Cosmo, o labrador russo telepata que atende como Chefe de Segurança de Luganenhum, onde atualmente residem os nossos heróis.

Guardiões da Galáxia

E este é o corpo principal de Guardiões da Galáxia, escrita pela dupla Dan Abnett e Andy Lanning, que deram um ótimo ritmo narrativo a história, oscilando entre combate ferrenho e intervalos bem-humorados em que os personagens gravam seus próprios depoimento de batalha em diários-videos de bordo. Os desenhos ficaram por conta de Paul Pelletier, que já passou uma temporada em Quarteto Fantástico.

Com um time deste peso, e estou falando tanto dos personagens como da equipe criativa, é certo que não podemos esperar mais do que fantásticas aventuras a seguir. E eis que seguem um breve e modesto resumo das seis primeiras histórias desses Campeões:

Missão 1# Guardiões da Galáxia contra Fanáticos da Igreja Universal

Eis a primeira missão do grupo. Tudo começa na Nave-Templo da IUV Trancredo, que se encaminhava completamente abarrotada de “energia de fé” contra uma dessas fissuras abertas no cosmo. Os seis heróis – Senhor das Estrelas, Quasar, Drax, Gamora, Warlock e Racum – avançavam incansavelmente e jogando o máximo de artilharia pesada contra os tripulantes religiosos. Ironicamente, eles estavam ali para salvá-lo de uma morte certa, mas aparentemente aqueles fiéis não queriam ser salvos. Fora que durante toda a batalha, Racum não parava de matraquear se perguntando como a equipe se chamaria.

Guardiões da Galáxia

Em meio a narração, flashbacks mostravam como Peter Quill decidiu montar este time. Para cada um dos membros, o Senhor das Estrelas fez um convite especial. E cada um também parecia ter suas razões para se juntar. Seja por amizade ao Humano/Espartoi, seja por um senso de dever maior ou simplesmente por ter perdido qualquer outro objetivo em suas vidas.

O grupo por muito pouco não completa com sucesso essa missão. A Nave-Templo chegou tão perto da fissura que acabou abrindo uma menor interna. Isso foi o suficiente para abrir passagem para uma criatura de outro plano. Juntando o poder quântico, Quasar e Warlock conseguiram retardar a criatura a tempo de Racum lançar um de seus detonadores e tapar tudo a força. A missão foi cumprida, apesar dos revezes.

Guardiões da Galáxia

No Mundo Natal Sacrossanto da Igreja da Verdade Universal, uma mulher que atende simplesmente por Matriarca soube dos eventos acontecidos na nave Trancredo e, aparentemente, demonstrou-se bem curiosa com o renascimento do tal Warlock. Isso não é uma novidade completa para leitores mais aprofundados da Marvel, que sabem que a relação dele com tal religião era bastante íntima anteriormente.

Os heróis voltam para Luganenhum, mas têm pouco tempo para descansar. Uma nova fissura foi localizada e algo saiu de dentro dela. Algo fora deste mundo.

Guardiões da Galáxia

Missão 2# Guardiões da Galáxia encontram um Guardião

Preparados para nova missão, os seis campeões acionam seu passaporte de teleporte com a ajuda de cão russo Cosmo direto para os arredores de 56 Hidronis, onde a fissura se abriu. Descobriram que aquilo que veio de outro mundo era uma nave, completamente congelado por tempo.

Guardiões da Galáxia

Vasculharam o lugar e encontraram objetos que surpreenderam até mesmo Mantis. Primeiro, parte do portão dos Vingadores, com destaque para a insígnia do grupo. Depois, o escudo do Capitão América, só que com um novo portador.

O misterioso ser que se identificou como Vance Astrovik, o Major Vitória, mas que em nada lembra o nosso Vance desta realidade, o novo guerreiro chamado Justiça. Este Vance salvou o grupo do ataque de uma fera cheia de tentáculos também congelada a muito tempo ali, e que passou para essa realidade junto com toda a nave. Em seguida, desmaiou.

Guardiões da Galáxia

O grupo apenas teve tempo de pegá-lo e promover uma explosão total daquela nave, antes que fossem mortos de vez pela criatura. De volta para Luganenhum, os heróis se juntaram para tentar entender toda aquela confusão. Racum analisava admirado a eficiência daquele escudo, uma arma tão nobre.

Quando Vance despertou, pouco se tinha a descobrir. Ele mal lembrava de como sabia das poucas coisas que ainda lhe tinha na memória. Contudo, ao menos, essa missão teve um belo passo. Rocket Racum, baseado num discurso solto do misterioso Major Vitória, conseguiu batizar o grupo. Seriam os Guardiões da Galáxia.

Um novo alerta de fissura surge ao final da história. Os heróis seguem para novo rumo, a Esfera de Dyson, que serve como base para pesquisas genéticas. Trata-se de um astro tão perto do sol que mal se sobreviveria longe de um domo de proteção. E lá, ao mesmo tempo que nossos heróis aparecem, um grupo de Cardeais da Igreja Universal da Verdade se teletransporta. Eles mal sabiam os apuros em que haviam entrado.

Guardiões da Galáxia

Missão 3# Guardiões da Galáxia entre Cardeais e Aberrações Genéticas

Uma luta contra Cardeais simplesmente é algo injusto, pois o poder de fogo deles simplesmente vêm da crença. Basta terem fé em algo acontecer e assim acontecerá. Os Guardiões da Galáxia simplesmente estavam levando a maior surra de suas vidas (apesar de não serem nem um pouco menos poderosos), quando foram todos surpreendidos pela aterradora massa de mortos frutos das experimentações em Dyson.

Guardiões da Galáxia

Surpreendidos, muitos cardeais foram mortos sem sequer poder testar sua fé. O líder deles, Raker, decidiu simplificar sua missão atacando diretamente Adam Warlock com sua espada, ferindo-o na cintura e tirando um pouco de seu sangue. Em seguida, teleportaram-se para longe dali.

Para deter a massa amorfa destruidora, os Guardiões decidiram que deveriam abrir a redoma que protegia Dyson dos raios solares e incinerar. Daria tempo suficiente de eles se teleportarem de volta para Luganenhum depois. Contudo, o que eles não contavam é que algo deu muito errado no sistema de passaporte de teleporte e eles estava presos ali. E com pouco tempo para sobreviver sob a proteção de um escudo criado por Quasar. Mas um inusitado sacrifício de Gamorra fez com que eles voltassem a ter a proteção da redoma. Ela está viva, regenerando aos poucos os drásticos ferimentos.

Guardiões da Galáxia

De volta a Luganenhum, o grupo descobre o porquê da falha do sistema de teleporte. Enquanto estavam fora, um misterioso ser chamado Águia Estelar atacou a base afim de matar o amnésico Major Vitória. Após arruinar boa parte do lugar, o ser desapareceu deixando ainda mais perguntas no ar.

Guardiões da Galáxia

E além deste mistério, uma outra questão foi levantada. O que queriam os Cardeais da Igreja da Verdade Universal?

A resposta segue numa cena ocorrida no Mundo Natal Sacrossanto. Raker encontra a Matriarca e confirma que o sangue daquele a quem ceifou é de fato de Adam Warlock. Isso deixa a mulher confusa já que em seu templo está um casulo em desenvolvimento que supostamente deveria conter em seu interior o próprio Adam.

Missão 4# Guardiões da Galáxia Sabotados e Infiltrados

Guardiões da Galáxia

Enquanto todo o grupo tentava entender quem era aquele Águia Estelar, um acidente aconteceu mais uma vez no córtex de teletransporte de Luganenhum. Mantis avisou a tempo sobre a sabotagem e salvou a vida dos amigos, mas um mistério ainda maior surgiu. Corpos skrulls que não deveriam estar ali foram achados. Luganenhum estava sendo secretamente invadida.

Guardiões da Galáxia

Um delegação formada pelo núcleo cientifico de Luganenhum aparece para exigir o afastamento dos Guardiões da Galáxia e se protificam de tomar a frente das investigações sobre a Infiltração dos Skrulls. Isto acaba levando a primeira briga interna dos Guardiões, colocando Warlock e Peter Quill em lados opostos. Para piorar, Major Vitória é atacado por alguns aliens encrenqueiros do lugar, disposto a eliminar de vez a existência tão ameaçadora do herói amnésico. Isso não só coloca mais uma vez Guardiões e membros do conselho em choque, como também divide ainda mais os protetores da Galáxia.

Dado momento, é revelado em uma conversa entre Peter Quill e Mantis, que os dois planejaram impor algumas sugestões mentais para que todos os membros dos Guardiões se unissem mais rapidamente. Mal sabiam que a espreita, Drax escutava tudo.


Guardiões da Galáxia

Drax, por sinal, começa a tomar atitudes cada vez mais suspeitas. A delegação mostra a Pete que o assassino de Thanos tem feito visitas sem autorização ao córtex desde sua estadia ali e bem que poderia ser o autor da sabotagem. Ao tentar localizá-lo, Quill descobre que ele sumiu e os leitores descobrem que ele foi até o arsenal de Luganenhum para se armar.

Missão 5# Guardiões da Galáxia em busca do traidor

Sob ordem do conselho, três aliens especializados em combate vão atrás de Drax, os Luminosos, cada qual com sua especialidade. Contudo, para alguém com a habilidade do Destruidor, não é nada difícil eliminar essas criaturas. E isso é feito em poucos minutos. Quasar, a única que parece ainda confiar em Drax, induzida por Gamora, acaba tomando a inciativa de procurar o colega de equipe e ouvi-lo.

Guardiões da Galáxia

Enquanto isso, Adam Warlock está no cérebro de Luganenhum, literalmente o centro da cabeça do Celestial morto. Lá, Adam está tentando comungar sua mente com a do celestial afim de que consiga a revelação de quem é Skrull na base. E ele parece que consegue seu objetivo.

Além disso, mais uma aparição do Águia Estelar acontece. Desta vez, uma versão feminina do misterioso ser. A criatura parece profetizar grandes problemas e afirma que para o futuro ainda existir, ela terá que destruir todos, além de Luganenhum.
Por fim, Warlock finalmente consegue descobrir toda a trama e vai direto ao encontro do traidor. No habitat da delegação, ele topa com o canino Cosmo, que está tendo uma conversa secreta com alguns Skrulls. Uma luta entre os dois está para acontecer, mas ninguém pode saber direito o final já que...

Guardiões da Galáxia

...longe dali, Drax decide promover a morte de todos disparando um monte de cargas de distúrbio sináptico por todos os lugares. E Quasar não consegue impedi-lo.

Guardiões da Galáxia


Missão 6# Guardiões da Galáxia encaram drásticas revelações

Todos em Luganenhum estão no chão. Numa primeira observação, qualquer um julgariam que estavam mortos. Foi um ataque maciço promovido por Drax, mas não foi letal. Não desta vez. Após tirar a pressão dos dedos do botão, Drax se levanta. Está vivo, assim como todos os demais. Numa rápida explicação a Quasar, sabe-se que ele provocou a morte de todos ali presente para desmascarar os Skrulls. Essa, segundo ele, seria a única maneira de ter certeza de quem é quem.

Guardiões da Galáxia

No Habitat da Delegação, Cosmo decidiu que não iria esperar muito tempo para Warlock se recuperar. Então, o canino o alvejou com uma rajada psíquica colocando algumas imagens que explicariam tudo na sua cabeça. E parece que conseguiu.

Quando Drax e Quasar chegam, um novo combate se arma. Porém, rapidamente Cosmo os leva a verdade com suas capacidades telepáticas. Aos poucos, tudo é explicado. Cosmo estava na verdade cedendo asilo aqueles Skrulls, que eram totalmente pacíficos e não tinham nada a haver com os mesmo fanáticos que invadiam a Terra.

A explosão que aconteceu no Córtex não passou de uma tentativa de assassinato orquestrada por apenas um superskrull que perseguia os refugiados. Uma tentativa que acabou dando muito errado. Contudo, os Guardiões acabam descobrindo que a Terra estava sendo invadida ali e nada podiam fazer para ajudar, pois o mecanismo de teleporte ainda estava quebrado.

A situação foi só um pouco mais complicada de explicar para Cinosura e os demais membros do Conselho. O mal entendido acabou deixando um dos Skrulls gravemente ferido e Cosmo teve que apelar para seu cargo de chefe de segurança para por todos em seus lugares.

Guardiões da Galáxia

Todavia, o pior para os Guardiões da Galáxia ainda estava por vir. Ao entrar na base de operações, Peter Quill topou com o restante de sua equipe completamente hostil. Drax contou a todos o que ouviu entre a conversa de Mantis e Quill. A confiança de todos para com seu líder foi riscada e o inevitável aconteceu. Os Guardiões da Galáxia se dispersaram, com bem previu Mantis em determinado momento bem no começo das histórias.

Guardiões da Galáxia

Mas seria esse o fim?

Bem, é claro que não. Guardiões da Galáxia ainda é uma das revistas mais bem quistas nos EUA e continua a todo vapor rolando nos EUA. Grandes eventos estão para acontecer e todos aqui vão acabar de um jeito ou de outro entrando nessa confusão. Resta-nos esperar ansiosamente o próximo sinal verde da Panini para mais jornadas cósmicas. E até esse momento chegar, acredito que ninguém vai perder a Marvel Apresenta 44, que promete trazer o Nova mais uma vez às páginas tupiniquins.

Coveiro.

comments powered by Disqus