quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Campanha para levar crianças negras pobres para ver Pantera Negra nos cinemas só cresce dia a dia

Lembra do desafio dos baldes de gelos que se espalhou pelos EUA e, depois, mundo afora. Bem, alguns americanos estão neste momento incentivando algo maior, visivel e impactante. Estimulados pelas primeiras campanhas de levar crianças negras pobres americanas a assistirem o Pantera Negra nos cinemas, criou-se o #BlackPantherChallenge.



Tudo começou com uma ideia de uma convenção em Michigan (veja aqui). Então, outras campanhas usando já o título "BlackPantherChallenge surgiram. Uma delas chegou a juntar dinheiro o suficiente para levar 500 crianças entre 13 a 18 anos pra assistirem uma sessão em Tampa, Brandon e Wesley Chapel. A AMC ajudou em parte deste trabalho com $500 dólares para alugar as salas onde serão projetadas o filme. Na sessão de Tampa, as crianças ainda contarão com a presença do lutador de WWE Titus O'Neill (Thaddeus Bullard) para ver a sessão com eles.

"Eu tenho 40 anos e nunca vi um personagem da Marvel que se parecesse comigo, como um herói afro-americano. Essa vai ser a primeira vez que eu vou ver um super-herói na telona que se pareça comigo e eu quero que essas crianças não apenas vejam esses super-heróis na tela como se enxerguem como super-herói também" disse o lutador. "Esse é um verdadeiro momento de lição se pudermos levar eles aos cinemas". Isso estimulou outras celebridades a fazer o mesmo. A ganhadora do Oscar Octavia Spencer falou em seu instagram que quando o filme abrisse nos cinemas estaria em Mississipi e estava considerando a possibilidade de reservar toda uma sessão de cinema em algum sala de exibição do lugar só para levar crianças negras que não pudessem pagar a entrada para eles sonharem em ser eles mesmo os super-heróis. E usou as hashtags de que Reis e Rainhas ascenderão.



As campanhas não param de dar frutos e parecem ser boa parte responsável pela estupenda pré-venda de ingressos do Pantera Negra. Um dos pioneiros nessa iniciativa foi Frederick Joseph que utilizou os serviços de arrecadação do GoFundMe para poder levar crianças do Harlem aos cinemas. Frederick Joseph conseguiu uma das maiores arrecadações com 40 mil dólares e não só abriu novas campanhas para levar mais crianças como estimulou outros grupos a fazer o mesmo.






 Segundo alguns sites, já foram abertas 200 campanhas (atualizamos o número do mapa)  e arrecadados mais de 160 mil dólares. Atualmente são mais de 64 campanhas em andamento cobrindo 15 estados que podem ser vistas aqui.

E não para por aí. Como alguns devem ter notado hoje pela manhã, um murmurinho rolou em alguns sites noticiando um certo grupo de fãs radicais da DC promovendo um boicote ao filme do Pantera Negra estimulando as pessoas a fazerem notificações baixas no site agregador de críticas Rotten Tomatoes. Apesar de ter tomado proporções maiores do que mereciam, uma coisa de boa se teve com tudo isso. Dois auto-intitulados "Super Fãs da DC", Sheraz and Zayyan Farooqi, que fazem parte do site ComicBookDebate criaram um outro GoFundMe para o Black Panther Challenge após as notícias desse infeliz boicote. A proposta deles é juntar 5 mil dólares para levar 300 crianças pobres do Bronx aos cinemas. Segundo os dois, essa é uma maneira de mostrar que acima dessa disputa está o reconhecimento da importância que esse filme tem para a representatividade nesse meio.

Coveiro

comments powered by Disqus