segunda-feira, 18 de abril de 2016

Homem-Aranha: Negócio de Família



Já fazia tanto tempo que a Panini não publicava uma das novas levas de Graphic Novels recentemente lançadas pela Marvel que até achei que ela tinha desistido, mas eis que Homem-Aranha: Negócio de Família chega nas bancas e lojas e surpreende todo mundo. Um trabalho só com assinaturas excelentes como Mark Waid, James Robinson, Gabrielle Dell'Otto e Werther Delledera toca num tema que só de se falar faz todo mundo se arrepiar - o passado obscuro dos pais de Peter Parker. Mas será que eles acertaram desta vez? Confie que sim!

Quase relembrando o que vimos na misteriosa Guerra Secreta, que nas mãos divinas de Dell'Otto conquistou todo mundo, o clima da história adiciona certo ao tema de espionagem aqui, mas sem perde as cores mais vibrantes que uma aventura do Amigão da Vizinhança deve ter.  De cara, um prólogo coloca o Rei do Crime e Mentallo como os principais vilões. Eles tem algo arquitetado, que o leitor só deve descobrir mais para o final, mas de cara já nos surpreende quando um fato cai no colo de Peter Parker - e o nosso também:

Ele tem uma irmã.


Ou é isso que alega Teresa Durand, ou melhor seria dizer, Teresa Parker. Uma jovem espiã do serviço secreto francês que recentemente descobriu sua ligação desconhecida com Richard e Mary Parker, falecido espiões dos EUAs e que inadvertidamente tiveram essa menina e para protegê-la esconderam-na do mundo. Aparentemente, esse fato ter vido a tona colocou a vida dos dois Parkers em risco e tudo envolve um algo misterioso que Richard fez no passado e que apenas um Parker poderia ter acesso.


Com um ar completamente realista, a narrativa segue por caminhos cheio de referências a filmes antigos do 007. De cassinos sob ataque, passando por amigos misteriosos e desconhecidos dos pais até ataques de helicópteros e missões em montanhas de neves, tudo que um bom filme de ação tem e não pode faltar. O equilíbrio entre a participação dos dois alteregos também é excelente. Vemos tanto o Peter em ação como também o Aranha, com direito a dois de seus uniformes mais clássicos num só quadrinho.

No fim, tudo desencadeia no plano final arquitetado por Fisk, que estava interessado em um Hibernante que foi escondido num cofre secreto por Richard Parker e que o acesso certamente só seria possível com o mesmo biotipo e conformação genética dos Parkers. Peter serviria direitinho a esse propósito, mas ele iria seguir os planos do vilão? E o maior mistério, que fica no ar até o final, é certamente fechado de forma elegante. Afinal, Peter realmente tem uma irmã?


Esse material é de primeira e já deveria ter chegado aqui há um ano. A Panini continua atrasando bastante as novas Graphic Novels e sem muitas justificativas pro público leitor que aguarda com ansiedade esse material de primeira. Em contrapartida, dá gosto de ver que investiram na melhor qualidade de papel e acabamento pra o lançamento aqui. Com direito a folha plástica de proteção entre capa e contra-capa. 

Coveiro

comments powered by Disqus