segunda-feira, 18 de novembro de 2013

E o 616 também esteve no FIQ este ano...

 photo FIQ01.jpg

Esse fim de semana que passou, meio que emendado num feriado, ocorreu mais uma vez o Festival de Quadrinhos Internacional, FIQ, que sempre acontece a cada dois anos em Belo Horizonte, e que cada vez mais reúne fãs e mais fãs da nona arte. E caso você assine nossa página do Facebook, certamente acompanhou algumas imagens em tempo real da passagem do 616 por lá, nas pessoas do Coveiro e do Fabrício. Mas caso tenha perdido essa, não se preocupe, pois vamos dar um geral pra vocês do que aconteceu pra você ficar babando e morrendo de vontade de voltar em 2015. E lá vamos nós!

O evento ocorreu mais uma vez na Serraria Souza Pinto, mas com um novo rearranjo estrutural que permitiu ocupar ainda melhor o espaço. Desta vez, o auditório foi para o estacionamento, num grande toldo coberto e climatizado, ampliando em muito a possibilidade de mais pessoas participarem e não deixando ninguém de fora de sua palestra  favorita desta vez. Uma “ante-sala” foi fundamental para recepcionar a todos, e com um gigantesco telão permitindo que você acompanhasse o painel do lado de fora caso não conseguisse entrar.

Já na área coberta, ala principal  do evento, ficou todos os stands de editoras, lojas, escolas de quadrinhos e bancada para os independentes. No centro, uma área de convivência permitia uma melhor sociabilização de convidados, imprensa e público em geral. No mesanino do lugar, além das salas VIP e de Imprensa, ocorriam workshops e aulas com artistas de peso. Mas a grande atração mesmo estava nas exposições. Uma delas criada por Ivan Costa reunia todas as imagens dos artistas participantes do livro ÍCONES, onde brasileiros e estrangeiros deram sua livre interpretação de personagens emblemáticos dos quadrinhos. Já uma outra era a homenagem ao artista convidado da vez, Laerte.

 photo FIQ01.jpg

No vídeo abaixo, nosso grande colaborador do site, Fabricio Leite, o “cara” que sempre está nos representando nos eventos, fez esse vídeo abaixo disponibilizado em seu canal no youtube (Por sinal, inscrevam-se aqui) dando uma boa geral para quem não foi como é estar no FIQ:


Como vocês podem ver, é um lugar fácil de se encontrar com nossos artistas prediletos a todo momento, assim como conhecer o material de muitos outros novos que não devem demorar muito para estar despontando no mercado em breve. O FIQ, por sinal, é o evento certo para você que acaba ficando muito preso no mainstream do super-heróis começar a abrir sua cabeça pra o material maravilhoso dos demais gêneros. Muitos lançamentos importantes aconteceram por lá, e também anúncios de futuras novidades.

 photo FIQ01.jpg
Roger Cruz, Shiko, Laerte, Cafaggi, e muitos outros

As palestras aconteciam a todo momento no auditório. Tivemos mais uma vez uma palestra Marvel e uma DC. A primeira ocorreu na tarde do Sábado, mas contou com menos artistas em relação ao evento anterior. Klaus Janson acabou cancelando sua vinda de última hora e coube ao artista plástico Helder Moreira, ao capista argentino Julian Totino e ao apresentador Heitor Pitombo guiarem o painel. Em contrapartida, a mesa da DC estava cheia, com certamente mais de 10 nomes e outros que ficaram na plateia. Todavia, diretor de relações da DC Comics Larry Ganem teve que lidar com uma plateia afiada, cheia de perguntas invocadas e não lá muito contente ainda com os novos 52 (Mais sobre isso você acompanha no site TerraZero, que esteve fazendo uma ótima cobertura por lá.)

 photo FIQ01.jpg
"Painel MSP"

Mas o grande momento no auditório ocorreu um dia antes, na sexta feira, quando Sidney Gusman e os “MSPs” emocionaram a todos para falar sobre seus projetos. Uma aparição surpresa de Maurício de Souza levou a plateia ao delírio, em meio a gritos e lágrimas. E tudo se encerrou com uma estupenda revelação não só das novas Graphic Novels do MSPs como teaser das continuações do Astronauta 2 e Turma da Mônica 2. Confira a seguir, se você dormiu esse tempo todo e esteve fora da internet este fim de semana:

 photo FIQ05.jpg

Confira os videos teaser da continuação da Turma da Mônica e Astronauta:



Eu não podia encerrar aqui, no entanto, se não falasse da grande presença internacional do FIQ, o artista George Perez, que esteve gerando filas e mais filas entre o pessoal. Amado por Marvetes e DCnautas, Perez estava feliz, sempre atencioso e não teve melindres em dizer o que achava sobre o mercado atual (tanto no seu curto painel como na coletiva de imprensa). Durante sua sessão de autógrafos na Comix Book Shop, tive a feliz oportunidade de acompanhá-lo por algumas horas durantes os dois dias de feira e trocar algumas ideias sobre sua opinião sobre nossa convenção, a situação do mercado e outras curiosidades sobre histórias da sua carreira. Perez recebia a todos com a mesma alegria, fazia questão de que os artistas que o presenteavam com seu material independente também deixassem uma dedicatória para ele e mostrou-se fascinado pelas nossas cosplays.

 photo FIQ01.jpg
Sr. Perez fazendo a festa de todos

E assim após cinco dias (estive presente em três deles), no cair da noite do Domingo, encerrou-se mais uma excelente edição do FIQ, que esta se mostrando cada vez melhor e melhor, dosando muito bem o lado independente com o mainstream, e mostrando-se cada vez mais divertido e interessante também para as pessoas que são fora do meio dos quadrinhos. A expectativa para 2015 já está lá em cima. Um dos organizadores já me falou que vamos ter mais no painel Marvel e certamente com o “Boom” no mercado atual, não tenho dúvidas que será um evento ainda mais bombástico.

Coveiro

comments powered by Disqus