segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Homem-Aranha: Presa fácil

Amazing Spider-Man #623

Libertado por Electro, o novo e bizarro Abutre é mais uma de uma série de ameaças enfrentadas em seguida pelo Amigão da Vizinhança em Homem-Aranha 115. Mas como sabemos, isso tudo faz parte de um plano maior da viúva de Kraven, o Caçador, Sasha Kravinoff, para derrubar o homem levou seu marido à morte. Porém, o monstruoso Aburte, o mais imprevisível dos peões nesse jogo, não é nem mesmo o único a desgastar o Homem-Aranha dessa vez. Em uma edição de “novos” adversários, o mundo de Peter Parker vem abaixo.

Na primeira história, de Mark Waid, Tom Peyer e Paul Azaceta, aparentando ser um ser perturbado, o Abutre vai atrás da máfia, dos homens responsáveis por sua transformação. Jimmy Natale (seu nome verdadeiro) mal consegue se comunicar, mas entende o significado da palavra vingança.

Logo sabemos parte de sua origem: um “faz tudo” da máfia, que sempre aparecia para limpar a sujeira de seus membros mais estabanados, da forma que fosse necessária, por mais cruel e bizarro que parecesse. Ameaçando mais um dos homens que crê ser responsável por seu atual estado, ele ouve o nome de quem seria o verdadeiro motivador: J. Jonah Jameson!

Mas dessa vez a obsessão de Jameson não parece ter criado outro monstro (ele é responsável pela criação do Escorpião), e em uma história sobre vingança pessoal e a impotência de um herói diante de uma avalanche de percalsos, novamente cabe ao Homem-Aranha salvar a pele do homem que anseia por sua ruína há anos. E o custo será altíssimo.


Homem-Aranha

Sem muitas opções além de lutar e fazer piadas, o Aranha tem dificuldades contra a ferocidade e os poderes ácidos do Abutre. Dizer que os verdadeiros culpados (segundo o Abutre original, Adrian Toomes) foram os mafiosos com quem trabalhava não adianta muito para aquela mente primal. Cansado e um pouco ferido, o aracnídeo acaba deixando o vilão escapar pelos ares de Nova York.

Enquanto o prefeito Jameson se preocupa com sua carreia política, e toda difamação em torno dele, Peter Parker tenta ajudar e acaba cometendo um tremendo erro. Forja uma fotografia para que Jameson aparecesse bem para a opinião pública, limpando seu nome diante da mentira de sua ligação com a origem do Abutre.

Novamente no encalço da máfia Jimmy finalmente sabe da verdade. Apresentando aos seus chefes o cientista Charlie Goss, responsável pelas experiências para criar um novo Abutre, ele acaba traído e usado como cobaia em um processo apressado. Pensando ter uma arma para combater seus rivais, os mafiosos conseguiram apenas mais um inimigo.

O mesmo tempo Jameson acaba fazendo o impensável, até mesmo para ele. Ao invés de agradecer a Peter pela fotografia forjada, o “desmascara” (rá!) em uma coletiva de imprensa, acabando com sua reputação como repórter fotográfico. A Vida de Parker parece caminhar para a ruína certa. Pior, o Abutre continua a solta.

Homem-Aranha


Não há muito tempo para recuperação quando o antigo Rino, aparentemente em paz e feliz fora da vida de crime, em história de Joe Kelly e Max Fiumura, é confrontado por um concorrente pelo título que ele deixou de lado: o novo Rino! Precisando provar que é merecedor da identidade que carrega, provoca Aleksei Sytsevich a lutar com ele, pois apenas matando o Rino original ganhará legitimidade.

Ainda preocupado com a revelação de Jameson, e pretendendo ter uma conversa séria com Mary Jane, Peter é chamado por Norah Winters (que flerta com ele) para cobrir uma grande cerimonia de naturalização presidida pelo prefeito. Aleksei e Oksana, sua namorada, estão lá. E é então que o novo Rino ataca.

Com a interferência do Homem-Aranha e do apelo de Oksana, Aleksei apenas finge aceitar o desafio do pretendente. Mas não adianta. O novo Rino prepara uma emboscada, e Oksana morre no ataque. Aleksei coloca a culpa no Aranha e vai atrás do vilão.

Homem-Aranha

Furioso, ele arrasa o falso Rino, e volta a ser o monstro que deixou de ser quando Oksana vivia. Desmoralizado como pessoa “comum”, desmoralizado como herói, com duas falhas seguidas, o mundo de Peter Parker desmorona peça por peça. Exatamente como quer Sasha Kravionoff.


João

comments powered by Disqus