terça-feira, 5 de abril de 2016

Tempestade: Medidas Extremas


Depois de ter sido manipulada por sua amiga Yukio para que esta assumisse a liderança de quatro clãs criminosos concorrentes em Las Vegas, Tempestade retorna em um jatinho fretado para Nova York. Infelizmente, o voo é interceptado no caminho por mercenários contratados pela Eaglestar, cujo dono, Davis Harmon, teve seus interesses contrariados pelos últimos acontecimentos. Ororo conseguiu afugentar os atacantes e se viu obrigada a trazer a aeronave por conta própria até seu destino. Um senador que estava presente no voo a acusa injustamente de ter planejado tudo. Exausta demais para reagir, Ororo desmaia e é sedada pelo FBI. A repercussão destes fatos será mostrada a partir de agora pelo escritor Greg Pak e o desenhista Al Barrionuevo em Storm #7 e #8, publicadas pela Panini em X-Men #23 e #24

Por sorte, seus colegas X-Men Rachel Grey, Fera e Noturno acompanham o noticiário pela TV e entram em contato telepaticamente com ela para saber a verdade dos fatos. Ororo os põe a par e pede a eles que localizem Davis Harmon e mantenham o senador sob vigilância. Rachel a avisa que, no exterior do complexo onde foi aprisionada, vários manifestantes exigem que ela seja libertada. 


Em seguida, Ororo é interrogada pela agente Frankie Robertson. Ororo diz que salvou o avião e que o piloto e os passageiros podem confirmar isso. Ela acusa Harmon pelo incidente que ocorreu, ao mesmo tempo em que tenta convencer a agente de suas boas intenções. Ororo acrescenta que ambas têm o objetivo em comum de ajudar e proteger as pessoas, e pede a ela que averigue todos os fatos. A agente retorna com a informação de que Harmon esta morto há dois anos e que sua empresa foi repassada para o governo federal. Após a péssima notícia e antes de ser sedada novamente, Ororo se liberta de suas algemas e se atira para fora do prédio, onde é protegida pelos manifestantes e consegue escapar. 

Em novo contato com os X-Men, Ororo consegue o endereço do senador e o confronta com um vendaval. Ela tem a informação de que ele recebeu uma substancial ajuda de campanha de uma organização chamada "Cidadãos Preocupados" e exige saber quem são eles. Aterrorizado, ele revela que Harmon está por trás de tudo e que ele "morreu e ressuscitou".


Um esquadrão de helicópteros do FBI interrompe a conversa e exige que Ororo ponha o senador no chão. Ela o arrasta para longe dali para que retomem o diálogo, ao mesmo tempo em que são atacados por gás incendiário. Ororo diz que está tentando mantê-lo vivo, mas tudo isso é demais para o senador, que decide lhe revelar o paradeiro de Harmon: a antiga ilha mutante de Utopia, afundada no litoral de São Francisco


O senador também revela a Ororo que a Eaglestar foi construída a partir dos restos de batalhas entre heróis e viloes, mas ela reconhece que os X-Men deveriam ter protegido melhor essa tecnologia afundada no mar. Ororo não demora a encontrar Harmon dentro de um bizarro veículo submarino e exige sua rendição. Ele se recusa e a ataca com o seu armamento, mas os poderes climáticos da Rainha dos Ventos inutilizam a nave e a trazem para a superfície. Eles se confrontam diretamente e Ororo exige saber por que foi incriminada por Harmon. O motivo, segundo ele, "foram apenas negócios" que acabaram prejudicados por causa da aliança dela com Yukio. 

Ororo o questiona se um mísero prejuízo era motivo para tanto, e Harmon lhe responde que as atitudes dela são incapazes de mudar o mundo, que a maioria das pessoas que ele conhece gostam dele exatamente como está. Em seguida, ele ativa o mecanismo de auto-destruição de seu veículo, o que causa uma "tsunami" capaz de derrubar a Golden Gate e assim responsabilizar Tempestade por todas as mortes. 


Ororo arrasta Harmon consigo e abre um buraco na camada de ozônio para vaporizar o "tsunami". O estratagema desesperado funciona e todos são salvos. Harmon é aprisionado pelo FBI e Ororo reencontra a agente Robertson, que continuava a investigar a situação e se convenceu da inocência dela. Na baía de São Francisco, um barco recolhe os destroços da batalha, enquanto uma figura misteriosa observa tudo nas profundezas. 

Gostei do resultado que Greg Pak obteve nesta história. Não estava esperando grande coisa, mas fui agradavelmente surpreendido. Achei bem interessante o "plot" de uma empresa ser construída a partir dos restos das batalhas super-heróicas, é algo que pode render boas histórias no futuro. Gostei de rever Utopia, marco da última fase em que vimos todos os X-Men reunidos antes do Cisma

Uma coisa recorrente nesta série da Tempestade é que os personagens secundários que já apareceram acabam se envolvendo depois com Ororo de alguma forma e são atingidos pela consequência de suas ações. Pessoalmente, acho isso algo desnecessário, mas talvez isso sirva a algum propósito maior lá adiante. 

Achei o traço de Al Barrionuevo irregular. Ele se saiu bem nas "splash pages" e fez um trabalho razoável nas cenas de ação, mas a narrativa deixou a desejar em alguns momentos e em outros beirou o ridículo, como este aqui:


O curioso  é que a Panini colocou essas duas histórias em um "lugar de honra" em X-Men Extra, abrindo as duas edições em que foram publicadas. Não acho que era pra tanto. 

C@rlos

comments powered by Disqus