sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Homem de Ferro: Além da Escuridão


O último arco do Homem de Ferro antes da Nova Marvel estrear no Brasil chegou ao fim. Nele veremos como apesar de estar sob controle de corpo e alma do seu mais perigoso nemesis, o poderoso Mandarim, Tony Stark pode encontrar uma maneira de se libertar do vilão.

Para convencer o Mandarim de que está sob seu controle, Tony assume o projeto da construção dos titanomecas, gigantescas máquinas que serviriam de avatar para cada um dos anéis do Mandarim. Onde ele acredita que está a essência de cada um dos seus criadores alienígenas, que "falam" com seu atual portador.

Nesse interím, a Resiliente deixou de ter o nome Stark à frente da empresa, e seu novo e revolucionário produto, o Enxame, é a peça fundamental também para se descobrir o paradeiro desconhecido de Tony. E Pepper "Nicole Kidman" Potts, à bordo de sua armadura, consegue descobrir quem está na realidade usando o traje negro baseado na tecnologia do Homem de Ferro, o pegando literalmente pelo pé.

A descoberta faz ela e Carson Wyche se perguntarem porque Tony não confiou neles para lhe contar dos seus planos antes de sumir, e incluir apenas Jim Rhodes. É quando eles descobrem que J.A.R.V.I.S., o sistema operacional da armadura Resgate, está comprometido. E por comprometido, entenda-se louco de paixão por Pepper. Rhodes aparece no último momento e neutraliza Jarvis.
Stark, usando de astúcia e a ajuda de seu novo aliado de circunstâncias, Ezekiel Stane, consegue convencer três dos lacaios do Mandarim a mudarem de lado - Tufão, Nevasca e Laser Vivo. Não por acaso, todos antigos inimigos do Homem de Ferro. Construindo novas armaduras para todos eles, Tony dá início à ofensiva para destruir a Cidade Mandarim (que fica no nordeste da China), derrotar seu numeroso exército, os titanomecas, o Mandarim, e uma indecifrável broca gigante.

Para isso, Pepper requisita a ajuda dos herois da Divisão Triunfo do sudeste asiático, e A Dinastia, que são como os Vingadores da China, antigos aliados do Homem de Ferro, que foram vitimados pelos primeiros ataques terroristas do próprio Ezekiel Stane. Mas para deter a megabroca ainda parecia pouco. E com o sistema vital de Tony comprometido, os engenheiros da Resiliente escreveram uma atualização biológica remota para devolver o controle de tudo que Stark perdeu desde que soube que o Mandarim estava na sua cabeça. E o Enxame possibilitou essa façanha.

Enquanto o Homem de Ferro destruiu os titanomecas, Stane aparentemente deu um fim definitivo ao Mandarim, para o desagravo de Stark. No voo de volta, Ezekiel avisa (com o celular de Bettany "Hillary Swank" Cabe) a sua namorada, Sasha Hammer, de que está voltando. E a mãe dela, Justine Hammer a amante do Mandarim, não ficará feliz quando souber... para sempre.

De volta aos EUA, Stark começa a lidar com as pontas soltas de sua tecnologia em mãos erradas. Com o Enxame, toda vez que uma tecnologia sua é usada para construir bombas ou coisa parecida, ela avisará Tony. Numa dessas intervenções, ele é intimado pela Shield - ou melhor, precisamente a Diretora Maria Hill - para saber como ele foi comprometido. E sem querer, a própria Maria Hill foi o elemento que expôs Tony à invasão do Mandarim. Sem saber, ela usou o HD Stark que continha o becape do seu cérebro anterior à Guerra Civil errado. E como Tony estava praticamente em estado vegetativo à época do Reinado Sombrio, ele não pode verificar a integridade da sua restauração.

Com isso, deixa Maria Hill para trás, sem dar mais satisfações, e parte para seu apartamento sem entrar em contato com o mundo por um tempo... até anunciar uma grande notícia, mas que para isso, todos os seus amigos estejam presentes. A equipe da Resiliente completa e mais Jim Rhodes encontram Tony numa robusta armadura, cercado de flores por toda sua cobertura. E anuncia que vai explorar o desconhecido, para voltar de baterias renovadas após algum tempo. Seu destino é o espaço, e quem leu a nova Avante, Vingadores número zero, já sabe que quem fez o convite espacial foi ninguém menos que Peter Quill, o líder dos Guardiões da Galáxia. E podemos ver a chegada de Tony ao espaço profundo já no relançamento de Universo Marvel número 1.


A fase de Matt Fraction à frente do Vingador Dourado terminou aqui, junto da já saudosa arte de Salvador Larroca (que presenteou as mulheres de Stark com os belos rostos de atrizes famosas que coloquei ao longo do texto... sobrou espaço até para a Darryl Hannah no finalzinho dessa edição). Somando altos e baixos, a fase Fraction trouxe de novo a revolucionária Resiliente com suas ideias futuristas e completamente atuais, toda a fase de queda de Tony após a Invasão Secreta em que ele teve de apagar a própria mente para salvaguardar as identidades secretas dos herois registrados e seus segredos e tantos outros arcos. Para mim foi uma das fases mais brilhantes do Homem de Ferro desde os anos 1980 à época de Guerras das Armaduras. Esperamos que o próximo roteirista Kieron Gillen - fantástico em Jornada ao Mistério, nem tanto em Fabulosos X-Men - tenha a competência de manter o padrão elevado daqui pra frente.

Jeferson

comments powered by Disqus