sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Siga o líder... rumo à queda

Atenção! Informações inéditas no Brasil e EUA!

Conforme o Universo Marvel 616 já havia mostrado aqui, Age of X ainda mal começou mas a Marvel já prepara os firmamentos para a próxima saga envolvendo os X-Men. E o que está por vir envolve tanto a liderança da equipe como o seu possível fim.



Em maio, terá início a minissérie em quatro edições (aparentemente duas edições lançadas por mês) X-Men: Prelude, com roteiro de Paul Jenkins (Sentinela). Cada edição será desenhada por um artista diferente (as duas primeiras edições terão arte de Robert De La Torre - cuja arte em preto e branco para Prelude vocês podem ver neste artigo - e Laurence Campbell, respectivamente) e tratará de uma figura de liderança diferente: Ciclope, Wolverine, Professor X e Magneto.



Segundo Jenkins, as quatro edições se passam durante o mesmo intervalo de tempo, mas cada uma se desenvolve a partir do ponto de vista de seu protagonista. Assim, não se surpreenda se algumas cenas se repetirem nas quatro edições – e se, no entanto, perceber que cada uma joga uma luz diferente sobre os mesmos acontecimentos, permitindo assim uma visão mais ampla.



Cada um dos personagens vê uma qualidade diferente que um líder precisaria ter: Wolverine acredita que um líder precisa ser forte, capaz de proteger seus seguidores e enfrentar não só as ameaças externas mas também impor respeito. Xavier, por sua vez, acredita que um líder se define pelo exemplo, não pela força. Na concepção de Magneto, a qualidade essencial para um líder é a experiência; já para Scott Summers, um líder precisa ter visão estratégica e estar pronto para sacrificar não só a si mesmo, mas também seus seguidores em nome do bem maior.



Parece a indicação de uma ruptura? Acreditem, é só o começo: segundo os cabeças da Marvel, Prelude é apenas uma introdução ao verdadeiro evento (ainda sem nome divulgado), a ser publicado de julho a outubro, que abalará a estrutura da comunidade mutante, assim como Endangered Species (Espécie em Extinção, no Brasil) foi um prelúdio para Messiah CompleX (publicada aqui como Complexo de Messias).

Prelude, segundo eles, é a calma que precede a tempestade (no sentido de caos, não da rainha de Wakanda)... e quando a tempestade chegar, a equipe se verá frente a frente com um ponto de virada decisivo, que pode colocar irmão contra irmão, amante contra amante e mutante contra mutante. Nick Lowe, editor sênior dos X-Men, garante que os leitores verão uma abordagem dos principais pontos da história da equipe, além de algumas reviravoltas que Paul Jenkins apresentará para mostrar que as fundações da equipe começam a rachar e o sonho de Xavier desabará.



Serão apenas promessas vazias da Casa das Ideias? Ou podemos esperar por verdadeiras mudanças no status quo dos X-Men? Poderemos ter uma ideia da resposta a partir de maio...

Fernando Saker

comments powered by Disqus