sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Thunderbolts: Santo de casa

Thunderbolts #138

Obcecado em ser um assassino perfeito, apesar de vir compartilhando as derrotas recentes dos Thunderbolts, o Sr. X parece perder finalmente a paciência depois de ser mais uma vez “observado” pelo intangível Fantasma, que houve severas ameaças do alvo de seu voyeurismo. Mesmo demonstrando preocupação com o equilíbrio mental do colega de grupo, o etéreo thunderbolt claramente o instiga a sair e compensar sua inquietação pelas seguidas missões frustradas e por sua abstinência em assassinar alguém relevante. E seu jogo mental parece ser o suficiente para mais uma vez minar a estabilidade dessa versão dos Thunderbolts, na história de Jeff Parker e Miguel Sepulveda que vemos na 13ª edição de Reinado Sombrio.

Poucas horas depois, vemos o quanto o Paladino e o Homem-Formiga, mesmo que não da mesma forma que o Fantasma, são bem diferentes do resto dos T-bolts quando ambos assistem animadamente uma bobeira na TV, o que justifica a velada aliança desses três em nome de algo muito mais virtuoso do que os objetivos traçados por Norman Osborn para o grupo, como temos visto nas últimas edições. Mas o momento de distração acaba logo quando, sem a mínima delicadeza, o Flagelo os interrompe convocando para uma missão: perseguir e capturar a todo o custo o Sr. X, que saiu sem permissão do Cubo usando o teleporte; logo é considerado fugitivo e desertor.

O assassino está em uma floresta da América do Sul, na fronteira entre a Venezuela e a Colômbia, onde rapidamente encontra um grupo de guerrilheiros das chamadas FACR que atravessavam a mata. Sem precisar de motivo além de sua sede por confronto e assassínio, o Sr. X os ataca, começando o “jogo” que lhe dá vitalidade.

Thunderbolts: Reinado Sombrio

Não demora para os Thunderbolts chegarem no local, e depois do Fantasma implicitamente sugerir que há ações governamentais dos EUA no local, as buscas começam e não demora para que acabem se confrontando com os mesmos soldados que X vinha caçando. A brutalidade do Flagelo, aumentada depois das cobranças de Osborn sobre ele, permite que a missão continue.

Mas não demora para que o ambiente, que lembra muito o Vietnã, e vozes “fantasmagóricas” em sua cabeça fazendo afirmações que remetem ao passado do líder de campo dos T-bolts como o soldado psicopata Bazuca, seguidas de visões de seus ex-companheiros, deixam-no à beira de um colapso. Só a interrupção do Homem-Formiga parece quebrar o momento de delírio.

Thunderbolts: Reinado Sombrio

Em outro ponto da floresta, o Fantasma emula a voz do Sr. X para simular uma ameaça ao Carrasco, que acaba encontrando o verdadeiro X, atacando-o enfurecidamente. O que só facilita sua derrota, que apenas não resulta em sua morte, pois o Flagelo chega fração de segundo antes do golpe fatal.

Mas a supremacia física do desequilibrado líder dos Thunderbolts, que demonstra uma fidelidade canina às ordens de Osborn, não dura muito. Sua identidade fica comprometida quando X diz não conseguir ler direito seus pensamentos para prever seus ataques (Flagelo é um ciborgue e esquizofrênico), mas está prestes a derrotá-lo.

Thunderbolts: Reinado Sombrio

Paladino e Homem-Formiga acompanham tudo e torcem para que os três (já que o Carrasco volta à luta) se matem. Ou pelo menos que um deles tombe, o que já um maluco a menos.

Esquivando-se de um golpe do Carrasco, o Sr. X acaba fazendo com que Flagelo seja atingido, e logo seus dois oponentes começam a brigar entre si. Briga que não dura muito, pois os soldados sobreviventes dos ataques de X voltam com muitos, mas muitos reforços.

De repente a busca e prisão de um fugitivo se torna um grande motivo para que o grupo se reúna contra um adversário comum, mesmo que a competição entre seus membros continue. A brutalidade do Sr. X, do Carrasco e do Flagelo deixa o Homem-Formiga ainda mais arrependido de integrar a equipe. Quase o mesmo vale para o Paladino, que só usava munição atordoante, enquanto os outros se divertiam ao assassinar cada um dos inimigos.

Thunderbolts: Reinado Sombrio

Com os oponentes arrasados, o Zeus surge e recolhe os Thunderbolts por ordens de Osborn. Contatando o Fantasma ainda na aeronave, Norman deixa claro que alguém da equipe causou aquele incidente, inclusive facilitando a fuga do Sr. X, em razão de inimizades entre os membros dos T-bolts. Ou fez aquilo para um rival morrer, ou fez para unir o grupo, apesar de dizer que não pode afirmar nada. Acusar ninguém diretamente, mas fica claro que praticamente sabe que foi o Fantasma

Em seguida abre a comunicação a todos, dizendo que entende esse incidente, afirmando que eles precisam de uma missão desafiadora. Portanto, revela o próximo alvo dos Thunderbolts, que une interesses de todos ali.

Thunderbolts: Reinado Sombrio

Unindo o útil ao agradável, Osborn lhes dá a missão de destruir os Agentes da Atlas, já que recentemente Jimmy Woo, seu líder, passou-lhe a perna em um negócio aparentemente muito lucrativo. Então na próxima edição os Thunderbolts não lutarão entre si. Pelo menos não o tempo todo.


João

comments powered by Disqus