sábado, 20 de agosto de 2011

Conheçam a causa da "Cisão" dos X-Men (e uma volta aos anos 90)!

* Atenção! Informações inéditas no Brasil e EUA!!!


Nem todas as novidades para os X-Men envolvendo o final da saga Schism foram descobertas (ainda bem, já que ela ainda está na metade), mas aos poucos alguns detalhes interessantes foram revelados, parte pela própria Marvel e parte contra a vontade dela. Curiosos em saber o acontecimento que pode causar um conflito de proporções jamais vistas antes entre Ciclope e Wolverine? Querem saber como a equipe ficará após o final da saga? E de que se trata a "volta aos anos 90"? Confiram as novidades - a menos que prefiram não estragar a surpresa para quando ela for publicada no Brasil; nesse caso, passem longe desse artigo...



A maior novidade envolvendo os heróis mutantes é a causa da cisão propriamente dita- se não a única, pelo menos a que dá início às divergências entre Ciclope e Wolverine. E obviamente, não foi divulgada nem autorizada pela Marvel. Mesmo assim, o site Bleeding Cool revelou que, durante a visita de parte da equipe a uma exposição da cultura mutante em São Francisco, um ataque surpresa do novo Clube do Inferno deixa todos os X-Men ali presentes incapacitados... com exceção da pequena Idie Okonkwo, vulgo Oya, uma das jovens mutantes surgidas após o retorno da messias mutante Esperança Summers.



Com os X-Men caídos e reféns prestes a morrer, Oya se comunica à distância com Scott e pergunta o que deve fazer; o atual líder da equipe dá permissão total para ela fazer o que achar necessário. A jovem acaba salvando o dia... assassinando todos os agentes do Clube. Assim, uma jovem inocente vira uma assassina para sempre, e Logan se enfurece com Scott por ter deixado a menina sujar as mãos com sangue. Ciclope, por sua vez, defende que tomou a única decisão possível para salvar os reféns no museu, e acusa Wolverine de não ter chegado lá a tempo para impedir que Idie tivesse que fazer o que fez.

Assim, os roteiristas Jason Aaron (X-Men: Schism #3) e Kieron Gillen (Generation Hope #10) lançam aos leitores um dilema ético: permitir que uma menor de idade cometa assassinato era a única saída para o problema? Ou ela deveria ter se contido, mesmo que isso resultasse na morte de outros X-Men e de pessoas inocentes? Não é uma pergunta fácil de se responder.



Como se sabe, eventualmente os dois X-Men terão um atrito sério que resultará na separação da equipe. E eis aqui a volta aos anos 90: com a divisão em duas frentes ideológicas, os X-Men de certa forma retomam a antiga divisão do grupo nas equipes Azul e Dourada, então criadas para que o "excesso" de integrantes (na época, eram cerca de 13 X-Men - hoje, há pelo menos uns 40...) não impedisse que todos fossem devidamente aproveitados nas histórias.

Antes de chegarmos lá, vamos às novas imagens promocionais divulgadas (agora sim) pela Marvel. X-Men, série do roteirista Victor Gischler voltada para promover uma maior interação entre os heróis mutantes e o restante do Universo Marvel, ganha em novembro a entrada do brasileiro Will Conrad na arte. A única personagem titular revelada para a nova fase dessa revista é a ex-mutante e atual vampira Jubileu.



Apenas em dezembro a Uncanny X-Force, série de Rick Remender, entrará na era pós-Schism. Ganhando o reforço do desenhista Robbi Rodriguez, a série tem como único personagem revelado para sua nova fase nosso querido Noturno! Mas calma, Kurt Wagner continua (infelizmente) morto; o Noturno que aparece aqui é sua contraparte da Era do Apocalipse, que pelo jeito veio passar uns tempos na Terra-616...



E com esses teasers, entendemos melhor a volta das equipes Azul e Dourada. Vejam as montagens abaixo, com todos os teasers divulgados até agora; até os logos de cada série adotam as cores azul ou amarela, para indicar de que lado cada revista estará afiliada:



A nova "Equipe Azul"...



...e a nova "Equipe Dourada".

Outras séries X também terão capas variantes relacionadas às suas afiliações, embora estas ainda não tenham sido divulgadas. Sabe-se que New Mutants, a série dos Novos Mutantes, estará do lado Azul; já a equipe de detetives X-Factor ainda não teve sua afiliação divulgada (e talvez nem tenha uma, dada sua considerável distância do universo X), mas há quem acredite (por conta do braço forte no canto direito do teaser de X-Men: Legacy, que alguns leitores acreditam ser de Guido, o Fortão) que eles estejam do lado Dourado. E há a possibilidade de alguns X-Men terem afiliação dupla: embora o teaser de Uncanny X-Force passe a impressão de que Psylocke está na "Equipe Dourada", a telepata ninja aparece lutando ao lado de figuras da "Equipe Azul" em uma capa divulgada para a série Generation Hope.

Essas são dúvidas que ainda não foram respondidas. Porém, uma resposta foi dada a uma das questões que vinha afligindo muitos leitores por aí: o que acontece com Ciclope após Schism? Com o uso de Emma Frost no lugar de Scott Summers no teaser de Uncanny X-Men, havia quem especulasse que o atual líder mutante acabaria a saga decidindo deixar os X-Men, sendo expulso de ambas as equipes, sendo preso ou mesmo morto.

Bem, capas nem sempre são representações reais do que as histórias mostram, mas se esse não for o caso da ilustração abaixo feita por Carlos Pacheco para a primeira edição pós-relançamento de Uncanny X-Men, desconfio que os fãs do "Magrão" poderão respirar aliviados...



Com todas essas revelações, é possível que agora a Casa das Ideias dê uma parada com as imagens promocionais "pós-Schism". Mas caso não pare, podem ter certeza de que as novidades serão mostradas por aqui! Não somos o Cid Moreira no Fantástico, mas no que diz respeito a Schism, estamos de olho...

Fernando Saker

comments powered by Disqus