terça-feira, 1 de abril de 2014

E finalmente a ROM volta as páginas da Marvel!!

Desconhecido para muitos, mas não para quem já lia quadrinhos com muito gosto na década de oitenta, um certo personagem cósmico criado na Casa das Ideias mas que por muito tempo ficou no limbo editorial por conta de tramites judiciais finalmente volta a ser publicado pela Marvel. Rom, o Cavaleiro do Espaço, finalmente teve suas questões de direitos autorais resolvida e volta ainda em 2014 para as páginas de quadrinhos.


Originalmente um brinquedo co-criado por Bing McCoy e Richard Levy e vendido para a Parker Brothers, Rom era inicialmente um boneco chamado de COBOL (nome inspirada na linguagem de programação), que mais tarde foi alterado para "Rom" (depois de ROM, memória somente leitura) por executivos da Parker Brothers. Para divulgar o brinquedo, a Parker Brothers licenciou o personagem para a Marvel Comics, que criou uma história em quadrinhos com Rom. A história em quadrinhos usa a premissa de que Rom era um ciborgue e deu-lhe uma origem, personalidade, conjunto de personagens coadjuvantes e vilões, bem como a interação dentro do Universo Marvel. A história em quadrinhos foi escrita por Bill Mantlo e, inicialmente, ilustrada pelo artista Sal Buscema.

As questões de licenciamento após o encerramento do contrato com a Parker Brothers proibiram a Marvel de continuar as histórias do seu herói ou mesmo republicar as originais antigas por anos. Brevemente, o que se ousava retratar era breve menção da raça dos Cavaleiros Espaciais em algumas revistas da linha cósmica e nada mais.



 Todavia, o que poucos se sabem é que após inúmeras compras de empresas que adquiriram e incluiram a Parkers Brothers ao longo dos anos, e aqui inclui-se a Kenner Parker Toys Inc. e, mais a frente a Tonka, a Hasbro em 1991 acabou indiretamente tendo posse da Pakers Brothers. E após longos anos de tramites legais, finalmente foi negociado a revenda dos direitos do estimado campeão cósmico para a Marvel. Não se sabe ainda onde inicialmente o Cavaleiro Espacial irá dar as caras, mas o desenho do artista Tan Eng Huat acima revela que eles vão realmente manter o visual clássico do herói.

Apesar dos poucos detalhes ainda na notícia, a entrevista dada por um já bem conhecido editor-chefe da Marvel pode dar boas dicas do que há por vir. Clique aqui para saber mais.

Coveiro

comments powered by Disqus