sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

MARATONA 616: Top 10 Aliados do Pantera Negra



Até mesmo um Rei, seja ele um herói tão versátil quanto o Pantera Negra, precisa de grandes companheiros para vencer as adversidades e lutar contra os seus terríveis inimigos. E T'Challa certamente tem uma vasta galeria de personagens coadjuvantes muito ricos ao seu redor e sem contar outros heróis de longa amizade com quem ele pode contar sempre. Mais uma vez, nos empenhamos em tentar juntar apenas 10 numa lista, representando os mais simbólicos deles nas mais diversas passagens do herói até hoje:


10-Kasper Cole (Criado por Christopher Priest e Dan Fraga)
Kevin Cole, cujo apelido Kasper vem do fato de ele ser muito branco, apesar do pai negro. Era um policial judeu muito correto que quase foi comprometido por colegas corruptos. Foi quando após ganhar uma suspensão, ele encontrou um traje incompleto abandonado pelo Pantera Negra na fase do Christopher Priest. Na ausência do Rei de Wakanda que sumiu por um tempo, passou a usar a alcunha de Pantera Negra pra desmantelar um esquema de drogas de uma gangue chamada 99 Bridges. Não sendo nem Wakadano e nem treinado, Cole acabava usando o traje como um mero kevlar e portava um par de pistola 9mm pra combater o crime. Foi quando no decorrer de suas histórias, começou a ser orientado inicialmente por Hunter, o Lobo Branco, e depois pelo próprio T'Challa, a ser um herói melhor e digno. No final do seu treinamento, Cole recebeu um outro título de herói, o Tigre Branco, Alcólito do Pantera Negra.




9- Taku (Criado por Roy Thomas e John Buscema)
É um dos grandes amigos pessoais de T'Challa e servia como um conselheiro-chefe do Rei de Wakanda. Depois se tornou Ministro da Informação na fase do Christopher Priest. Em uma das suas primeiras aparições, contactou o Quarteto Fantástico na época em que o Pantera Negra foi capturado e preso em Rudyarda. Devido a seu grande intelecto e introspecção, se tornou o principal homem do Rei na grande rede de informações localizada abaixo da capital que é chamada de Tecno-Floresta. Frequentemente, é visto nos quadrinhos como a "voz" que orienta T'Challa quando ele se comunica através do seu Kymoio Card.



8-Falcão (Criado por Stan Lee e Gene Colan)
Desde sua criação, o Pantera Negra passou por muitas formações dos Vingadores e fez amizade com muitos membros do grupo. Mas se fossemos escolher aqui qual herói da equipe ele mais teve um grau de amizade e ajudou, certamente o Falcão estaria em primeiro lugar. Basicamente, foi graças a T'Challa que Sam Wilson deixou de ser um mero ajudante do Capitão América que falava com pássaros e se tornou o paladino alado que passou a singrar os céus do Harlem para se tornar o verdadeiro defensor do bairro. A amizade se fortaleceu ao ponto do Falcão por diversas vezes ganhar passe livre para visitar Wakanda ao mesmo tempo em que ele era o grande apoio de T'Challa toda vez que o Rei precisava realizar uma missão nos EUA. Durante a fase em que o Pantera Negra esteve como vigilante da Cozinha do Inferno, o Falcão teve participação ativa na revista Black Panther: The Most Dangerous Man Alive.



7-  Rainha Divina Justiça (Criada por Christopher Priest e Sal Velluto)
Uma das mais novas Dora Milaje, Chanté Giovanni Brown nasceu nos EUA, em Chicago, ficando bem cedo órfão de pais e tendo uma parca noção de sua origem Wakadana. Quando Nakia foi retirada das suas funções como Dora Milaje, Chanté foi convocada por um ancião da mesma tribo de seus pais a tomar a posição de "Noiva em Treinamento" do Pantera Negra. Com uma criação completamente alheia aos costumes de Wakanda, Rainha Divina Justiça se tornou a "Adorada" mais irreverente que o Pantera Negra já teve. Acompanhou por mais de 40 edições o herói durante a fase do Christopher Priest, sempre resolvendo as coisas do jeito mais ocidental possível. Mais adiante, foi revelado o mistério relacionado ao passado da garota. Ela era na verdade filha dos chefes da tribo das Terras Jabari, prima de M'Baku e, portanto, uma rainha de fato e não apenas no apelido. Perto do final da fase Priest, num momento de guerra interna com os Jabari, quando um confuso T'Challa quase feriu mortalmente Chanté, foi liberada das suas obrigações de Dora Milaje e o Rei permitiu que ela fosse livre para viver seu destino. Nas histórias, ela passou a namorar com o wakadano Vibraxas, sem sequer saber que suas obrigações como Adorada proibiam de namorar qualquer outro senão o Rei.



6- Zuri (Criado por Christopher Priest e Mark Teixeira)
Zuri era um grande guerreiro e amigo pessoal do pai de T'Challa. Sendo  um dos anciões de Wakanda, era alguém muito respeitado. Foi o o guardião da lança de Bashenga, o primeiro Pantera Negra. Sendo alguém dos velhos costumes, servia de grande alívio cômico nas histórias da fase de Christopher Priest quando agia de modo irreverente aos costumes ocidentais. Era alguém extremamente poderoso, podendo lutar de igual pra igual numa quebra de braços com o Thor, por exemplo, e não se detinha em lutar com qualquer que fosse o supervilão que ameaçasse seu Rei. Durante o treinamento da irmã de T'Challa para herdar o manto do Pantera Negra, Zuri deu algumas dicas a jovem antes de encarar a Deusa Bast.  Foi morto recentemente durante um ataque do vilão Morlun a Wakanda na fase de Reginald Hudlin.




5-W'Kabi (Criado por Roy Thomas e John Buscema)
Um dos primeiros personagens coadjuvantes do universo do Pantera Negra a ser criado, W'Kabi era o amigo mais pessoal de T'Challa e cuja confiança fez com que ele se tornasse seu regente durante todo o momento em que o Pantera Negra estivesse fora de Wakanda em missão. No começo, tinha uma grande cisma por Monica Lynne, namorada americana de T'Challa, por ela ser estrangeira, mas a protegeu sempre por fidelidade ao seu rei. Durante o ataque de Erik Killmonger na fase das histórias de Don McGregor, W'Kabi foi brutalmente ferido e perdeu um braço. Nas histórias subsequentes, ele passou então a usar uma protese de ferro. Permaneceu como figura constante das histórias durante a fase de Christopher Priest e Reginald Hudlin, até ser morto num ataque do Morlun no volume 4 da revista mensal do Panter Negra.



4-Okoye (Criado por Christopher Priest e Mark Teixeira)
A mais fiel, disciplinada e melhor lutadora dentre as Dora Milaje, Okoye foi selecionada junto com Nakya para acompanhar o Rei nas suas missões nos EUA durante a fase escrita por Christopher Priest. É uma tradicionalista, nunca questionando os deveres árduos que lhes foram incumbidos. Quando sua companheira Nakya se rebelou, Okoye se prontificou de ela mesmo dar fim a ex-Dora Milaje no lugar de T'Challa, considerando o que a ex-colega fez como sendo uma heresia. Mais adiante, durante o período em que o manto do Pantera recaiu nos ombros de 'Kasper' Cole, Okoye teve um breve flerte com o novo herói, mas nada que tomou grandes proporções. No fim, era mais um teste para aprovar o merecimento de Kasper.



3- Reed Richards e o Quarteto Fantástico (Criado por Stan Lee e Jack Kirby)
A história de T'Challa  está tão ligada a do Quarteto Fantástico que é difícil falar do Rei de Wakanda sem mencionar sua longa amizade com o Senhor Fantástico. Sua primeira aparição aconteceu nas páginas da edição #52 da revista mensal do grupo, apresentando assim pela primeira vez um herói negro com superpoderes ao mundo. Após um teste em que sozinho derrotou o grupo, T'Challa convocou Reed Richards e sua família para ajudá-lo a deter a grande ameaça do Garra Sônica que mais uma vez retornava a Wakanda. Desde então, eles tem se ajudado sempre que necessário durante esses mais de 50 anos de existência. Nesse meio tempo, já vimos T'Challa se juntar ao grupo em determinada vez que Reed e Sue precisaram se ausentar, assim como acompanhamos Richards receber em seu lar o jovem wakadano Vibraxas quando ele mal conseguia controlar seus poderes. Mais recentemente, Reed reforçou ainda mais sua amizade quase fraternal com T'Challa quando juntos eles fizeram uma viagem astral na Necrópole de Wakanda e encontraram a Deusa Pantera Bast, onde T'Challa foi oficializado como Rei dos Mortos e passou a interagir diretamente com seus antepassados que já foram Panteras Negras. Quando os Illuminatti foram reunidos numa nova versão, o Pantera Negra desta vez decidiu participar e ele e Reed eram os dois membros mais confidentes dentro do grupo. Foi assim até os momentos finais de Reed Richards nas novas Guerras Secretas.




2-Everett K. Ross (criado por Christopher Priest e Kenny Martinez)
Um funcionário do departamento de Estado Americano com função de acompanhar diplomatas durante as visitas no país, Everett K. Ross, que surgiu pela primeira vez numa revista do Ka-Zar, teve sua vida mudada quando conheceu pela primeira vez o Pantera Negra. Durante o tempo em que acompanhou o Rei de Wakanda por aqui, viveu loucuras que sequer podia imaginar que aconteceriam em sua vida, descobriu que tinha mais ligações com T'Challa do que imaginava a princípio quando sua chefe o destinou para a tarefa e acabou conquistando a confiança do Pantera Negra como poucos conseguiram. Everett Ross era os olhos do americano médio sendo apresentado ao mundo de Wakanda, tinha uma veia de humor afiadíssima graças a mente brilhante de seu roteirista e ganhou tanto destaque quanto o protagonista nessas histórias. Durante todo esse tempo, ajudou T'Challa ocupando temporariamente o lugar de regente interino de Wakanda, defendeu-o em uma corte americana em dado momento e resolveu de seu jeito muitas situações diplomáticas complicadas que seriam difíceis de qualquer um sair.



1-Shuri (Criada por Reginald Hudlin e John Romita Jr).
Até a passagem de Reginald Hudlin no Pantera Negra, ninguém sabia da existência de uma irmã caçula do Pantera Negra. Shuri é filha de Ramonda, a madastra de T'Challa que criou o menino como se fosse um filho. Desde a morte do pai e quando o tio S'yan assumiu temporariamente o trono, sonhava em poder também disputar pelo título do Pantera Negra. Tentou a todo custo realizar o ritual, sempre impedida por sua mãe. Então, quando seu irmão acabou entrando na disputa e ganhou o direito de ser o novo Pantera Negra, Shuri viu seus planos irem por debaixo da água da ponte. T'Challa, no entanto, prometeu treiná-la para um dia ocupar tal posição. Isso aconteceu muito mais tarde, no quarto volume da série do Pantera Negra, quando T'Challa estava de tal modo ferido que não poderia ocupar o título do Pantera Negra. Com muito custo, Shuri tomou seu lugar na segunda tentativa de passar pelo ritual e encontrar a Deusa Bast.



 Ela se tornou Pantera Negra e Rainha de Wakanda em um dos momentos mais difíceis do país. Defendeu o país de um ataque contra o Destino, lutou lado a lado com o irmão para proteger o país de um novo ataque do Namor e, por fim, pereceu nas mãos da Próxima Meia-Noite enquanto ela ganhava tempo para seu irmão fugir da Necrópole de Wakanda. Recentemente, descobrimos que Shuri não estava de fato morta, mas sim num processo em estase conhecido como Morte em Vida. Com sua alma se curando e se preparando no Djalia, um tipo de mundo espiritual wakadano, Shuri foi logo resgatada pelo irmão e retornou mudada, como uma espécie de Avatar detendo todo o conhecimento da história do seu povo e com poderes impressionantes.

Além dos já citados aqui, tem muitos outros aliados do Rei de Wakanda que poderiam estar citados aqui mas acabaram ficando de fora por questão de espaço e prioridades. Só pra citar alguns nomes, temos Doutor Crocodilo, Doutor Vodu, Luke Cage, Capitão América, Gentle, Vibraxas, Jakarra, Khanata, Kimo, Kwezi Dzana M'Daka, Dobra, N'Gassi, Sargento Tork,  Hodari, Omoro, Akili e muitos outros.

Coveiro

comments powered by Disqus