quinta-feira, 23 de julho de 2009

Justiceiro: Éramos Seis (Viúvas)


Photobucket

Normalmente, eu começaria dizendo que Castle estaria fazendo isso ou aquilo. Mas esse arco quase não teve participação do Justiceiro. Como já dito anteriormente, o foco é nas nossas queridas viúvas. E elas estão cada vez mais encrencadas, como pode ser visto em Marvel Max 70 e 71.

Budiansky resolve visitar as viúvas, para saber o porquê delas se encontrarem no meio de um tiroteio, conforme mostrado no número anterior. Além de não conseguirem matar Castle, as viúvas se encrencaram perante a lei. O detetive tenta apertá-las o máximo possível, mas como ainda não tem nada concreto, elas se safam.

Nem todas as viúvas estão com o detetive. Shauna está do lado de fora, com seu viciado a tiracolo, observando a movimentação do detetive Budiansky. E a mais nova viúva está com ninguém menos que Frank Castle, que está se recuperando dos ferimentos. Ambos começam a discutir sobre a vida que estão levando. Para Jenny, o fato do Justiceiro não achar o corpo dela repulsivo, prova que são iguais por dentro. O que muda é a motivação, a vingança. Castle é um soldado. Jenny, uma mulher que perdeu a alma.

Photobucket

Mas nem todos os holofotes estão voltados para a viúva Jenny. Hora de Shauna agir. Primeiro, ela dá um sacode no seu viciado favorito, dizendo para que ele siga o detetive, mas para não fazer nada até segunda ordem. Shauna questiona como foi o interrogatório. A despeito das respostas, ela resolve agir.

Em frente ao hospital que Gina (a esposa de Budiansky), tanto o detetive, quanto a sua amável esposa tomam um café, discutindo sobre assuntos mundanos. Eis que uma pessoa que aparenta não estar bem intencionada surge e começa a disparar em Budiansky e na sua esposa. Paul reage, descarregando o pente no meliante, para logo em seguida gritar pelo nome da sua esposa.

Photobucket

No hospital, o ocorrido chega aos superiores de Budiansky. Como reação do policial foi “exagerada”, isso pode atrair diversos problemas para a instituição. Bom, conforme o protocolo, Budiansky é suspenso, mas este fica satisfeito ao saber que sua esposa vai sair dessa com vida. É claro que ele quer enfiar o pente da sua arma no #$@$@ do seu superior, mas ele está mais tranqüilo porque sua esposa vai viver.


Quem não está tranqüila é Annabella, que fica furiosa com o resultado da ação de Shauna. Agora o grupo de viúvas está desesperado. Além da polícia, elas tem que lidar com Jenny, que está sedenta de vingança. E não só Jenny. Budiansky resolve desobedecer as ordens e sair atrás de quem fez aquilo com sua esposa.

E a atriz principal do espetáculo? Jenny precisa de algo do justiceiro. Sim, o seu manto. O seu escudo. O seu símbolo. Só resta ao Justiceiro aguardar, vendo pela televisão a execração da vida do Detetive Budiansky pelo seu "exagero", e fechar olhos para imaginar o último número do show comandado por Jenny.

Photobucket

Jenny não podia ter feito melhor. Começa uma verdadeira execução das viúvas. Todas são alvejadas como se vocês carneirinhos a espera do abate. Shauna tenta reagir, mas em vão. Parece que Jenny consegue desviar das balas (pelos desenhos, parece ser possível ver uma espécie de Bullet Time), elimando-as, uma a uma. Só resta Annabella, que receberá o pior castigo.


Ao sair, Jenny quase abalroa o carro de Budiansky, que chega a cena do massacre e encontra todas as viúvas mortas. Paul, sem se preocupar com o fato de estar suspenso, começa a tentar localizar o carro que quase bateu no dele, através do número da placa.

Castle acorda e percebe que está algemado. Percebe que na sala que ele se encontra, está Annabella, amarrada a uma cadeira. Está prestes a começar uma verdadeira sessão de horrores.

Photobucket

Jenny está nua, mostrando todas as cicatrizes que tem pelo seu corpo. Começa dizendo que Frank está amarrado para não tentar impedi-la. Annabella começa a gritar, dizendo que não há motivo para ela se aliar a um carniceiro destruidor de famílias como Castle. Mas para Jenny, Castle é um salvador. Para ela, ele a tirou de um mundo insano. Eis que então começa a lavação de roupa suja.

Annabella fez o que fez pela família. Não havia como ir contra o que os “generais” determinavam. Mas para Jenny, Annabella simplesmente queria ter uma vida fácil, pouco se importando com o resto a sua volta. Jenny então começa a mostrar de onde vem o poder e o dinheiro da máfia, espancando violentamente a irmã. Uma cena que deixou o próprio Frank Castle assustado.

Quando termina, não há nem sombra do rosto de Annabella. Somente algo que pode ser descrito como carne moída é o que sobrou. Jenny começa dizer o porquê Castle usa aquele símbolo: O olhar de medo das pessoas é a recompensa por usar aquele manto. E loucura do Ennis ainda não acabou.

Photobucket

Jenny quer transar com o Justiceiro. Quer sentir alguma coisa. Qualquer coisa . Agora imagem a cena, meus caros leitores (para aqueles que não leiram, é claro): Uma mulher, recoberta de sangue e cicatrizes, transando com o Justiceiro, sendo que sua irmã está mais para carne moída. Após alcançar o tão sentimento desejado, Jenny percebe que toda aquela dor é demais para ela. Somente o Justiceiro pode viver com aquilo. E resolve encerrar a sua triste vida ali. Só restou a Castle assistir aquela cena hedionda.

Castle sai do esconderijo, ainda cambaleante, mas já com forças suficientes para se locomover. Frank limpa e cobre o corpo de Jenny. Na saída, o Justiceiro topa com um enfurecido Budiansky, que quer a qualquer custo Annabella. Castle não para, mesmo sob as ameaças constantes de Budiansky, que quer vingar a sua esposa. No momento que ia fuzilar Castle, este vira e diz: “Quer ser como eu?”. Paul escolhe ser uma pessoa diferente. Ele volta para a sua esposa, esperando a recuperação dela.

Castle assiste a remoção dos corpos, principalmente como uma forma de adeus a Jenny. Ele pensa sobre o que ela disse, sobre o fato dele ser o único a conseguir carregar tamanho fardo. E ele se lembra de O’Brian, outra mulher vítima da vingança. Justiceiro termina dizendo adeus a pobre criatura, desejando poder matar quantos fossem necessários para evitar a existência de pessoas como Jenny.

Photobucket

Cara, esse arco teve um final fantástico. A passagem de Ennis pelo Justiceiro já pode ser considerada insuperável. Poucos souberam retratar a loucura da vingança como Ennis fez. Aliado a arte do sempre competente Lan Medina, temos um verdadeiro show (ainda que possa ser de horrores). O final de “O Fazedor de Viuvas” é muito bom, sendo um dos melhores finais de arco do Justiceiro MAX.

Mas chega de tristeza. Barracuda está de volta na próxima edição para tentar acabar com Frank Castle.

Rafael Felga

comments powered by Disqus