quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Segundo Advento - Parte V: Salvação

Assim como acontece em muitas obras de ficção sobre o tema e alguns até ousam acreditar, o retorno da Messias Mutante simbolizava para muitos a única chance de salvação para todos os mutantes. Seu nome, Esperança, não poderia ser mais apropriado. Contudo, sua segunda vinda certamente não seria um evento tranquilo. Houve guerra, destruição e mortes; perdas que serão sentidas para todo o sempre. E na beira da quase extinção de toda uma raça, os X-Men unem todas suas forças numa luta que se divide entre o presente e o futuro.

2ADVENTO

Como vimos anteriormente, os X-Men se viram enclausurados numa redoma energética que isolou num só lugar a maioria da espécie mutante, prontos para uma grande matança. Nem mesmo os esforços dos Mais Poderosos Heróis da Terra poderiam quebrar aquela barreira. Sendo assim, Ciclope delegou uma missão sem volta para a X-Force, que junto com Cifra e Cable, viajaram para o futuro dos Nimrods para por fim ao problema pela raiz.

O combate no presente, que já tinha custado algumas vidas e causado estragos físicos grandes demais para alguns, contou com um reforço gigantesco com a entrada do enfermo Magneto. Até mesmo Esperança se juntou à batalha e mostrou como é ser treinada pelo seu pai adotivo. Contudo, a grande diferença estava anos à frente dali. Em combate contra as forças do futuro que estavam despachando Nimrods para o presente, a X-Force se infiltrou até a base do Molde Mestre. Lá, Doug Ramsey entrou em contato com a mente do inimigo e enquanto ele tentava subjugá-lo, Cifra reescreveu seu padrão, destruindo-o por dentro. Todos os Sentinelas e Nimrods daquele tempo foram desativados. Nenhum mais passaria pela membrana temporal. Só havia um único problema. A X-Force também estaria presa lá.


2ADVENTO

Nem mesmo Laura e seu fator de cura conseguiram cruzar a passagem temporal. Estavam certos sobre nada orgânico passar por lá. Então um sacrifício foi feito. Enquanto Esperança culpava Ciclope por ter mandado o próprio filho à morte, surge um braço mecânico por dentro da membrana.


2ADVENTO

Alguns segundos depois, vê-se Cable, com o vírus tecnorganico tomando completamente seu corpo e abrindo uma fenda na membrana. Através dela, passaram Wolverine, X-23, Dominó, Cifra e o Anjo. Então, no último instante, sobrecarregado, o corpo de Cable se rompeu bem na frente da menina, mas não sem antes proferir um sutil sorriso de alegria por ver Esperança viva.


2ADVENTO

Esperança caiu no chão com o único resquício de seu pai adotivo que sobrou, o braço mecânico. Ciclope se aproximou para confortá-la, mas a menina se virou para falar o quanto o odiava. Essa discussão, no entanto, foi deixada para outro momento, já que Bastion os atacou num último esforço. A ponte Golden Gate foi destruída, muitos mutantes foram ao mar e, nesse momento de desespero, a menina Messias juntou suas forças e a determinação que adquiriu com seu pai para confrontar o vilão. Então, vemos finalmente algo mais sobre seus poderes.

2ADVENTO

Primeiro, ela se defendeu de um ataque usando uma armadura energética. Depois, raios foram disparados de seus olhos, seu punho virou puro aço orgânico, moveu a terra para criar um escudo, ergueu-se aos céus e, por fim, emanou chamas em forma da Fênix. Ciclope e Wolverine partiram para ajudá-la, mas foi Esperança quem deu o golpe final, emanando uma estupenda quantidade de energia que desintegrou completamente o inimigo. Com o fim do vilão, exaurida, Esperança Summers apenas tombou no chão. Agarrou-se ao braço de seu pai adotivo falecido e adormeceu.

2ADVENTO

O que se segue é uma série de epílogos determinando como ficaram as coisas depois da chacina aos mutantes. A maioria foi para enfermaria se recuperar. Karma e Satânico ficaram com sequelas permanentes. Colossus e X-23 vão se recuperar após algum tempo. E lá, Esperança reencontrou Magneto, alguém que parece ter muito o que ensinar a menina.

Dias depois, ocorreu o funeral de Cable. Ciclope não conseguiu falar nada sobre seu filho e desabou no meio do discurso. Coube à menina Messias dar passos à frente e falar sobre seu amado pai e tudo que aprendeu com ele. Repetindo palavras dele, diz que Cable morreu conseguindo as três coisas que um soldado poderia querer em vida: lutar pelas coisas que importam, encontrar companheiros amados que lutem ao seu lado e morrer em batalha. No final da cerimônia, ela se isolou de todos e Ciclope retirou Vampira do seu papel de agente de campo, descontente com suas ordens desobedecidas por ela, mas pediu para a mutante ajudá-lo a lidar com a menina Esperança.

2ADVENTO

Outro ponto neste epílogo é o destino da X-Force. Wolverine tem uma conversa com Ororo Munroe, que está bastante descontente com tudo que descobriu sobre Logan e seu grupo. E pelo caminhar do fim desta conversa, talvez seja o último encontro dos dois como amigos. Logan também decide tirar Laura Kinney do grupo e pede para que ela finalmente siga sua vida, pare apenas de seguir ordens. E as maiores consequências disso serão vistas na nova série mensal da X-23. Em contrapartida, após solucionar todo problema com Bastion e com o advento da nova Era Heroica, Scott repensa melhor sobre a existência da X-Force e acha por bem desativá-la. Wolverine, no entanto, não pensa da mesma maneira, e mesmo sem o consentimento do “Magrão”, convoca membros para uma nova formação da equipe – Deadpool, Fantomex, e Psylocke se juntam a ele e ao Arcanjo.

2ADVENTO

Outro desfecho interessante recai nas atitudes de Hank McCoy ao deixar o time. Ao invés de lidar com Ciclope, Hank é obrigado a ouvir palavras duras do Namor. Com pesar, Scott vê o amigo partir, mas o Príncipe Submarino o apoia informando que são novos tempos – “Um general não precisa ser pacifista”. Daí, deixo uma nota de fundo para a divertida cena do Namor tentando interagir com o grupo no jogo de basquete. E para saber mais do destino do Fera, aconselho ler a primeira edição da nova revista da Panini, Capitão América e os Vingadores Secretos.

Ao pé de uma imensa fogueira na ilha Utopia, Emma observa a menina Messias sozinha. Então, a garota se vira para ela e manifesta descaradamente a Força Fênix para ela (com direito a referência à aparição de Jean na mente de Emma alguns arcos atrás). Emma se apavora e corre em busca de Scott. E, na base, ela encontra o seu amado com um sorriso de canto no rosto. Ao redor do mapa-mundi holográfico da Cérebra, acenderam novas luzes, novos mutantes despertos, uma nova esperança. “Nós acertamos”, diz ele, direcionando assim os novos rumos da franquia mutante.

2ADVENTO

Com isso, temos alguns fechamentos, não só dentro das histórias, mas em suas equipes criativas. A já renomada dupla Craig Kyle e Chris Yost deixam não só a X-Force, mas as histórias mutantes (pelo menos oficialmente e por um tempo). E eles se vão fechando um bom ciclo de suas histórias, expandindo a trama que criaram alguns anos atrás para fechar com o melhor dos “Capítulos” da chamada Trilogia da Messias. Também começaram a fechar uma questão que estava como background na vida dos X-Men por quase cinco anos, se contarmos o tempo desde Dinastia M, em que nenhum novo mutante nasceu desde então. E no lugar da dupla, ficará Rick Remender na X-Force, que vocês recentemente viram escrevendo Justiceiro.

Particularmente considero, de todas as vezes que aconteceu de Cable deixar os títulos mutantes, a melhor despedida dele do universo regular. Certamente, ele fecha aqui um ciclo que ele mesmo acabou não completando. Outrora ele mesmo uma vez considerado um certo tipo de messias no futuro, acabou se tornando aquele que preparou verdadeiramente a menina que recebeu este título. Provavelmente, devo criar um texto à parte sobre isto.

Quanto a menina Messias, é ainda muito cedo para estabelecer as tantas teorias que acabaram surgindo para ela, mas já me adianto dizendo que a garota terá um tipo de revista própria, trabalhando melhor o desenvolvimento dessas cinco luzes que apareceram no Japão, Nigéria, Ucrânia, México e Canadá. Resta saber como será a distribuição disto nas revistas X-Men e X-Men Extra, onde deve se desenrolar essa trama.

E fique ainda de olho, pois apesar da saga ter se concluído, ainda teremos as repercussões do Segundo Advento em X-Factor e a equipe de resgate da Illyana no Inferno, em X-Men Extra!

Coveiro

comments powered by Disqus