sábado, 12 de abril de 2014

Sobre Bill Mantlo e e a volta de Rom... por uma edição!

No dia primeiro de Abril, eu fiz uma brincadeira (dentre outras) da volta do personagem Rom, o Cavaleiro do Espaço, que ficou tão conhecido aqui no Brasil pelos leitores da Abril nos anos 80 e que acabou sendo descontinuado por uma série de tramites legais de direitos do personagem. Todavia, mal sabia eu que tal "mentirinha" acabaria virando verdade... por uma edição.

clicando na imagem, você tem acesso ao tumblr

Num projeto pra lá de bacana envolvendo uma série de artistas que cresceram e foram envolvidos por sua historia, a primeira edição de ROM, que foi publicada pela Marvel Comics, está sendo refeita por 20 diferentes nomes por página num projeto com intenção de angariar fundos para ajudar o roteirista Bill Mantlo, que como muitos sabem desde 1992 se afastou dos quadrinhos após um acidente de carro que custou um dano traumatico em seu cérebro. Mantlo não foi o criador do personagem, mas foi um dos principais a nortear a sua mitologia nos quadrinhos.

No projeto ROM Remix Project,os 20 artistas disponibilizaram num tumblr as suas novas versões de página de forma totalmente gratuita para os leitores. Ao final de cada página, há um link para orientar como ajudar financeiramente Bill Mantlo, que hoje vive aos cuidados do seu irmão e tutor legal, Michael Mantlo. O link de apoio direto foi inclusive criado por Greg Pak, escritor de sucesso do Incrível Hulk, outro personagem que foi intensamente desenvolvido por Bill. O atual projeto não tem vinculo algum com a Marvel e nem com quem tem os direitos autorais do personagem (aparentemente seria a Hasbro, mas vai saber).



Inclusive, o personagem Rocket Racoon dos Guardiões da Galaxia é outra criação do autor. Tempos atrás, mais uma polemica foi criada sobre a questão de direitos de personagens e a suposta acusação de que a Marvel nunca tivesse apoiado o seu roteirista após o acidente. O diretor James Gunn inclusive deu um depoimento falando que esteve sempre preocupado com a situação de saude do roteirista e exaltou como o admira. Por fim, Michael Mantlo, um pouco até chateado com a situação indelicada que os boatos causava, respondeu a critica pessoalmente:

"Marvel tem compensado , está compensando , e continuará a compensar Bill no futuro para qualquer coisa que ele tem direito a uma indenização . Por favor, não espalhar boatos falsos ou maliciosos , pessoal. O relacionamento de Bill com a Marvel é excelente, e eu desejo para que ele continue a ser assim. E parem com todos os "fatos" falsos ou exagerados  lançados sobre o acidente ( ele não estava em coma por "anos", e que a família não foi colocado em ruína financeira ou indigência , entre outros ' fatos ' errados). Sim, Bill foi vítima de um acidente horrível e trágico. Foi algoi fora de proporção que ninguém pode fazer nada. Vocês ( todos vocês) têm sido uma dádiva de Deus para Bill para estes últimos 22 anos , mantendo o seu nome e reputação vivos, e por continuar a defender a minha causa de ajudar a melhorar sua qualidade de vida da maneira que eu puder, e agradeço você TODOS sinceramente por isso. Por favor, vamos tentar um pouco de energia positiva para o futuro , de modo que BILL MANTLO reinará para sempre!"

E finalizo por aqui o artigo com essas palavras de Michael Mantlo, que seriam bem direcionados principalmente a você, caro senhor que adora depreciar a Marvel como vilã dos direitos autorais, mas esquece que se não fosse pelo Tio Stan, os quadrinhos de heróis nem teriam o reconhecimento que dão hoje pra cada roteirista, desenhista, arte-finalista, colorista, editor e demais da equipe nos creditos iniciais das histórias.

Coveiro 

comments powered by Disqus