sexta-feira, 22 de abril de 2016

Homem-Aranha e os X-Men: O Amigão da Escola Jean Grey



Atendendo a um pedido do seu falecido amigo Logan, Peter Parker, o Espetacular Homem-Aranha é admitido como professor na Escola Jean Grey para Estudos Avançados, apesar da relutância da diretora da instituição, Tempestade, e dos demais X-Men. Seu objetivo não é puramente didático, mas cumprir uma missão que Logan lhe confiou em total sigilo: descobrir um espião infiltrado entre os alunos. O estilo atabalhoado do Aracnídeo, aliado à rejeição de sua presença não o favorece nem um pouco, mas ele fará o seu melhor para cumprir sua missão, como nos mostrará o escritor Elliot Kallan e o desnhista Marco Failla no novo título Spider-Man and the X-Men, cujos dois primeiros números foram publicados em X-Men Extra #24 e #25 pela Panini.

O Aracnídeo assume a cadeira da disciplina "Ética e Superpoderes", e sua turma é composta pelos alunos Satânico, Pedreira, Garota-Tubarão, Ocular, Garota Nula e Ernst. Este primeiro encontro é bem ruim e Peter decide ceder à vontade dos alunos e levá-los para uma sessão na Sala de Perigo dos X-Men. Durante os exercícios, Aranha passa alguns conceitos de ética para a turma e tudo parece correr bem, até que a sessão é interrompida por uma brincadeira infeliz de Pedreira, que o atira em um robô projetado para deter o X-Men Colossus. Peter se liberta com alguma dificuldade, mas isso faz com que Pedreira se torne seu suspeito número um.


Peter acha que seus alunos ficam perdendo tempo demais em exercícios bélicos e decide levá-los para uma excursão no Museu de História Natural. Eles não ficam nem um pouco impressionados com as ossadas de dinossauros que se encontram no local, já que eles viram muitos de perto na Terra Selvagem. Para piorar ainda mais a situação, eles encontram reunidos dois inimigos do passado do Aracnídeo e dos X-Men: Stegron, o homem-dinossauro e Sauron, o mutante pterodátilo que suga a essência vital de outros seres vivos. 

Tomados de surpresa, os heróis logo são aprisionados graças ao poderes hipnóticos de Sauron, que coloca seus adversários para dormir. Quando eles despertam, percebem que a Garota-Tubarão se aliou aos vilões que, montados em criaturas pré-históricas, revelam o seu plano de transformar o distrito nova-iorquino de Staten Island numa nova Terra Selvagem.



Em seguida, o Aracnídeo e seus alunos se livram das cordas que os amarravam e tentam uma nova investida contra os vilões, mas o Aranha ordena que todos cessem o ataque quando percebe que os dinossauros são cidadãos comuns transformados por uma máquina de Stegron. Os heróis são aprisionados novamente e jogados em uma jaula. 

Sauron parece muito interessado na Garota-Tubarão, que fica muito acanhada quando percebe isso. Logo depois, ela se dirige aonde seus amigos estão aprisionados e revela que apenas fingiu que passou para o lado dos vilões. Peter percebe que pode confiar mais em seus alunos e pede à mutante que descubra se é possível reverter a transformação e que jogue "um lagarto contra o outro". Sauron chega de repente e interrompe a conversa. Para despistar, a Garota-Tubarão diz que seus colegas tentaram fugir e que Glob tentou passar seu corpo fluido por entre as barras. Por retaliação, ele é transformado em dinossauro pela máquina de Stegron e, pra dizer a verdade, isso faz com que seu aspecto melhore bastante.



Cansado disso tudo, o Aranha se liberta de suas cordas e parte pra cima de Sauron. Os dois atravessam uma janela e Satânico tira os outros de lá, deixando apenas a Garota-Tubarão com Stegron. Ela se insinua para ele e o convence a criar uma reversão em sua máquina. Sauron larga o Aranha e retorna sozinho. Stegron, apaixonado também pela mutante, resolve eliminar o seu rival. Ela protege a máquina e seus amigos retornam enquanto os dois vilões se engalfinham. De alguma maneira, Stegron aprendeu a habilidade de Sauron de drenar seres vivos e este reage usando seu olhar hipnótico. O resultado disso é que ambos entram simultaneamente em catatonia, o que encerra o combate.


Glob é revertido para sua aparência normal e o Aranha chama os Vingadores para aprisionar os vilões. Em seguida, o avião Pássaro Negro, dos X-Men, aterrissa sob o comando de Tempestade, que está bem irritada com a ausência prolongada de seus alunos. O Aracnídeo e sua turma embarcam na aeronave e são atacados por gás, o que faz com que todos desmaiem. O piloto revela sua verdadeira identidade, o Camaleão, mestre dos disfarces, que tinha a missão de capturar o Homem-Aranha e pegou os alunos da EJG junto com ele. Ele avisa a seu chefe, o alienígena chamado Mojo, que iria se livrar dos mutantes mas este ordena que tragam todos juntos pois, afinal, "os X-Men são campeões de audiência". 


Essa sequência de duas histórias é um entretenimento ótimo e despretensioso. Apresentam também bons momentos de humor e várias reviravoltas no enredo. São bem diferentes da encarnação anterior de Wolverine e os X-Men, em que essas qualidades não existiam, tudo era sombrio e dramático demais. Achei também que essas características positivas fazem com que esta nova série se aproxime mais da fase conduzida por Jason Aaron do que a de Jason Latour no título. Além disso, gostei de rever dois vilões "clássicos" como Sauron e Stegron e do motivo que trouxe o Aranha para a EJG. Parece que a proposta do título é mesclar vilões relacionados ao Homem-Aranha e ao universo mutante. Vamos acompanhar.

Gostei também dos desenhos de Marco Failla. Seu traço leve, de boa narrativa, combina perfeitamente com a história. O seu Aranha me fez lembrar o de Todd McFarlane.

Gostaria também de elogiar o trabalho da Panini. O sotaque nordestino da Garota-Tubarão, recifense de nascimento, ficou muito bom. Outro fator positivo foi a boa adaptação dos dizeres que encerram os dois capítulos abordados aqui, com palavras que começam sempre com a mesma letra no original. Vocês podem vê-los logo acima.

C@rlos



comments powered by Disqus