segunda-feira, 14 de abril de 2014

Wolverine e os X-Men: Circo Mutante


E se em um belo dia os estudantes do Instituto Jean Grey acordassem e seus professores tivessem sumido? E se no mesmo dia um circo chegasse na cidade e os professores fossem atrações de espetáculo? Pois isso tudo realmente aconteceu, para o delírio da garotada.

Tempestade se tornou a Rainha dos Ventos, a mulher que consegue escapar da morte certa ao abrir cadeados quase impossíveis de serem abertos sob pressão e embaixo da água. Fera agora atende pela alcunha de Mestre das Feras, um típico domador de leões. Gelote, mais conhecido como Homem de Gelo, é o responsável por engolir fogo. Rachel Grey usa sua telepatia para ler alguns segredos para quem frequenta o circo, todos a chamam de Rainha das Estrelas. Rapina virou a Ave de Rapina, que arremessa facas em Gata Parda (ou Kitty Pryde), sem atingi-la. E por fim, Revolto, aquele que é o melhor no que faz, e o que ele faz é os outros darem risadas. Imaginem agora a reação de Pedreira, Gênesis, Quentin Quire, Garota Tubarão e Menino dos Olhos aos verem seus mentores dessa forma.

Os X-Men não lembravam quem eram, tudo devido a magia da bruxa Calcabrina. A feiticeira obedece as ordens de Frank, o monstro oriundo do lendário Dr. Frankstein. A séculos ele anda pelo mundo assassinando herdeiros de seu criador e o último está pela região. Para atrair pessoas ao circo, os X-Men foram usados como atrações.

E quem é o herdeiro? Um dos jovens vilões do novo Clube do Inferno. E o plano de Frank, matar o jovem, realmente teria dado certo, se os jovens mutantes não tivessem se intrometido. Decididos a salvarem seus professores, foram a fundo para descobrir o que estava acontecendo. Idie salvou a vida do herdeiro de Frankstein e aos poucos Tempestade e Wolverine já demonstravam indícios de que estavam recuperando as suas memórias.


Foi uma questão de tempo até todos recuperarem o controle. Uma briga generalizada tomou forma, os X-Men (professores e estudantes) contra a legião de palhaços demoníacos. Ao final, Calcabrina surge em chamas e some com Frank em uma nuvem de enxofre vermelha que gera um enorme "BAMF" (sugestivo, hein?).


Como consequência da insana aventura, temos Idie tendo de lidar com o fato de ter tentado matar queimada a bruxa e a própria feiticeira pagando seu débito com Frank, ficando livre e se submetendo as ordens de Azazel (o famoso pai de Noturno). Já o eterno "Monstro de Frankstein" ainda vive por ai, em busca de vingança.

Esse arco em especial é pra mim um dos mais fracos de Jason Aaron a frente da revista. Mas, se tratando de Aaron, o pior dele ainda é muito bom. O desenvolvimento de Idie e Quentin segue impecável, assim como a trama envolvendo o Clube do Inferno, que cresce a cada edição. Já Nick Bradshaw, do qual sou grande fã, presenteia os leitores com um espetáculo na arte.

As histórias aqui resenhadas foram publicadas originalmente em Wolverine and the X-Men 21 à 23 e saíram aqui no Brasil em Wolverine 2 e 3.


Kinhu Heck


comments powered by Disqus