quarta-feira, 20 de abril de 2016

Homem de Ferro Superior: A supremacia Extremis



Durante as mudanças dos heróis e vilões da saga Eixo, que foi concluída no mês passado, nenhuma chamou mais atenção do que a de Tony Stark. Principalmente, porque no final, ele continuou invertido e - de certo modo - até ele mesmo acreditava que um dia naturalmente ele poderia descambar praquela lado. Assim, no novo título do Homem de Ferro Superior, acompanhamos nas quatro primeiras edições tudo que rolou com Tony Stark e suas pessoas mais próximas depois da mudança.

Extremis 3.0 é a única coisa que se fala em São Francisco desde que Tony Stark surgiu lá, completamente invertido e cheio de novas ideais para aquela vírus tecnorgânico que sempre ele lutou para não cair em mãos erradas. Ele agora seria distribuído por meio de um aplicativo baixado nos celulares pra quem o quisesse. É exatamente o oposto do que se esperava de um Stark paranóico e cauteloso de anos atrás. Mas agora, o dinheiro parecia falar mais alto.

Na nova proposta, todos que baixassem o App e aceitassem o download ficariam automaticamente mais belos, jovens e sarados. Mas tudo tinha uma pegadinha e a desta vez era que o app era gratuito apenas nas primeiras horas. Depois, seria necessário pagar pra ele. O resultado imediato disso foi que primeiro já se separou ainda mais as pessoas da cidade - ricos que ficaram extremamente bonitos e pobres sem celulares que continuaram sem esse upgrade de beleza. Depois, com os custos que se vinha com a mensalidade, as pessoas agora "viciadas" na nova condição, começaram até mesmo a roubar para pagar pelo app.

Isso, obviamente, chamou de cara a atenção de um outro herói da cidade, o Demolidor. O Homem sem medo acabou impedindo um assalto de um moleque que estava sem dinheiro para o extremis e isso acabou piorando a situação dele quando o garoto foi fotografado e exposto pela vítima que jogou sua foto na internet. Já Pepper Potts que estava indignada com a mudança subita de Stark, que até voltou a beber, decidiu acionar um velho protocolo de segurança dos dois - a armadura senciente, que já ficou tão famosa no passado.


Dado momento, o Demolidor em pessoa tentou confrontar Tony Stark devido ao mal que estava fazendo. Todavia, legalmente, ele não podia fazer nada. As pessoas só baixavam o aplicativo Extremis 3.0 caso aceitassem um contrato legal (que sempre aceitamos e nunca lemos na internet). Depois de dispensar o vermelho, Tony passou pra mais uma etapa do seu plano. Sempre querendo ser o centro das atenções, Stark promoveu um dia de App grátis para quem fosse o ver na rua Castro ao meio dia. Com sua nova armadura de metal líquido e meia simbiótica prateada, Stark chegou ovacionado naquela manhã. Mas para surpresa de muitos, sofreu um atentado.

Quem o ameaçou foi o pai do garoto assaltante que acabou sendo exposto na internet. Depois de resolver a questão do menino, Stark forçou o pai do jovem a mudar sua história e apoiá-lo, privando assim qualquer má interpretação de sua imagem. Pra multidão, estava tudo bem de novo. Mas o Demolidor ouviu toda a história a distância e iria tentar resolver a situação naquela noite mesmo com Tony.

Depois de tentar raptar Stark de seu novo quartel-general montado bem acima da ilha Alcatraz, o Demolidor disse que iria prender o herói invertido ali por dias se necessário até o efeito do Extremis sumir das pessoas. Todavia, Stark sempre foi um cara preparado e virou a situação. Acabou que depois de se safar do cativeiro, deu a Matt Murdock sua visão de volta com uma dose do Extremis 3.0.


Paralelo a isso tudo, temos a história de um rapazinho de 13 anos que sofreu uma dose menor de radiação e se tornou uma versão do Abominável, o Jovem Abominável, pra ser mais exato. Tony e a Mulher-Hulk já haviam lidado com ele no começo desta história. Mas agora ele voltou mais uma vez atacando a nova e arrojada mansão do Homem de Ferro em São Francisco e estava determinado a ter um confronto com Stark de novo. Antes que o combate entre os dois se firmasse, Tony descobriu que ele não passava de um adolescente confuso querendo ajuda para voltar a ser normal. O Homem de Ferro concordou em ajudá-lo ao mesmo tempo que achava que ele poderia lhe ser util no futuro.


Enquanto isso, um confuso Matt Murdock decidiu visitar seu amigo Foggy Nelson enquanto ainda enxergava. Foi por apenas uns meros minutos, pois o efeito do Extremis 3.0 passou logo e ele estava determinado a não ceder a tentação de Stark. Já Tony Stark passou para a nova fase de seu plano quando anunciou num programa de TV que lançaria pequenos drones de reconhecimento facial pela cidade para segurança de todos. Assim, ele evitaria que as pessoas atacassem as outras para roubar dinheiro para mais Extremis 3.0. Ao mesmo tempo, Tony falou que o preço do seu produto não era abusivo e que servia de estimulo para as pessoas se esforçassem mais para ganhar dinheiro e trazer uma evolução natural da sociedade.

Obviamente, Demolidor não estava nada contente com o lance de drones e começou a atacá-los para chamar atenção do Homem de Ferro Superior. Já a SHIELD estava partindo para a mansão do Stark para prender o foragido Jovem Abominável. Tony teve que interceder na operação e prometer a Maria Hill que o jovem chamado Jamie era responsabilidade dele. Resolvida a situação, o próximo a visitar a mansão seria o Demolidor. Matt obviamente negou a proposta de Stark de voltar a enxergar e o acusou de ter infectado todo mundo com o virus extremis na água encanada de São Francisco. Na verdade, o aplicativo só ativaria o virus com um gatilho sonoro. Ou seja, legalmente Tony poderia ser acusado.

A confusão entre os dois veio com a intromissão do Jovem Abominável, que atacou o Demolidor com medo de que Tony preso não pudesse ajudar na sua condição. Stark salvou o Demolidor da queda livre e morte certa com sua armadura. E obviamente aproveitou a situação para articular mais uma de suas saídas miraculosas - apagar as lembraças do Demolidor sobre tudo isso.

Matt acaba acordando no hospital achando ainda que Tony Stark era o velho e bom amigo de sempre. Kristen foi chamada por Tony pra acompanhar o Murdock enquanto se recuperava e ele se saiu mais uma vez das suas maquinações. Mas é obvio que esse Stark invertido ainda terá muito o que se falar aqui nas páginas de Novíssimos Vingadores.


Por hora, a equipe criativa do Homem de Ferro 3 fica por conta do roteirista Tom Taylor e Yldriray Çinar. São dois nomes novos na Marvel, mas que trouxeram uma história moderna, curiosa e de arte agradável para o leitor. É claro que acaba tendo um gosto até mesmo requentado depois do vimos o Doutor Octopus faser na pele do Homem-Aranha na sua época, mas em muitos temas que ele toca, o roteirista é atual e chega até mesmo a deixar saltar naturalmente algumas questões. É algo que apesar de descaradamente passageiro na vida de Stark, não deixa de ter uma perspectiva interessante de ler. Por hora, vai valer a indicação.

Coveiro

comments powered by Disqus