quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

A Lista: A aranha e o duende

Dark Reign The List: Spider-Man variant covers

Ainda um tanto surpreso com a ideia de que um de seus maiores inimigos tem sob seu comando a segurança nacional, o Homem-Aranha conjectura o que poderia ter feito isso acontecer, além, é claro, do fato dele ter dado o derradeiro disparo que frustrou os planos da última invasão skrull. Porém, sem ao menos saber (mas devia desconfiar), Peter está na Lista de Norman Osborn, que deseja dar um destino terrível àquele que alimenta alguns de seus pesadelos. Porém, como vemos em Reinado Sombrio: A Lista 2, em história de Dan Slott, com arte de Adam Kubert, essa obsessão pode ajudar a arruinar a posição ocupada por Osborn.

Furioso por toda roupagem patriótica de Patriota de Ferro que ajuda a fortalecer a posição de Osborn, o Aranha patrulha clandestinamente a cidade de Nova York sentindo-se o principal culpado pela situação. Intensificando sua ideia que relaciona responsabilidade e poderes, Peter pensa que Norman só está no poder porque ele não conseguiu derrotar definitivamente o Duende Verde. E passou da hora de reparar esse erro.

Mas se não pode como herói, tenta como repórter. Ironicamente tentando usar o mesmo meio pelo qual foi difamado por J. Jonah Jameson por anos, Parker discute no Linha de Frente como poderiam descobrir algo e desmascarar Norman para o mundo. O problema é que para tudo que eles sabem que existe, há um “porém” que impede uma publicação de credibilidade, como Ben Urich deixa claro. Um caminho podem ser as descobertas de Norah Winters durante o arco Filho da Pátria.

Ela revela que roubou alguns planos de Osborn enquanto se infiltrou na Torre dos Vingadores que podem levá-los a uma solução, caso descubram o que ele guarda em um depósito secreto no prédio da Oscorp em Manhattan.

Reinado Sombrio Especial: A Lista – Homem-Aranha

Não demora para vermos Norman, devidamente paramentado de Patriota de Ferro, revelar a Victoria Hand que os experimentos desenvolvidos nesse mesmo local têm agora uma grande utilidade em suas prioridades: cumprir o item oito de sua lista, que é matar o Homem-Aranha. Isso tudo ao custo de testes terríveis em cobaias humanas.

Porém, para sua surpresa, quando adentram a sala em que tais recursos estão guardados, os dois se deparam com o Homem-Aranha terminando de fazer uma cópia de todos os terríveis experimentos. Ele os distrai com uma piada e inicia sua fuga, prontamente perseguido pelo Patriota de Ferro.

Reinado Sombrio Especial: A Lista – Homem-Aranha

Mesmo anunciando em alto e bom som que persegue um terrorista procurado, Norman não tem nenhum cuidado com os civis que perambulam pelas ruas. Por isso, ao invés de escapar, o Aranha acaba se expondo para fazer o que sempre tentou ser e o que é: um herói que sacrifica a si próprio em nome do que acha certo.

O pior é que, ainda assim, o apoio popular é direcionado ao Patriota de Ferro, ao mesmo tempo em que realmente tratam o Aranha como uma ameaça, um criminoso. E ele não consegue acreditar nisso.

Perdendo espaço de manobra, o Homem-Aranha acaba atingido em cheio por um disparo da armadura de Osborn, semelhante ao que o Homem de Ferro já usou contra ele. A lembrança não gera ternura.

Reinado Sombrio Especial: A Lista – Homem-Aranha

Mas o pior está por vir, pois quando ele se levanta após a queda, um grupo de pessoas, civis, começa a espancá-lo. Eles realmente tratam Osborn como herói e o Aranha como vilão. Mas o verdadeiro herói não compra o discurso pronto de Norman, e começa a lutar quando este se aproxima. Luta que é transmitida por câmeras de TV já postadas no local.

As reações às cenas são variadas, desde a redação do Linha de Frente até Harry Osborn, enquanto Norman continua lutando sem ligar muito para a segurança das pessoas a sua volta.

O Patriota parece subjugar o Aranha, está prestes a feri-lo gravemente e apagar as informações roubadas de suas nefastas ações. Mas ainda há força em Peter, que aproveita a vaidade de seu inimigo para reagir e avariar sutilmente a estrela no peito de sua armadura, um detalhe, fruto de soberba patriótica de Osborn, que acabou gerando uma fragilidade no equipamento.

Reinado Sombrio Especial: A Lista – Homem-Aranha

Ele logo vai atrás do aracnídeo em fuga, mas só encontra seu uniforme abandonado. Não conhecendo seu rosto, é impossível rastreá-lo. Ou não? Imaginando que ele precisa passar logo adiante as informações obtidas, vai direto a um cyber café. Lá ele encontra Parker (que depois de Um dia a Mais é apenas um associado do Aranha), que de forma inteligente chama atenção de todos sobre a presença de Osborn ali.

Enquanto a tietagem começa, ele tem tempo suficiente de fazer um upload do pen drive, expondo a todos ali os experimentos de Norman. Sua reação, destruir os monitores e o computador que transmite as imagens, é em vão, já que Peter já as transmitiu a outros locais. Inclusive para a imprensa e toda a internet.

E mesmo sob a ameaça de ser morto e acusação de falsificar as imagens, Peter se coloca como um cidadão. Imune à perseguição aos super heróis sem registro, exige respeito à sua condição e à cobrança sobre as ações de Norman que ela lhe dá direito. Sem máscara ele ata as mãos do homem mais poderoso do país depois do presidente.

Partindo furioso e com uma ameaça velada a Parker, Osborn deixa o local buscando neutralizar a difusão das informações pela internet (nós bem sabemos que isso é virtualmente impossível), e parece preparado para medidas mais drásticas.

Peter sorri ao conversar com Robbie e saber que o Linha de Frente se articula para divulgar devidamente o que foi descoberto, mesmo sob a irritação de Norah por ele ter repassado as mesmas informações a Betty Brant do CD.

Reinado Sombrio Especial: A Lista – Homem-Aranha

Feliz, Peter pensa em como conseguiu fazer uma rachadura na armadura de Osborn, construída com mentiras e manipulação. Mas as consequências dessa exposição só serão sentidas mais tarde, quando O Cerco se acirrar em torno de heróis e vilões.


João

comments powered by Disqus