quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

MARATONA 616: 10 animações com a participação do Pantera Negra


Antes de ser o sucesso que está sendo nos cinemas, o Pantera Negra já pulava pra outra mídia além da dos quadrinhos e já dava as caras nas animações a mais de 25 anos atrás. De simples pontas a ter de fato um desenho só seu, veja as 10 principais presenças do herói de Wakanda no universo das Animações:

1.X-Men: Série Animada da Fox (1992)
Essa foi a primeira vez que o herói de Wakanda apareceu nas animações, mas sem nenhuma fala, apenas uma breve aparição na quarta temporada no episódio o Santuário - Parte 1 e Parte 2. Ele aparece meramente observando Magneto ao reunir os mutantes rumo ao Asteoride M num primeiro momento e depois está espiando Charles Xavier e Amelia Voght conversando na frente do Pássaro Negro.



2.Quarteto Fantástico (1994)
É a primeira participação de fato do herói num desenho, na qual o episódio "A Presa da Pantera Negra" é dedicada a ele. Basicamente resume a história dupla da primeira aparição do personagem em Fantastic Four #52 e #53. O personagem é dublado por Keith David.



3.Ultimate Vingadores: A Ascenção do Pantera Negra (2006)
Ultimate Avengers 2: Rise of the Black Panther 
Depois do sucesso do primeiro filme animado dos Vingadores baseado nos quadrinhos d'os Supremos, a Lionsgate fez esse segundo filme em que o Rei de Wakanda , cuja voz é feita por Jeffrey D. Sams, é um dos protagonistas e guia o enredo principal do quadrinho. T'Challa acabou de assumir o trono após seu pai ter morrido nas mãos de Herr Kleiser, um dos Chitauris, vilões do primeiro filme. Eles querem o Vibranium e para impedí-los o rei de Wakanda recorre ao Capitão América, Nick Fury e os Vingadores.

4. Pantera Negra (2009) - Black Panther.
O curta animado que foi pra TV inspirado na fase de Reginal Hudlin publicada em 2005. Foi dublado por Djimon Hounsou e é basicamente a versão motion do arco "Who is the Black Panther" que saiu em cinco edições originalmente.



5.Homem de Ferro (2009) - Iron Man: Armored Adventures 
Há um episódio dedicado ao persongem chamado 'Presa da Pantera' em que ele vem até os EUA para capturar Moses Magnum, que aqui foi o assassino de seu pai. Ele inicialmente bate de frente com o jovem Homem de Ferro, mas logo em seguida unem forças contra o vilão principal. Depois, ele volta a aprecer  em mais episódios  e no final da série em duas partes. É dublado por Jeffery Bowyer-Chapman e assim como Tony Stark, ele é uma versão mais adolescente.

6.Esquadrão de Super-Heróis (2010) - The Super Hero Squad Show
O episódio em que ele aparece pelaprimeira vez é chamado Tremble at the Might of... M.O.D.O.K.! Sua voz é feita por Taye Diggs. Ele aparece junto com sua namorada Tempestade e ajuda o Homem de Ferro a deter M.O.D.O.K.





7.Os Vingadores: Os Heróis Mais Poderosos da Terra
The Avengers: Earth's Mightiest Heroes (2011)
Esssa talvez seja a primeira série que o personagem mais teve destaque e foi trabalhado. Juntou-se aos Vingadores logo após a morte de seu pai, destronado pelo Homem-Gorila. Junto com os Vingadores, eles recuperam Wakanda e na segunda temporada o personagem ganha espaço no grupo como membro titular. É dublado por James C. Mathis III.

8.Marvel Disk Wars: The Avengers (2014)
Neste anime que até onde sei é inédito no Brasil, o Pantera Negra aparece no episódio 29 e é dublado por Mahito Ōba. No episódio, ele ajuda a portadora do disco da Vespa, Jessica Shannon, a desmantelar uma base da HIDRA que estava em Wakanda. No final desse episódio, o próprio T'Challa fica preso em um disco que Shannon pega e usa a partir de então como seu segundo herói (não me pergunte nada sobre isso!).

9.Wolverine vs Saberthroot (2014)
Seguindo a mesma linha de animar uma historia direto dos quadrinhos que vimos em Pantera Negra, a Marvel lançou o desenho de Wolverine vs Dentes de Sabres, basicamente a história em que Jeph Loeb e Simoni Bianchi fizeram pra criar o confronto (na época, definitivo) entre Logan e seu arquinimigo. Na animação, o Pantera Negra aparece como um personagem coadjuvante e tem até um confronto com Victor Creed. A dublagem ficou por conta de Omari Newton.



10.Vingadores Unidos (2016) Avengers Assemble 
Pantera Negra aparece na temporada batizada de 'A Revolução de Ultron' sendo dublado por James C. Mathis III. Ele esta confiscando mundo a fora tudo que é feito de Vibranium e isso inclui o escudo do Capitão América. No final, revela que suas ações eram uma isca para revelar onde estava o Garra Sônica. Essa apresentação do personagem não era gratuita. Eles estavam preparando os espectadores para a quarta temporada, onde uma equipe totalmente nova de Vingadores assume e o Pantera Negra é o líder. Há quem acredite que essa equipe será a futura versão de Vingadores que veremos nos cinemas a partir da fase 4.

Veja todos da lista e alguns mais no video abaixo pra ter uma ideia de como eram as animações e as vozes de cada momento:


Fora da lista, fica como bônus a participação dele no desenho Vingadores (1999) - The Avengers: United They Stand. O personagem, por si, não aparece na animação. Ele está num retrato com os outros Vingadores clássicos no primeiro episódio do desenho (lembrando que esse versão dos Vingadores não tem os personagens mais icônicos clássicos). Contudo, nos quadrinhos que está relacionado a série, o Pantera Negra está presente nas edições 1, 6 e 7. Como menção honrosa, vale lembrar que o Pantera Negra é meramente citado na animação "Next Avengers", já que seu filho Azzari é um dos protagonistas dentre as crianças. Mas se vamos falar de crianças e realidades alternativas, vamos deixar isso pra outra lista, ok?

Pra quem caiu de paraquedas por aqui e não tem conhecimento de nossa Maratona 616, segue o link com a lista de curiosidades que elencamos pra vocês nesses dias. No Domingo saiu um novo podcast, mas você já pode ter um gostinho a mais do Pantera Negra no Inominata 616 ouvindo nossa gravação do programa falando da fase do Christopher Priest.

Coveiro

comments powered by Disqus