Já demos os primeiros sinais do sucesso indiscutível de Homem de Ferro 3 aqui no site, com os primeiros números das bilheterias. Ontem, mais lugares tiveram estréia e a expectativa já era grande. Hoje, mais uma nota, dada em primeira mão pelo Deadline, confirma a alavancada de Homem de Ferro 3 pelo mundo afora. Voa, Tony!
Mais relatórios parciais da dominação do Homem de Ferro 3 na bilheteria internacional estão saindo do forno e só demonstram como o esperado filme vem galgando mais e mais espaço. Desta vez, o tão esperado mercado da China, onde tivemos já contabilizados 18,7 milhões parciais que podem somar no final 21,5 milhões doláres no dia, quebrou também recorde de estréia no país. Somando o restante dos países, temos 65.6 milhões.
Com isso, o filme de Shane já soma internacionalmente 307,7 milhões de doláres totais. Isso é tão surpreendente que só na primeira semana de estréia, temos aí um número maior do que todo rendimento internacional dos outros filmes solos da Marvel como o primeiro Homem de Ferro ($267 milhões), ics Thor ($268 milhões) e Capitão América ($192 milhões) e já chega bem perto de todo arrecadamento internacional de Homem de Ferro 2 ($312 milhões).
E o filme finalmente abre hoje na América do Norte à meia-noite, onde é esperado para render entre 165 - 180 milhões dólares, colocando-o de cara como o segundo maior filme de maior bilheteria da franquia Marvel de todos os tempos. A repercussão disto a longo prazo ainda é uma incógnita. A grande surpresa está na aceitação do público estadudinense, provavelmente não pelo que os problemas que alguns fãs apontam, mas sim pela pesada e inteligência crítica política ao seu próprio país, algo incomum num filme de superheróis. Se depender de sites confiáveis de lá como o Comic Book Resources e o Newsarama, que foram favoráveis ao filme, a coisa tende a seguir muito longe.
Particularmente, eu espero que sim.
Coveiro
PS: Confira o nosso podcast sobre o filme, lá discutimos de uma maneira bastante detalhada toda polêmica em torno do Homem de Ferro 3, junto com especulações bacanas sobre o que o filme pode ter mostrado a mais.