quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Novíssima Wolverine: Destino (Guerra Civil II)


Laura Kinney, a Novíssima Wolverine, trouxe para sua casa uma “versão distópica alternativa” daquele que considera como pai, O Velho Logan, após uma missão da SHIELD. Ela e Gabby, uma clone adolescente da própria Laura, tentam lidar com a estranha situação. Além disso, um inumano chamado Ulysses, teve uma visão terrível a respeito do futuro dos três e alertou Carol Danvers, a Capitã Marvel, a respeito. É o que acompanharemos a partir de agora no arco Destino, publicado originalmente em All-New Wolverine #10 a #12 e aqui, pela Panini, em O Velho Logan #15 a #17. Os roteiros são de Tom Taylor e os desenhos, de Ig Guara

Logan desperta amarrado numa cama. Laura e Gabby tentam acalmá-lo. O canadense estranha a presença de Jonathan, o carcaju de estimação da menina. Os três logo percenbem a presença de uma desafortunada dupla de assaltantes que vieram para roubar o apartamento. A situação é tão absurda que eles riem na cara dos dois bandidos. Logan oferece a eles a chance de darem o fora antes que percebam o erro monumental que cometeram, mas um dos bandidos se exalta e dispara um tiro certeiro em Jonathan. Aí a situação se complica de vez.





Os bandidos são derrubados, mas suas vidas, poupadas. De maneira surpreendente, Jonathan se recupera do disparo à queima-roupa que levou. Logan se aproxima de Gabby e diz para a menina que sabe que ela está escondendo alguma coisa de Laura. Ela jura que não machucaria Laura por nada e Logan aceita a palavra dela.

Em seguida, Logan e Laura finalmente podem conversar sobre a ligação que existe entre eles. O canadense revela que a Laura de sua realidade foi um dos únicos acertos que teve em sua vida. Ele tentar alertar a jovem sobre a Gabby que conheceu outrora, mas ela não lhe dá ouvidos. Laura liga para Maria Hill, diretora da SHIELD, para encaminhar os dois bandidos aprisionados. Hill responde que já tem uma equipe a caminho, acompanhada do Capitão América, para conversar com Logan. A diretora explica que a razão disto é por causa da previsão de Ulysses, em que Logan mataria Gabby.



Steve Rogers se adianta e pede a Logan para subir ao apartamento. O canadense lhe dá permissão, mas a situação é muito tensa. O imóvel está cercado por um esquadrão da SHIELD por todos os lados. Gabby fica deslumbrada com a presença de um visitante tão ilustre. Logan se retira para pegar “suas tralhas”, mas Hill alerta Steve de que ele está mentindo e o Capitão América é forçado a agir.

Laura reage contra Steve e o esquadrão que o acompanha. Logan foge com Gabby usando os jatos portáteis que estavam guardados na casa. Antes que Steve os derrube com o escudo, Laura dispara vários tranquilizantes contra ele. O Sentinela da Liberdade explica que a visão de Ulysses está prestes a se concretizar e que não resta muito tempo para evitá-la. O aero-portaaviões da SHIELD dispara contra Logan e este cai numa fonte do Central Park. Isso faz com que Logan reaja com seu instinto assassino característico contra os soldados da agência, que o enchem de tranquilizantes. Gabby se aproxima dele para acalmá-lo, mas Logan reage de maneira brutal: “você tirou Laura de mim!”


Há algo muito mal explicado sobre o que aconteceu entre O Velho Logan e a Gabby de sua realidade, ao ponto de Logan ter cuspido e profanado a lápide do seu túmulo. Mas não há tempo de pensar sobre isso. No nosso presente, Logan atira o corpo da menina para longe e é derrubado por Steve. Não por muito tempo, pois logo ele foge pelos esgotos. 

Furiosa e culpando o Capitão América e a SHIELD por todo o ocorrido, Laura parte sozinha ao encalço de Logan. A jovem o localiza com facilidade, mas o canadense ainda não voltou a si e o confronto é inevitável.



Na superfície, Gabby se recupera milagrosamente do ataque que sofreu e é mais uma que se atira nos esgotos, atrás de Laura. Lá embaixo, a jovem  atinge seu oponente em cheio e isso faz com que ele recobre a consciência de seus atos. Contudo, Laura está furiosa demais para ouvi-lo e se prepara para um golpe fatal. Ela é interrompida por Gabby, que chega a tempo de evitar o pior. 

Laura pergunta a Logan se ele matou a Gabby de seu mundo. O canadense nega e responde que “vocês duas se mataram”. Ele acrescenta que a menina é “pior do que nós dois juntos e tirou você de mim”. Laura defende a sua protegida e dá as costas ao canadense, renegando-o como uma “versão distópica alternativa” de sua figura paterna e o proíbe de se aproximar delas novamente. Logan não deixa de advertir Gabby duramente: “se você machucar Laura, vou atrás de ti”. A menina responde à altura: “é justo, mas se você machucá-la um pouquinho que for, vou te abater  feito um cão raivoso”. 



As duas voltam à superfície. Steve se dirige de encontro a elas e pergunta por Logan. Laura responde que ele foi embora e que não os incomodaria novamente. Steve afirma que ele tinha que responder pelos seus crimes e Laura reforça o que dissera anteriormenre: nenhum crime teria sido cometido se ele e a SHIELD não o atacassem preventivamente. Gabby acrescenta que o Capitão América deveria defender a liberdade e não prender as pessoas “por precaução”. 

Laura afirma que “o tal vidente vai dividir vocês de novo” e que as pessoas se desiludirão ainda mais ao verem um herói lutando contra o outro. Em seguida, Laura puxa a menina consigo e encerra a conversa, dizendo que elas vão para um lugar onde nem Maria Hill ou a SHIELD possam achá-las. 



Gostei deste arco de histórias, que apresenta uma reflexão muito interessante sobre as consequências da “justiça preventiva”. Neste caso, concordo com Laura, nada disso teria acontecido se a SHIELD não tivesse provocado tudo. O que vocês acham? 

Pode-se concluir que este arco se passa antes do primeiro grande confronto de Guerra Civil II, que ocorreu na edição nacional #3. 

Tom Taylor continua apresentando um trabalho consistente e vem se afirmando como um dos roteiristas mais interessantes da atualidade. Não conhecia o trabalho de Ig Guara, mas ele apresentou qualidades interessantes no traço e narrativa. O próximo arco da Novíssima Wolverine revisitará um dos momentos mais marcantes da vida de seu predecessor: Inimiga do Estado. Até lá !

C@rlos

comments powered by Disqus