quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Homens-Aranha: O encontro de dois mundos


Quando a Marvel anunciou o primeiro crossover da linha ultimate e 616, muita gente torceu o nariz. Afinal, o todo poderosos da editora, Joe Quesada, já havia dito anos atrás que isto nunca iria acontecer. E caso ocorresse, significaria que a Casa das Ideias já não estiava mais com muitas ideias. Foi abraçando essa declaração que muita gente insistiu em criticar a publicação antes do seu lançamento. Isso mesmo, antes dela ser lançada. Pois com a revista em mãos, todos foram obrigados a concordar que se tratava de uma baita história.

Brian Michael Bendis não é uma unanimidade. Existem muitos saudosistas ou leitores jovens (mas fanáticos), que se grudam nas fases dos anos 60/70 e 80 e não aceitam o fato de que esses anos já fazem parte do passado. Não conseguem aceitar que os roteiros se adaptaram a nova fase em que vivemos e que personagens em destaque vem e vão. Essa é uma das magias da mídia continuada que são os quadrinhos. Tendo isso dito, Bendis nos Vingadores não é uma unanimidade, mas é um sucesso. Mesmo quem não gosta comprou e leu suas histórias. Mas boa parte dos leitores o aceitou de braços abertos.

O cara revolucionou a Marvel no século 21. E isso não tem a ver exatamente com os Vingadores. Existe outro trabalho do escritor que é um tremendo sucesso. E este sim, é praticamente uma unanimidade em qualidade. O Homem-Aranha Ultimate.

No final da década de 90 e início dos anos 2000, Brian Michael Bendis e Mark Bagley se juntaram para lançar a HQ do teioso neste no universo. A ideia era adaptar todo o Universo Marvel para o século 21. Deixando os personagens mais jovens e aproximando com as situações de momento. Com mais de 100 edições consecutivas, Bendis e Bagley possuem o recorde de maior dupla criativa em uma mesma HQ. Em 2014 o personagem estará comemorando 200 edições, ainda com Bendis nos roteiros, mas agora com David Marquez cuidando da arte.

Por volta da edição 160, Brian resolveu terminar com a vida de Peter Parker ultimate. Em um arco que contou com a volta de Mark Bagley aos desenhos (após cerca de 40 edições longe do aracnídeo). Mas o legado do Homem-Aranha não acabou ali. Miles Morales assumiu o manto e vem honrando os poderes que adquiriu. Mas com 13 anos, sua única influência super-heróica é seu falecido tio, o vilão Gatuno.

Mas isso está prestes a mudar, pois Peter Parker, o Homem-Aranha trintão, da realidade 616, está chegando para lhe dar bons exemplos e conselhos.

Mas como o Parker conseguiu chegar até essa realidade? Bom, na verdade quem descobriu como fazer a travessia entre estes dois mundos foi o Mysterio. O famoso mestres dos efeitos especiais conseguiu criar uma ponte entre as duas realidades. Assim descobrimos que o Mysterio 616 e ultimate são a mesma pessoa. Ao avistar uma grande fonte de energia, em Manhatan, Peter foi investigar e topou com seu inimigo. O resultado foi uma viagem acidental para outro mundo.


Como de praxe, topou logo de cara com o Miles. Demorou para ele sacar que estava em outra realidade, afinal, muita coisa desse mundo é igual a sua terra natal. Após uma rápida briga, os dois aranhas começam a se entender e gradualmente Parker vai descobrindo que a sua contra-parte faleceu. Resolve ir visitar a tia May e é ai que ocorre a cena mais emocionante. A senhora que perdeu o sobrinho/filho tão prematuramente, tem a oportunidade de vê-lo mais velho, descobrir como ele seria. Mas claro que ela primeiro se assusta e dá um tapa na sua cara. Ah, a Gwen aproveita para chutá-lo. Mas antes de qualquer explicação ser dada, May desmaia.


Ela acorda, tudo é explicado e aqui ocorrem bons diálogos. Peter omite que a sua Gwen morreu, conta que a sua Mary Jane é uma modelo e fala outras peculiaridades de seu mundo. Particularmente confesso que fiquei com tanta pena da Tia May ultimate, que gostaria que ela fosse para a Terra 616 somente para ficar mais próxima de seu sobrinho. O papo é interrompido quando Nick Fury chega para buscar o Aranha. O Mysterio está ativa.

O vilão poderia abandonar o herói nessa realidade e nunca mais se preocupar com ele. Mas não. Ele resolve observar como ele está se virando neste mundo. E parte para o ataque. São os Supremos contra o Mysterio. Manipulando o super-grupo com alucinógenos, ele ganha uma vantagem. Pois só o Aranha conhece este truque. 


Mas no fim o bem vence e o Aranha volta para a sua casa. Peter agora se deu outra missão, descobrir quem Miles Morales é na sua realidade. Que fim levou o garoto? Porque ele nunca ouviu falar dele? Uma busca no Google responde sua pergunta. Bendis não revela este mistério, mas a cara de Parker na foto abaixo, nos dá alguma ideia ...


Esse cross possui roteiro de Brian Michael Bendis e arte de Sara Picheli. É uma das últimas aventuras o Aranha antes da Nova Marvel e é o primeiro crossover entre os universo 616 e ultimate. A história foi lançada ano passado nos EUA, em comemoração ao aniversário de 50 anos do personagem, na mini-série em 5 partes chamada "Spider-Men".

Kinhu Heck

comments powered by Disqus