terça-feira, 30 de agosto de 2011

O dia em que a Marvel quase comprou a DC

Photobucket

O antigo editor da Marvel Comics, Jim Shooter, tem contado por meio de seu Blog sua vida e fatos interessantes envolvendo o mundo editorial das HQs americanas. Mas o que mais chamou atenção até agora foi a revelação de um plano que por pouco não se tornou realidade: os heróis da DC sendo publicados pela Marvel!!! Confira os detalhes desse "What If" da vida real:



Photobucket

Era o ano de 1984 e o então editor-chefe da Marvel, Jim Shooter, recebeu a surpreendente proposta da Warner. Confira nas palavras do próprio:

"Bill Sarnoff era o responsável pelo braço editorial da Warner Communications. Entre as operações sob sua supervisão estava a DC Comics. Bill apresentou-se, como se isso fosse necessário. O que ele queria falar era sobre o licenciamento dos direitos de publicação para todos os personagens da DC para a Marvel Comics".

Jim Shooter explicou qual seria o plano de publicação inicial: "Decidi que deveríamos começar com sete títulos e evoluir a partir daí, se tudo corresse bem. Os títulos seriam: Superman, Batman, Mulher Maravilha, Lanterna Verde, Jovens Titãs, Liga da Justiça e Legião dos Super-Heróis. Eu projetava que iríamos vender 39 milhões de cópias nos dois primeiros anos gerando um lucro livre de impostos (receita bruta menos o custo das mercadorias vendidas, royalties, pessoal e etc) de cerca de US $ 3.500.000".

E por que o bom negócio não foi adiante? Shooter responde:

"Na mesma época, a First Comics lançou um processo contra a Marvel Comics e outros, alegando violações antitruste, entre outras coisas. Uma empresa não podia deter mais de 70% do mercado. Naquela época, a Marvel detinha 69% mais ou menos e a DC cerca de 18%. Eu acho que é seguro dizer que quando você está sendo processado sob leis anti-trust, é um mau momento para devorar o seu maior concorrente." (Pra quem não sabe, a Lei Anti-trust basicamente visa evitar que uma empresa domine todo o mercado com um determinado produto, deixando pouco espaço para a concorrência e podendo assim controlar o preço no mercado como bem entender).

Photobucket

Sempre houveram rumores na época sobre o assunto, mas acho que pela primeira vez alguém diretamente ligado ao caso se pronunciou a respeito. Já imaginaram se o acordo tivesse sido firmado? Hoje Marvel e DC seriam um só universo!!! Só assim veríamos um filme da Liga da Justiça mesmo...

Eduardo Spicacci

comments powered by Disqus