sexta-feira, 3 de maio de 2013

Robert Downey Jr e seu Homem de Ferro 3

 photo IRON_MAN_46-X-100-CM-BANNER.jpg

E finalmente, Homem de Ferro 3 estreou no mercado americano, onde sempre adquire os mais volumosos números de bilheteria, que definirão quão longe vai o filme nos cinemas. Aproveitando o momento, vamos publicar a última das três entrevistas com atores do filme, feitas pelo site Flicks and Bits. E desta vez, ninguém menos que Robert Downey Jr, senhores!

Eu sei que você esteve mundo afora promovendo 'Homem de Ferro 3', como foi isso?

Robert Downey Jr: Eu ainda sou do tipo que ainda não se acostumou com isso, de uma turnê mundial de 'Homem de Ferro 3', indo para a Coréia, China, Rússia, Alemanha, França, Inglaterra. Os fãs são o que estão conduzindo o sucesso desses filmes, e é incrível ver como as pessoas são assim fiéis em todo o mundo. Houve uma enorme quantidade de pessoas que se deslocaram até  esses eventos e eu sendo visto por todos esses caras. Há um tipo de conexão, desta forma ímpar com todos esses outros seres humanos, onde eu me divirto bastante com minha participação neste espetáculo, sabe? Foi incrível. Estávamos viajando muito e fazendo passagens rápidas, se preparando para fazer a próxima coisa. Por isso, pode ser estressante, mas é uma parte do trabalho. Mas eu também tento fazer coisas que eu não tinha feito antes. Eu tenho que ir a Moscou, ir a este museu legal, para a Cidade Proibida ... e eu comecei a usar alguns "lederhosen" em Munique (risos). Eu tenho esse tipo de ligação com a minha própria linhagem e os aspectos do meu próprio DNA. Seu estado selvagem.

Como você acha que Tony foi sendo desenvolvido ao longo do tempo, desde o início até agora? E o que acha que é realmente atrai as pessoas?

Robert Downey Jr: Eu acho que Tony teve uma jornada muito humana, para alguém que é parte deste Universo Marvel. De certa forma, Stan Lee é tão brilhante, porque os fundamentos do personagem Tony Stark pertencem a todos. Você pensa: "É alguém que poderia ser um de nós." Eu acho que essa é a idéia importante. Podemos dizer que ele amadureceu, e essa é provavelmente a palavra errada, mas podemos vê-lo ser capaz de flexionar a medida que passa por todos esses desafios diferentes, e mantem  sua inteligência e sua integridade, de alguma forma - ele realmente não tinha essa integridade, quando o conheci , e então ele ganhou quando ele usou tecnicamente para salvar sua própria pele. Há uma série de temas que eu acho que são tão atuais hoje como eram na década de 60, quando Stan pensou nele.

Sempre que você tem uma enorme franquia, ou uma série de filmes, eu imagino que o foco está em sempre levantar o nível dos filmes. Como ator e como alguém que está tão envolvido nesses filmes, você ainda pensa sobre isso?

Robert Downey Jr: Eu penso sobre tudo - Penso muito (risos). Definitivamente, estou pensado nisso. Eu acho que, neste caso, serviu-nos bem, porque eu tenho essa intimidade exposta a tudo o que funcionou - e, possivelmente, não funcionou tão bem - em todos os tipos de filmes que eu gostava de ver o que você poderia chamar de filmes de gênero sobre o últimos 25 anos. Por isso, é mais de uma lista de "O que não fazer/To Do Not", que incluía coisas como: repetir-se, indo para o mesmo tipo de piadas, indo para o mesmo tipo de momentos emocionais, indo para o mesmo tipo de reviravoltas de enredo. E veio Shane Black, que ele tinha esse novo conceito que trouxe para 'Homem de Ferro 3'. Em alguns aspectos, Jon Favreau e eu estávamos sobrecarregados ajudando a lançar esta ideia talvez maior de uma franquia dos Vingadores, então tivemos alguns problemas para fazer o resto. Estranhamente, Shane, que se juntou a nós depois disso, não tinha nenhum desses requisitos (risos), por causa do sucesso de 'Os Vingadores'.

Com isso, eu posso honestamente dizer que as pessoas devem esperar ser continuamente surpreendidas. Há um embuste intencionalmente em um redirecionamento do filme que leva a uma reviravolta do tipo "mordeu a isca e fisgar um arenque vermelho" (risos). Mas eu acho que em alguns aspectos que este é o mais emocionalmente  e satisfatório filmes de super-heróis, com mais técnica e ação ineligente,  divertido dos três. É bem divertido.


'Homem de Ferro 3 chega cinco anos após o primeiro  filme. Como foi que mudou a sua abordagem para o personagem?

Robert Downey Jr: Estou eu, cinco anos mais velho, então de volta no dia em tudo o que importava era "Tomei creatina suficiente e fazer meus braços parecerem grandes?" E depois: "Sou uma espécie do tipo encantador e engraçado ?"(risos). E, desta vez em torno da relação com Pepper é, obviamente, o tipo de trama central do filme. Ao contrário do que meus próprios projetos, parece que desta vez eu penso muito menos em como posso sair disso e daquilo. Eu estou pensando sobre os outros personagens. Estou pensando sobre esse tipo de lista de coisas que sempre pensei que talvez deveríamos fazer. Um deles era o que sempre me senti como Tony e Rhodey devem estar, porque é a estrada  onde vive Tony e ela tem um bar de motoqueiros. Então, Jon Favreau e eu, em seguida, Shane Black e eu, e até mesmo Joss Whedon, temos contribuído para esse tipo de "lista de Natal" que nunca chegamos a realizar porque a história, ou o tempo, ou o dinheiro, ou o que ficou no caminho não nos permitiu. E parece que, sem muita complicação, muitos desses desejos estão se tornando realidade em 'Homem de Ferro 3'.

Eu começo a pensar nesses termos para os meus colegas de elenco. O que é que mantém este lance interessante para Gwyneth? E abordamos desta vez isso, porque ela tem uma passagem bastante notável para um interesse amoroso, é a heroína feminina nesse tipo de filme. Então, isso é provavelmente uma das coisas que eu estou mais animado em ver. Sem ir muito longe, vamos apenas dizer que ela tem uma passagem bastante incrível neste filme.

Como foi lançar este 'Homem de Ferro 3' para ser diferente dos outros dois filmes da série?

Robert Downey Jr: Nós tivemos um monte de filmagens noturnas neste filme, e havia pontos nas filmagens noturnas, onde tudo foi se unindo, tudo de uma só vez. Filmavamos quatro da manhã, eram 25 pontos da trama e 6 personagens, e você só podia dizer "Uau." [...]. Portanto, este foi, eu acho que, provavelmente, tão estressante quanto o primeiro Homem de Ferro, que tinha envolto muita esperança e tanta emoção em algo que ainda não tinha sua entidade comprovada - um verdadeiro retorno no sentido de apenas termos diversão e boa vontade. Eu acho que todo mundo está mais confiante agora também. É como se estivéssemos fazendo isso por tempo suficiente para não ser nós mesmos e viver aquilo. Esperamos o mesmo do outro só porque estamos acostumados a isso, ajudar a empurrar o todo um pouco mais em direção à borda. Mas, desta vez, já começou na borda e fomos caindo no abismo juntos.

Quando você assinou com a franquia, você sabia que as pessoas se relacionariam assim com esse personagem e que seria tão especial?

Robert Downey Jr: Neste ponto, com os dois primeiros 'Homem de Ferro' e depois em 'Os Vingadores' e agora está fazendo 'Homem de Ferro 3', há, obviamente, este sentido de continuidade. Eu acho que com o Homem de Ferro e Tony Stark, há algo pontual sobre isso. Eu acho que parte do que realmente fez o trabalho foi que ele era tangível, sabe? E com um Legado, toda essa tecnologia no filme, é como se vocês pudesse acompanhar como nós vamos de filme para filme, se sentindo mais e mais como se esivessem vendo algo que se tornou parte do inconsciente coletivo . Em um certo nível, este material é real e é também viável tecnologicamente. Então, eu acho que isso é o que o tornou tudo bem sucedido. Tivemos um grupo de pessoas talentosas e nós fizemos algo como uma ponte que sobreponha a lacuna entre a inviabilidade da maioria dos filmes do gênero de super-heróis e do tipo de filmes como é um "James Bond" ou "Missão Impossível", que se baseiam em coisas que pensamos que poderia acontecer.


Como foi trazer a bordo alguém como Ben Kingsley para interpretar esse personagem grandioso que ele faz?

Robert Downey Jr: Isso é uma das coisas que a Marvel faz melhor. Marvel junta um elenco grande e é muito atenciosa, muito consciente e também muito ousada em suas escolhas de elenco. Sir Ben trouxe o trio de um artista extremamente talentoso, que também veio com um monte de idéias muito fortes que eram necessárias e tinham de ser implementadas e, em seguida, em terceiro lugar, decidiu absolutamente se soltar e jogar-se nessa como uma improvisação de cinco anos de idade . E eu acho que, provavelmente, foi o lance mais divertido que eu já fiz nestes filmes foi assistir o que ele fez ali, que você nunca imaginaria que seria roteirizado antes. [...] Então, de certa forma, este filme não teria funcionado em tudo e não seria o filme que vai ser, se Sir Ben não tivesse feito o que fez.

Acho que o que é o mais inspirador é quando você é motivado e empurra uns aos outros para dizer: "Ei, você sabe, nós podemos realmente fazer esse tipo de jogo aqui. Nós não apenas temos de servir de material". Se você tem bons instintos, esse é o tipo de coisa que você sempre quis ver quando o filme é feito destar maneira. Falando nisso, Guy Pearce, que interpreta Killian, realmente foi além e eu acho que ele está lá para lembrar as pessoas por que ele é um dos nossos grandes tesouros nacionais - por empréstimo da Austrália, é claro (risos). O elenco é brilhante, simplesmente fantástico. Todo mundo!

Confira aqui também outras entrevistas bem completas com Ben Kingsley e Don Cheadle, sobre seus papéis em Homem de Ferro 3.

Coveiro

comments powered by Disqus