segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

A Lista: Triste fim de Marrina Smallwood McKenzie

Quando Norman Osborn traçou sua lista de desafetos a serem eliminados, era óbvio que Namor, o Príncipe Submarino, seria um de seus alvos. Afinal, o rei do (agora esfacelado) império Atlante traiu a Cabala de Osborn, ajudando Emma Frost a frustrar os planos do vilão de assumir controle sobre a população mutante de São Francisco. Claro, pegar Namor não é tão fácil assim: além da superforça do "primeiro mutante", ele ainda conta com parte dos atlantes a seu dispor, além do reforço adicional de seus novos aliados, os X-Men.



Mas Osborn tem planos para ferir seu inimigo – e não apenas fisicamente...




Norman tem em seu poder o Leviatã, uma criatura monstruosa que em outros tempos já foi a pequena e gentil Marrina Smallwood, integrante da Tropa Alfa e esposa de Namor, há muito tempo dada como morta. Não bastasse a bestialidade natural de Marrina nesta forma, Osborn se assegurou de modificá-la para tornar a criatura ainda mais perigosa, e programada para se alimentar especificamente de atlantes. A sempre sensata Victoria Hand tenta dissuadir seu chefe dessa vingança genocida, mas ele está irredutível: Namor o traiu; agora, que sofra as consequências...



Um vilarejo pacífico de atlantes no mar ao sul da China é brutalmente atacado pelo Leviatã; em instantes, todos os seus habitantes foram devorados ou mortos em fuga. Após resgatar um dos cadáveres e levá-lo a Utopia, ilha-lar dos X-Men, Namor conta que já é o quinto ataque que o monstro faz contra seu povo e ele não sabe como pará-lo.



Percebendo a trajetória do monstro, Ciclope traça um plano para detê-lo: ele pede para Namor trazer todo seu povo para Utopia; quando a criatura chegar, os atlantes e os mutantes civis da ilha seriam teletransportados para outra área enquanto os X-Men acabariam com a ameaça. Mas seu orgulho como rei leva Namor a se negar a aceitar a ajuda; apenas Emma, a sós com ele, consegue convencê-lo de que deixar o orgulho de lado é melhor do que governar um império de cadáveres. Além disso, a ajuda faz parte dos benefícios de seu novo posto como X-Man...



Plano traçado, as teleportadoras Magia e Fada levam os atlantes para uma área segura, enquanto Ciclope reúne uma equipe de X-Men para a batalha. As Cucos detectam apenas fome e ódio na criatura, e apenas Namor percebe sua verdadeira identidade. O Homem de Gelo, ampliando a extensão de seus poderes com o auxílio psíquico de Psylocke, consegue congelar a água ao redor de Marrina – mas apenas por alguns instantes.



Ciclope passa então à segunda parte do plano: Colossus e Anjo arremessam Wolverine e Faísca contra a criatura; as garras de Logan combinadas à eletricidade de Noriko causam um choque atordoante no monstro. Noturno aparece para resgatar Faísca e jogar uma bomba em Marrina, mas nem isso parece detê-la.



Resta a Namor enfrentar sua ex-mulher pessoalmente. Os ataques dos X-Men enfraqueceram a criatura o bastante para que ele a leve longe dali; nos últimos instantes da luta, ele relembra os bons tempos que teve ao lado de Marrina... tempos que não voltam mais.



À noite, Osborn e o Sentinela recebem uma “visitinha” de seu inimigo, que arremessa a cabeça do Leviatã contra as janelas da Oscorp. A mensagem de Namor é bem clara: se ele fez isso com a própria esposa, é bom Norman estar preparado para o que vai acontecer com ele da próxima vez. Mas a guerra fica para outro dia; agora, é hora dos atlantes encontrarem refúgio no oceano ao redor de Utopia. É hora de ser recebido de volta à sua nova família e ao seu novo lar.



Com roteiro de Matt Fraction e arte do espetacular Alan Davis, esta história de Reinado Sombrio Especial: A Lista no2 termina num empate para Norman: o Príncipe Submarino continua vivo, mas perdeu boa parte de seus súditos e foi forçado a matar sua esposa para salvar os demais. Considerando as histórias vistas aqui, aqui e aqui (mas não esta daqui), a lista do ex-Duende Verde (ex?) continua com um saldo positivo...

Fernando Saker

comments powered by Disqus