segunda-feira, 7 de abril de 2014

X-Men Legado: Figura Paterna


Na esteira do relançamento de vários títulos com novas equipes criativas na iniciativa conhecida como "Nova Marvel", temos a nova X-Men: Legado. A nova equipe criativa apresenta os roteiros de Simon Spurrier e os desenhos de Tan Eng Huat e Jorge Molina e o seu protagonista é o mutante conhecido como Legião ou David Haller, filho de Charles Xavier. Ao tomar ciência da morte do pai, ele decidiu fazer jus ao seu legado, a coexistência pacífica entre humanos e mutantes, da maneira que lhe é peculiar: ajudar a sua espécie ao mesmo tempo em que é obrigado a lidar com suas múltiplas personalidades, cada uma com um poder mutante diferente. Aqui temos a continuação do arco "Pródigo", publicado originalmente em X-Men Legacy #3 e #4 e aqui no Brasil em X-Men Extra #2, pela Panini.

Nesse autêntico cabo-de-guerra psíquico, David conseguiu dominar uma de suas personalidades, de poderes telepáticos. Induzido por um indivíduo de identidade e propósito desconhecidos chamado de "Zoiudo" por David, ele usa sua recém-controlada habilidade para chegar ao Japão e resgatar duas crianças em perigo. Ao chegar lá, ele é surpreendido por uma projeção astral de uma ave criada por elas e é aprisionado.


As crianças, um casal de gêmeos que se chamam Karasu e Sojobo, são títeres de um homem chamado Futatsu, um dos líderes do clã Yamaguchi-Kai. Eles reverenciam a memória de seu "Mestre Radiante", Shinobi Oyabun, também conhecido como Ogun, um antigo sensei de Logan e antigo líder da Yakuza. Um detalhe interessante nessas crianças é que elas apresentam em seus olhos o sinal de Ying e Yang ao invés de pupilas. Este sinal, inclusive, é o "olho" da ave da projeção astral que realizam em conjunto.

Eles estavam preparados para a vinda de David devido à uma ligação anônima e alarmista proveniente do mesmo indivíduo que induziu o mutante a fazer essa viagem. Não satisfeito com isso, ele fez outra para os X-Men, que já estavam ao encalço de David após receberem um alerta de Olhos Vendados, uma das alunas da Academia Jean Grey para Estudos Avançados.
David percebe que as crianças estão sendo obrigadas a usar os seus poderes conjuntos de projeção astral para atender aos interesses escusos do clã Yamaguchi e que está prestes a ser a próxima vítima. Ele tenta convencê-las do contrário, ao mesmo tempo em que tenta de maneira desesperada subjugar mais alguma de suas personalidades para acessar os poderes que elas possuem e se libertar. Na verdade, as crianças, por terem sido criadas por Shinobi, sentem-se na obrigação de retribuir a ajuda que receberam agindo daquela forma. "Só porque sua figura paterna fez uma ou duas coisas certas, não significa que vocês têm que acreditar que ele era infalível", argumenta David. De maneira curiosa, suas próprias palavras encontram eco no seu atormentado sub-consciente e ele consegue adquirir a auto-confiança necessária para se libertar.

Apesar do ocorrido, David não guardou rancor das crianças, pelo contrário, identificou-se com elas: "não somos tão diferentes assim, vivemos à sombra de um morto e o amor e o ressentimento nos ferraram de todas as formas". Ele pede às crianças que se juntem a ele para que possam aprender um com o outro e ajudar a espécie mutante. Elas aceitam mas o diálogo é interrompido pela chegada intempestiva de um esquadrão de X-Men liderado por Wolverine, que ordena a David que fique longe das crianças.


Sem se intimidar, David pede às crianças que o ajudem a acessar os poderes de suas múltiplas personalidades e assim o esquadrão é facilmente derrotado, com exceção de Olhos Vendados, que chega como elemento surpresa e consegue expulsar as crianças da mente de David mas é violentamente rechaçada por uma de suas personalidades e fica com um trauma psíquico muito grave. David e as crianças se escondem em um depósito de munições, que logo em seguida é atingido pelo X-Man Jono Starsmore, o Câmara, furioso por todos do esquadrão terem sido derrotados com tanta facilidade. A urgência da situação faz David perceber que finalmente encontrou pessoas que dependem dele e assim ele consegue ter auto-confiança para acessar uma de suas personalidades mais poderosas, o Origamista, capaz de alterar realidades e manipular o espaço, e assim a explosão causada por Jono e o próprio David simplesmente se dobram em si mesmos e desaparecem, deixando as crianças sem alternativa, aparentemente, a não ser acompanharem os X-Men em seu retorno para Westchester no seu jato, o Pássaro Negro.

Quando David retorna de uma dimensão adjacente, o avião da equipe mutante já decolou. Em seguida, ele encontra no chão um par de globos oculares igual ao dos gêmeos. No Pássaro Negro, os X-Men lambem as suas feridas e Karasu pergunta ao seu irmão, Sojobo, se eles fizeram a coisa certa. "Deixa de ser covarde", ele responde, sem os globos oculares que deixou para trás, "a gente está exatamente onde deve".


Temos aí mais duas boas histórias da nova X-Men Legado. O escritor Frank Spurrier ainda faz mistério com diversos pontos, como a verdadeira identidade e propósito do "Zoiudo", que induziu David a ir ao Japão para salvar duas crianças, ajudando-o assim a adquirir mais auto-confiança e denunciou sua localização para o X-Men. Achei interessante a identificação de David com as crianças que salvou, que também queriam ser dignas do legado do pai de criação delas, Ogun, ainda que sob coação. Também achei genial a iniciativa do escritor de aproximar David com Olhos Vendados que, a meu ver, apresenta um comportamento apenas um pouco mais funcional do que o rapaz. Espero que haja novas interações entre eles.

Os desenhistas Tan Eng Huat e Jorge Molina fazem o seu trabalho com correção, o segundo bem melhor do que o primeiro, mas achei que faltou a eles um pouco mais capricho em alguns detalhes, especialmente no que se refere ao visual dos olhos das crianças. Tive que folhear a revista várias vezes para ter certeza de que elas não eram cegas e que o olho delas tinha um aspecto diferente do normal. Gostaria mesmo era de ver o capista Michael Del Mundo como desenhista regular da série.

O aplicativo Marvel Ar não funcionou comigo nas páginas desta história, apenas na capa dessa edição de X-Men Extra, que traz Cable e X-Force, com um "preview" da história deles. É uma pena mas parece que a qualidade do papel é um fator determinante para que a "realidade aumentada" funcione de fato nas edições publicadas pela Panini, salvo puro acaso.

Carlos André
Colaborador do Marvel 616

comments powered by Disqus