sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Ultimate Vingadores vs Novos Supremos

Ultimate_Avengers_vs_New_Ultimates_Vol_1_5_Textless

Ainda sofrendo as consequências da luta contra vampiros super-poderosos, e ter tido sua base, o Triskelion, teleportada para o meio do deserto persa no Irã, os Novos Supremos são convocados por Carol Danvers para deter um vazamento de recursos no exterior. Mas nem tudo é o que parece, e isso os coloca em choque com a equipe secreta de Nick Fury. É o embate polêmico que ocorre paralelamente à morte do Homem-Aranha, confira:

Desfalcados do Homem de Ferro, pois o tumor de Tony o mandou para o hospital (e não o ataque dos Vampiros como se achava ao final do arco anterior) Capitão América, Thor, Viúva Negra II e o novo Gigante, Dr. Scott Lang, vão atrás de quem traficou os dados para se criar uma nova linhagem de super-soldados. Mas ao capturarem um dos objetivos, o delator incrimina Nick Fury pelo ocorrido.

A investigação de Nick Fury o leva até a uma negociação de super-humanos encabeçada por um velhinho. Mas após a abordagem dos Vingadores (Máquina de Combate, Gavião Arqueiro, Justiceiro e Blade), o velhinho é ninguém menos que Tyrone Cash, o primeiro Hulk, que ensinou para Bruce Banner tudo o que ele sabe. Depois de uma titânica luta com o Máquina de Combate, Blade consegue o hipnotizar, revertendo a transformação de Cash. Interrogado por Nick Fury, Cash delata que a responsável pelo vazamento da unidade britânica da Shield é Carol Danvers, sua atual diretora.

Ultimate_Avengers_VS_New_Ultimates_1_by_Leinil_Yu

O confronto agora é inevitável, e o primeiro movimento é de Nick. Ele invade a Stark Internacional, QG temporário da Shield, para capturar Carol Danvers, e consegue, parcialmente. Logo os Supremos vão se reagrupando para deter os Vingadores. Mesmo sem receber alta, Tony Stark veste sua armadura e encara James Rhodes. Blade carrega Carol, mas é interceptado pela Viúva Negra. Já Nick confronta o Capitão América, que diz que o faz assim, por ter visto as provas incontestáveis de que Fury vendia os segredos por dinheiro. O Justiceiro fica na dúvida se salva Fury do Capitão, apesar do Capitão ser como um ídolo para ele. Então ele resolve atirar apenas para ferir, quando de repente, o Homem-Aranha aparece do nada, no exato momento em que Castle dispara, levando o tiro que era para o Capitão.

Photobucket

Os soldados da Shield rendem Fury e o Justiceiro, mas o confronto de Thor com o Máquina de Combate piora a situação, destroçando a ponte em que estavam, fazendo o Homem-Aranha baleado sumir de vista. Carol Danvers, salva pela Viúva, é atropelada quando tentava se orientar. Então o único figurão a postos para falar com o presidente é o irmão de Tony, Gregory Stark, que é promovido a líder provisório da Shield. Uma pessoa ainda não acredita na culpa de Nick. Sua ex-esposa Monica Chang, a atual Viúva Negra. Ela tem certeza de que é uma armação. E é! Discutindo seus planos futuros com Nick Fury, à bordo de um dos porta-aviões aéreo da Shield, Gregory Stark assume que tudo foi plantado por ele para colocar Nick e Carol fora do controle da Shield ao mesmo tempo. Suas motivações incluem municiar com super-soldados os rebeldes espalhados pelo "eixo do mal" para depôr os seus ditadores e iniciar uma campanha pró-democracia por todo o globo. Ao revelar completamente seus planos, ele ordena a execução de Fury, que é fuzilado ali mesmo.

Photobucket

Mas Nick Fury tem um plano! Ao capturar Tyrone Cash, fez o ex-cientista lhe dar a fórmula de sucesso do seu Hulk totalmente controlável. E depois de ser baleado, ele se transforma com os poderes de um Hulk! E fez o mesmo com o resto da sua equipe, que estava ali perto, disfarçados. Gregory Stark ativa seus super-soldados rebeldes ao redor do mundo, e ativa ele mesmo seus super poderes secretos, ativados por nanitas em seu corpo. Os rebeldes norte-coreanos avançam pela capital causando pesadas baixas de civis, deixando os Supremos num dilema, ao não saberem se devem agir contrariamente à Casa Branca ou não. O Homem-Aranha de Gregory Stark (aquele, preso em um tubo visto lá no começo do primeiro arco de Ultimate Vingadores) lidera uma tropa de Gigantes por Pyongyang, mas é surpreendido pela chegada dos Supremos, e dos gigantes Vingadores, unidos.

Ultimate_Avengers_vs_New_Ultimates_Vol_1_4_Textless

Gregory Stark se teleporta em pessoa para a Coréia do Norte para confrontar seu irmão e aos Supremos. Como um vilão de "final de fase" ele até empunha o martelo de Thor contra o dono. Mas durante o confronto com seu irmão Tony, ele é atingido por um pulso eletromagnético disparado pelo Homem de Ferro. Quando Tony ordena que o derrotem, Thor o fulmina com uma descarga relampejante. O ato deixa Tony chocado, pois apesar de tudo ele ainda era seu irmão.

Ao final, a situação na Coréia do Norte era uma distração para a queda do poder no Irã. Rebeldes super-humanos derrubaram o governo, instituindo um novo pró-ocidental. Já em Nova York, Nick Fury comunica a Carol Danvers que ela foi afastada do cargo de diretora da Shield pelo Presidente. Sua administração deixou Peter Parker morrer, não conteve Gregory Stark, e o Distrito Financeiro de Nova York fora destruído na luta.

Com isso, Nick Fury volta ao cargo de diretor da Shield, optando por construir um novo Triskelion, e deixando o antigo lá mesmo no Irã, já que o novo governo agora é um importante aliado.

Assim se encerra a última passagem de Mark Millar pelo Universo Ultimate, e pela Marvel, já que ele se afastou logo depois desse arco, para se dedicar aos seus projetos de sua autoria. Utilizando como sempre um diálogo ácido, e enchendo os personagens de ironia, e por que não, alguns muito hipócritas, ele não tem medo de mudar o status de muitos símbolos fundamentais de suas contrapartes do Universo tradicional (o 616). Já a arte de Leinil Francis Yu está numa das suas melhores fases, em tão boa forma ou melhor do que em Invasão Secreta (2009). Agora o Universo Ultimate mais uma vez é redefinido, após a morte do Homem-Aranha, e à volta de Nick Fury encabeçando a Shield. Só nos resta aguardar como ficará o mundo sem o seu principal herói. Esse arco foi publicado em Ultimate Marvel 22 à 25.

Jeferson

comments powered by Disqus