terça-feira, 19 de novembro de 2013

X-Men Legado: Vampira, Presa e Torturada

*Artigo escrito por nosso colaborador, Carlos Andre


Durante a guerra contra os Vingadores, Vampira tentou resgatar sua amiga Carol Danvers da prisão demoníaca que Magia, energizada pelo poder cósmico da Fênix, construiu no interior de um vulcão. Ela fracassou em seu intento e foi atirada por Magia em uma dimensão alienígena e se viu no meio de dois exércitos em guerra. Mas neste conflito nada é o que parece, como irá nos contar o escritor Christos Gage e o desenhista Rafa Sandoval nas edições de X-Men Legacy #271 e #272 publicadas nos EUA, reunidas aqui em X-Men Extra #142 (Panini).

Durante a batalha, uma das facções resolve atacar a mutante. Ainda utilizando os poderes de Carol, ela revida à altura e atrai a simpatia da outra, a raça dos Vray, de aparência humanoide e rosto animalesco. Ela consegue assimilar a linguagem deles através de contato físico e se torna amiga de um de seus líderes, o Comandante Chahr, que a leva para um acampamento. Ele conta que seu povo luta pela liberdade numa guerra ancestral contra a raça do Enxame, de aparência insectoide, que quer submeter cada um à sua mente coletiva, além de privá-los dos recursos naturais do planeta, que era próspero antes de um grande cataclismo se abater sobre ele. Vampira conta a sua história e Chahr se propõe a ajudá-la a voltar para casa se ela se aliar aos Vray. Ela aceita mas o soberano deles é muito reticente em utilizar uma estrangeira que mal conhece em um momento crucial da guerra. A própria Vampira também tem suas dúvidas, uma delas é de quanto tempo vai durar os poderes que absorveu de Carol, sem os quais ela será uma presa fácil. Ela acaba descobrindo isso da pior forma possível, ao ser sequestrada por membros do Enxame, liderados pelo Comandante Tritt, que invadiram o acampamento para trazê-la à presença de sua rainha.


Sem poderes e sem alternativa, Vampira é trazida à presença da rainha do Enxame, que tenta subjugá-la à consciência coletiva de seu povo na companhia de Tritt. Ela conta a sua versão do conflito, muito similar à dos Vray, mas colocando o seu povo como vítima. Vampira resiste à influência da rainha e acaba descobrindo um terrível segredo dela que, temendo ser exposta, ordena que a mutante e Tritt sejam mortos. Eles conseguem fugir e Tritt fica absolutamente desnorteado, sem saber a causa de sua expulsão do Enxame. Vampira revela ao ex-comandante que a rainha e o soberano dos Vray se reuniram secretamente para tramarem uma batalha que cause o maior número de baixas possível em ambos os lados para que haja mais recursos naturais disponíveis para os sobreviventes. Após essa carnificina, a guerra continuaria "normalmente", digamos assim. Para impedir que esse plano se concretize, Vampira e Tritt partem imediatamente em direção ao campo de batalha mas talvez já seja tarde demais.


As duas edições que englobam essa resenha são continuação do arco "Allegiances" que, sinceramente, está arrastado demais para o meu gosto, mas o escritor Christos Gage precisou construir uma trama que ocupe a principal personagem do seu título sem atrapalhar o principal evento do ano, "Vingadores versus X-Men", que durou sete meses nos EUA. Já que nele Vampira não teve uma participação marcante, pareceu-me apropriado colocá-la numa "dimensão alternativa". Achei interessante a ausência de maniqueísmo para retratar os motivos das duas facções beligerantes e o "plot twist" de seus regentes de combinarem uma carnificina entre si, mas me desagrada muito um título chamado "X-Men Legado" ter um arco enorme de histórias centrado em uma personagem só. Nem em "Wolverine e os X-Men" Logan tem tanto protagonismo assim.

O desenhista Rafa Sandoval está correto nos desenhos e na narrativa como sempre mas não acho as cenas de ação dele tão dinâmicas como a do desenhista que reveza no titulo com ele, David Baldeon. Acho também que ele poderia ter inovado mais na criação dos cenários desta dimensão alienígena.

Quanto à Panini, eu preferiria que esse arco já se concluísse nesta edição de X-Men Extra já que "V vs. X" terminou agora no Brasil e esse "tie in" ainda não. Na verdade, gostaria que nela já tivesse saído também a última parte dele e deixado para o mês que vem o "aftermatch" com Magneto e o encerramento de Legacy. Além disso, volto a insistir, novamente a editora não situou esse arco em relação aos demais capítulos de "V vs X" e nem organizou um guia de leitura mas felizmente o Coveiro, editor do Marvel 616, organizou este guia que pode ser encontrado aqui.

Carlos André
Colaborador do Marvel 616

comments powered by Disqus