sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Avante, Vingadores: Como nos cinemas!

Vingadores

No mês passado, depois de longos oito anos, vimos a despedida do roteirista que certamente ficou por mais tempo subsequente em título dos Vingadores, deixando as duas revistas mensais principais livres para um outro assumir. Todavia, aquelas não foram de fato suas últimas histórias com os Mais Poderosos Heróis da Terra. Num clima tão ritmado como dos cinemas, Brian Michael Bendis ainda tinha uma história pra contar com o grupo, e meio que serve de interlúdio entre a velha fase e a vindoura Nova Marvel. Publicada aqui numa edição zero especial de Avante, Vingadores,temos uma história com o Homem de Ferro, Capitão América, Thor, Hulk, Gavião Arqueiro e Viúva Negra juntos como nos cinemas para enfrentar um velho e titânico inimigo do universo Marvel.

São oito histórias, meio que colocadas atemporalmente para nós. Mark Bagley, grande colaborador de Bendis nessas empreitadas assume os desenhos, além de ser responsável pela criação de um novo grupo de vilões, uma nova versão do Zodíaco. De cara, alguns deles já topam de frente com Vingadores. Aquário confronta o Hulk ao roubar um comboio militar que seguia pelo deserto americano. Já Touro após tentar um outro roubo, luta com Clint, Natasha, Thor e Homem de Ferro ao mesmo tempo e demonstra certa vantagem até. Em Curaçao, Cancer e Ares invadem um esconderijo paramilitar e furtam um outro misterioso artefato. Mas talvez, o grande mistério seja saber como esse grupo adquiriu esses poderes e a quem propósito eles servem.

Após “vencer” Touro, os Vingadores descobrem que um dos objetos que o Zodíaco procurava era algo que lembrava muito um nulificador total. E antes que pudessem cogitar os objetivos dos vilões, mais uma vez os Mais Poderosos Heróis da Terra são atacados pelo restante dos signos. O combate que segue é pura adrenalina e Bagley parece ter voltado a sua melhor forma. Tem inclusive uma cena de fuga da Viúva Negra pelo aeroportaviões que não deve em nada a que vimos no filme dos Vingadores.

Vingadores

Antes de encerrar o combate, pra criar ainda mais pontos de interrogação aos leitores, surge ninguém menos que Thanos, que se diz responsável pela criação do Zodíaco e bastante furioso com a intromissão dos heróis. O titã louco rapidamente muda o jogo ao controlar mentalmente o Hulk e o jogar contra os Vingadores. Não teria como sair uma vitória fácil dali e o governo americano ordena a única coisa que poderia fazer - detonar o aeroportaviões onde todos estavam.

Os heróis conseguem escapar graças a um campo de força da armadura de Stark. E obviamente Thanos sobreviveu, mas encontra-se desaparecido e sequer os Vingadores cogitam qual é seu real plano. Nem mesmo um interrogatório de um dos membros do zodíaco que foi preso serviu. Ainda perdidos, as peças do jogo só começam a se juntar com a chegada surpreedente dos Guardiões da Galáxia - Besouro, Drax, Gamora, Rocky Racum, Groot e um inexplicavelmente ressuscitado Peter Quill. Vale lembrar que alguns dos guardiões já tiveram relações com Vingadores, o que não deixa nem um pouco forçada a união entre as equipes.

Vingadores

Então, as intenções de Thanos são reveladas. Ele se associou aos alienígenas Badoons ordenando-os que invadissem outro planeta distante para distrair os Guardiões da Galáxia. Enquanto isso, fazendo uso de lacaios terrestres, tentaria roubar itens poderosos no planeta para deixar o planeta indefeso e tomá-lo facilmente. Se assim fosse feito, sem sua interferência direta no ataque a Terra, Thanos não estaria quebrando nenhuma regra do conselho galáctico que proíbe o nosso planeta de ser atacado por outras raças de aliens.

Após uma conversinha com o exército americano, Capitão América descobre que o que Thanos roubou do exército foi um novo cubo cósmico desenvolvido por eles. Não é exatamente uma peça como o original, mas ainda assim poderia causar um estrago. Assim, após arrumar uma segunda espaçonave, Vingadores e Guardiões singram o espaço sideral em busca de Thanos. Já na Terra, todo o restante dos vingadores e demais heróis ficam para protegê-la de uma potencial invasão badoon caso a equipe principal falhe.

Nas páginas que seguem, vemos a retaliação dos Vingadores. Enquanto que Thanos e o líder dos Badoons discutem planos de invasão no planeta Moord, Steve Rogers lidera os dois grupos de heróis para uma verdadeira ofensiva em uma de suas nau capitânias. O plano de ataque meio "cavalo de Tróia" foi uma jogada sensacional, mas ainda assim suicida. Por muito pouco as coisas não dão errado.
Vingadores

Enquanto isso, de posse do cubo cósmico, Thanos convoca os Anciões do universo apenas para ameaçá-los e lançar todo o poder do artefato para eliminá-los. Contudo, ao usar o artefato, a coisa não sai muito bem como esperado e o titã acaba se fusionando ao cubo e permanecendo numa espécie de transe hipnótico. Sem entender muito o que podem fazer, a equipe manda Thor atacar o vilão que, após um golpe e um intenso clarão, acaba lançando todos para um outro universo – o Cancerverso (que você nem deve saber do que se trata já que não foram publicadas aqui as histórias de Thanos Imperative).

Vingadores

Dentro do Cancerverso, os Vingadores encontraram os Anciões, que ao invés de morrerem nas mãos de Thanos foram apenas banidos para aquele lugar. Tony Stark explica a eles sobre a natureza imperfeita do cubo cósmico, revelando-o que ele não é exatamente como o artefato anterior. Juntando forças agora com essas deidades, eles conseguem um item específico oriundo da coleção do Colecionador para desativar o cubo cósmico e impedir que Thanos tome a Terra.

Vingadores

Mais uma vez sem poderes, o Titã Louco fica vulnerável e a mercê da porradaria de todos os heróis. Por fim, derrotado, ele é levado pelos Anciões e a Terra mais uma vez encontra-se segura. Mas antes de acabar essa história, dois plots foram deixados em aberto. O primeiro deles refere-se aos Badoons, que após a humilhação do dia, declararam uma guerra silenciosa a Terra. O outro trata-se de um convite feito por Peter Quill a Tony Stark para ele se juntar mesmo que temporariamente aos Guardiões da Galáxia. E isso você já confere logo mais aqui no Brasil.

Originalmente, essa história transcorreu durante a saga dos Vingadores vs X-Men, numa clara referência ao filme dos Mais Poderosos Heróis da Terra e sem a mínima intenção de disfarçar as correlações. A equipe, Thanos, invasão alienígena, aeroportaviões destruído, cubo cósmico, tudo isso foi misturado em referências fáceis para pescar o novo leitor ocasional, sem muita preocupação com alguma profundidade com a história. Ainda assim, vale a pena ver um pouco da interação maleável que Bendis consegue dar as personagens e serve de ótimo apoio pra justificar o retorno de seus Guardiões da Galáxia (que você acompanha em Universo Marvel na Nova Marvel).

Avante, Vingadores Zero também marca uma fase de transição da revista, que deixa de ser bimensal e com 148 páginas para tornar-se mensal, comportando histórias dos títulos Avengers Assemble, Avengers Arena e Fabulosos Vingadores. A revista número 1, por sinal, já se encontra nas bancas.

Coveiro

comments powered by Disqus