segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Marvel revela novo lugar onde estaria Wakanda?



Quando foi a primeira vez sugerido que Wakanda fazia parte do Universo Cinematográfico da Marvel, todo mundo ficou enlouqueido querendo saber precisamente mais detalhes daquele mapa tão distante e pouco focado que aparecia no final de Homem de Ferro 2. Praticamente oito anos depois, podemos dizer que temos uma ideia mais precisa de onde Wakanda (a dos cinemas) está graças a uma imagem retirada do Marvel’s Black Panther: The Art of the Movie. Confira:



Nesse mapa, é possível ver a localização das tribos de Wakanda, a capital, as afastadas Terras Jabari e até mesmo a necrópole de Wakanda. Mas o que mais chama atenção desta vez é a precisão da localização geográfica do lugar. Entre as fronteiras de Uganda, Ruanda, Congo e o lago Kivu.

O que é peculiar nisso é que durante uma cena de Capitão América: Guerra Civil, Wakanda é mostrada em outra localização. Wakanda ficaria mais acima, do outro lado de Uganda, fazendo fronteira com o Quênia e provavelmente também com o Sudão do Sul. Apesar de ser uma diferença mínima e praticamente o coloca na mesma região da África Equatorial, é curioso ver que mesmo nos cinemas a localização precisa de Wakanda ainda é uma incógnita.



Pondo os dois pontos no mapa, seria algo assim a diferença:


Em vermelho, seria a posição do filme do Capitão América: Guerra Infinita. Já em azul, temos mais ou menos a nova posição revelada no Artbook.

O mais legal de tudo é que nos quadrinhos, a misteriosa Wakanda já mudou de lugar também. E olha que foi muito mais evidente essa alteração. Em um dos primeiros mapas que foi feito de Wakanda na fase do Jungle Action colocava o país como tendo saída pra o Oceano Atlântico:


Provavelmente por ter ficado bastante ilogico que um país que era tão escondido e protegido ficar numa área costeira, rapidamente o pessoal da Marvel trocou isso nos Atlas do Universo Marvel de 2008 lá por volta do anos 90 pra adiante. Agora, Wakanda era rodeado por países fictícios, mas seguramente estava no leste africano entre Quênia, Uganda, Estiópia e Sudão (que era um só país no mapa). Isso lembra um pouco a posição do mapa que nos cinemas está em Capitão América: Guerra Civil.


Agora, um novo mapa feito pra fase do Ta-Nehisi Coates  parece propor a ideia de que a localização de Wakanda seja um pouco mais ao sul, ainda cercada por países menores fictícios, mas desta vez beirando o Lago Vitória. Ou seja, mais uma vez entre Uganda e Ruanda. Algo que lembraria a localização do mapa do Artbook.



Obviamente, não tem pra que nos atermos tanto a coisas meticulosas a esse ponto, mas fica mais uma curiosidade pra quem está acompanhando nossa Maratona 616 essa semana.

Coveiro

comments powered by Disqus