domingo, 28 de agosto de 2011

Fan Expo 2011: A despedida agitada de Marko Djurdjevic

Expo

Nem tudo foram flores na Fan Expo deste ano. Logo de cara, num dos primeiros painéis da Marvel chamado "Team Spirit", o artista Marko Djurdjevic roubou o momento para constranger a todos e soltar o verbo contra a Marvel. E isso se tornou a maior manchete da convenção, que se estende até hoje. Para entender melhor, continue a leitura.

Tudo aconteceu na quinta a noite, num painel em que ele dividia a discussão juntamente com Jonathan Hickman e Steve Epting. Em dado momento, quando lhe perguntaram se ele sentia falta de desenhar mais interiores ao invés de capas, Djurdjevic foi efusivo reclamando dos autores de baixa qualidade com quem trabalhou na Marvel e se adiantou dizendo que "J. Michael Straczynski escrevia que nem papel higiênico (sic)". E isso não parou por aí, apesar do constrangimento geral já causado.

Djurdjevic cortou Hickman em dado momento e reclamou bastante de que a Marvel sempre tomava seu tempo, mudando vários de seus conceitos visuais criados para novos personagens, citando o exemplo da nova "Mercenária" das histórias do Demolidor, que segundo ele foi infinitamente revisada até que a Marvel decidisse o que fazer. Disse que no caso do trabalhos com "Games" ele era pago por hora, muito diferente do nos quadrinhos. Disse que brigava sempre com o pessoal da Marvel sobre isso e falou "Vocês não podem fazer as pessoas redesenharem as merdas que fazem se vocês não decidem o que realmente querem. Ou paguem ou caiam fora!".

Em suas palavras, "Quando sou contratado para design de filmes e jogos, eles me pagam pela minha criatividade. Na Marvel, eles me pagam pelo que vende. É um saco para um artista".

Expo

Dentro desse assunto, os representantes da Marvel reagiram tranquilamente. Falaram inicialmente que era apenas "Marko sendo o Marko", como que citando que isso era algo corriqueiro no seu dia a dia. Depois, disseram que mesmo ele se sentindo desse jeito, era um amigo entre muitos da Marvel mesmo assim, finalizaram com uma sugestiva brincaderia de que ele provavelmente estava bêbado...

Os demais que trabalham na indústria não foram tão complacentes, principalmente os roteiristas. Mark Waid foi irônico e soltou um “Caro #MarkoDjurdjevic : você não será esquecido” no seu Twitter, logo depois complementando que ele foi um idiota não só pelas ofensas mas por roubar todo um painel da Marvel só para desferir seus ataques pessoais. Chris Robinson twittou que não o conhece pessoalmente, mas brincou dizendo que "deve ser uma pessoa bem legal de se trabalhar, não?". Já Ron Marz fez uma sutil piada twittando que "Então, o livro 'Marvel Art de Marko Djurdjevic' será em breve um item raro para os colecionadores, não?"

No entanto, houve uma defesa a favor de Marko. Alguém que estava ali ao seu lado. Jonathan Hickman twittou dizendo que "essa questão do Marko Djurdjevic não está sendo colocada direito por aí. Ao menos na minha opinião. Ele certamente não foi desrespeitoso comigo ou com o Steve (Epting). Achei que todos presentes estavam até se divertindo". Contudo, é difícil saber se Hickman não está apenas querendo por panos mais mornos na história, principalmente a pedido da Marvel.

Mas a grande resposta veio do próprio Straczynski, que colocou tudo assim em resposta no seu Facebook:

"Muitas pessoas me mandaram emails perguntando o que achei das atitudes recentes de Marko Djurdjevic quando atacou a Marvel e disse que eu 'escrevia que nem papel higiênico (sic)'. Daí, fiquei preocupado porque tenho quase certeza de que alguém pode até escrever NUM papel higiênico, mas o papel higiênico em si não deve conseguir escrever, já que mal pode segurar uma caneta ou digitar num teclado. Então, acho que perdi alguma coisa e resolvi procurar a Liga Anti-difamação do Papel Higiênico (LAPH) para que me dessem uma resposta", disse o autor em resposta zoando com os erros gramaticais do desenhista alemão.

Seguiram algumas piadas meio sem graça do autor envolvendo a sobriedade do companheiro, finalizando com um comparativo da situação de Marko e de Charlie Sheen (que, para quem não sabe, abusou de seu ego recentemente causando desagravo a todos da indústria da TV) e algumas outras ironias que seguem nos comentários de sua postagem.

Contudo, o que pouca gente tem noção é que em suas postagens mais recentes do Facebook, Marko Djurdjervic tem mostrado toda a sua insatisfação com a Marvel. No texto a seguir, ele fala que não vê a hora de acabar seu contrato de longos cinco anos:

"5 anos e finalmente estará tudo acabado. Dois meses atrás eu finalmente encerrei meu contrato exclusivo com a Marvel. É o fim. Nada mais de superheróis, nem homens tristes em seus uniformes apertados, nada mais de capas. Ao menos, não por um tempo. :) Nem posso acreditar que acabou. Depois de 300 capas pintadas, incontáveis redefinições, 10 edições interiores, finalmente posso fechar esse capítulo da minha carreira e me focar no SIXMOREVODKA (empresa pessoal do Marko) com toda minha força e energia. Fico aliviado. Sinto as coisas melhores agora do que nunca. Obrigado à Marvel por esses 5 grandes anos. Ensinaram-me muito, mas agora é o momento de seguir adiante. :D Ahhhhh"

Bom, certamente ainda deve vir muita coisa sobre esse assunto. Principalmente, quando recomeçar de fato a semana de trabalho na Marvel nos próximos dias. Provavelmente teremos um parecer oficial sobre toda essa situação desagradável. Mas uma coisa é certa, essas foram as seis doses de vodka mais caras da vida de Djurdjervic.


Coveiro

comments powered by Disqus