domingo, 3 de maio de 2009

Maratona 616: Top 10 - Histórias do Wolverine

.

Prosseguindo com a maratona Wolverine, listamos algumas das principais e mais importantes histórias desse ótimo personagem, algo que pode interessar especialmente a quem saiu sedento do filme ou quer se inteirar no assunto antes de conferir a adaptação cinematográfica. Para os leitores antigos, existe sempre a possibilidade de lembrar daquela história especial.

10 - Cavaleiros de Madripoor


Além de ser um marco na famosa parceria de Chris Claremont e Jim Lee nos X-Men, a edição mostra o primeiro encontro de Logan e o Capitão América ainda em tempos de 2ª Guerra Mundial, na misteriosa cidade de Madripoor, que não muito depois seria a ambientação de muitas histórias do Wolverine em sua série solo. Cavaleiros de Madripoor é uma trama de investigação que termina nos dias atuais e envolve a Viúva Negra e figuras proeminentes do submundo local que se tornariam personagens utéis no futuro. Imperdível.

9 - Sonhos Sangrentos


Essa é uma história importante e relativamente boa do Wolverine, sendo talvez a principal contribuição do competente Larry Hama em sua passagem um pouco conturbada na revista solo do baixinho canadense, pelo menos em termos de revelações. Em Sonhos Sangrentos, nosso intrépido e diminuto herói invade uma instalação relacionado ao projeto Arma X e descobre que seu passado é uma farsa. O ponto negativo disso tudo é que a Marvel aproveitou a deixa de Hama para enganbelar os leitores por muito tempo sobre a origem de Logan, usando a desculpa das memórias implantadas sempre que lhes era conveniente.

8 - O casamento com Mariko


Continuando de onde Dívida de Honra parou, a história que narra o casamento frustado de Logan com Marika Yashida é outro marco de Chris Claremont em sua longa passagem nos mutantes. Controlado mentalmente por um inimigo, Mariko nega Logan no altar, partindo o coração do herói. Outro momento importante é o início da amizade de Logan com Vampira, que se redimiria como vilã aos olhos dele num ato de sacrifício, se tornando assim uma de suas maiores aliadas.

7 - Duro de Matar


Não era uma fase muito boa para Wolverine naqueles meados de 1998, pouco depois da Marvel declarar falência, um período negro em que quase nenhuma história empolgava. Por essa razão a Marvel foi atrás de um renomado escritor na figura de Warren Ellis, e colocou Leinil Yu ao seu lado, na época uma jovem estrela em ascenção. Duro de Matar não é nenhum clássico, mas está na lista por mostrar que mesmo numa safra de tramas ruins ainda há espaço para boas histórias do Wolverine.

6 - Inimigo do Estado


Em 2004 os tempos já eram outros, a Marvel equilibrava suas finanças e dava sinais de que continuaria assim, mas faltava a história que lançaria seu personagem mais popular ao topo das revistas mais vendidas. Eis que surgem Mark Millar e John Romita Jr., dois dos maiores nomes dos quadrinhos na atualidade, e eles fizeram justamente isso numa trama megalomaníaca que colocava Logan contra os maiores heróis e vilões do Universo Marvel. Desde então, Wolverine está sempre entre as 10 revistas mais vendidas da editora, em todos os sentidos.

5 - Wolverine & Kitty Pryde


Nessa mini-série de sucesso da década de 1980, Logan está de volta ao Japão, agora atrás de Kitty Pryde, que fora capturada pelo vilão Ogun. Na história, a jovem Kitty sofre uma lavagem cerebral e é transformada numa assassina, um plano de Ogun para se livrar de seu antigo pupilo, ninguém menos que o próprio Wolverine. É o começo da amizade de Wolverine com a pequena Kitty, a primeira de suas parceiras mirins, algo que se tornaria um tema recorrente na vida de Logan. Antes de Hisako, antes mesmo de Jubileu, lá estava Kitty Pryde.

4 - Wolverine sozinho contra o Clube do Inferno


Até a edição 133 de Uncanny X-Men, Wolverine era uma figura dispensável na equipe, se resumindo a ameaças fúteis e discussões com os companheiros de equipes, mas quando todos os outros X-Men são derrotados pelo poderoso Clube do Inferno, cabe a ele resolver a questão da forma que melhor sabe: retalhando! Não é exagero nenhum dizer que se não fosse por essa edição Wolverine nunca teria a popularidade que tem hoje, porque antes de mostrar seu valor como personagem solo, ele tinha que provar seu valor trabalhando em equipe. Depois disso, os quadrinhos nunca mais foram os mesmos...

3 - Origem
Quando ninguém mais esperava, a Marvel decidiu que era hora de revelar um capítulo importante na origem do Wolverine, mostrando sua infância no Canadá, no final do século XIX, até o período que ele se refugiou nas montanhas após uma tragédia. Na história descobrirmos porque Logan se tornou como é, além de seu nome verdadeiro e um pouco sobre sua família, ainda que alguns mistérios tenham ficado guardados. Além disso, a história escrita por Paul Jenkins é muito boa, ainda que tenha sido bolada pelos editores Bill Jemas e Joe Quesada. E até hoje Origem é um dos projetos mais ambiciosos e adultos da gestão Quesada.

2 - Dívida de Honra


Quando um jovem promissor chamado Frank Miller foi chamado para desenhar uma mini-série do Wolverine escrita por Chris Claremont, anos antes de uma série solo sequer ser cogitada, poucos imaginavam a importância do que estavam presenciando. Em Dívida de Honra, Logan tem que passar por poucas e boas para mostrar seu valor a Lorde Shingen, pai de Mariko, com quem almeja casar. Mais do que isso, deve provar a si mesmo que merece o amor da honrada moça. Com um dos melhores roteiros da carreira de Claremont e arte estupenda de Miller, talvez seja a história mais icônica do Wolverine, tratando de temas que até hoje são relevantes em suas histórias. Depois disso era só questão de tempo até ele ganhar uma revista solo. O resto é história.

1 - Arma X


Não há muita coisa a ser dita sobre Arma X que já não tenha sido dito antes. É simplesmente a história mais importante do Wolverine, o ponto de partida para qualquer conto sobre o baixinho mais invocado dos quadrinhos. Antes das memórias implantadas, antes mesmo do adamantium, só existia Logan, um ex-policial fracassado e beberrão que vivia em bares de estrada atrás de encrencas. Sob a ótica perturbada e única do talentoso Barry Windsor-Smith, vemos como um homem se torna um monstro e depois vai atrás daqueles que considera os responsáveis por sua transformação. Poética, violenta e assustadora, Arma X não é somente uma grande história sobre o Wolverine, é uma verdadeira obra-prima dos quadrinhos.


Outras boas histórias ficaram de fora, mas essa lista serve de indicação para quem deseja saber mais do sempre polêmico Wolverine. X-Men, Vingador, samurai, ele tem muitas faces, partindo daqui lista é possível descobrir quem de fato é Logan.

E para você, amigo nerd? Que outra história coerente do baixinho canadense merece ser citada?

Brizola

comments powered by Disqus