sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Novos Vingadores: Finale?

New Avengers Finale

Diante da queda de Norman Osborn ao fim d'O Cerco de Asgard, um de seus principais aliados (e maior dor de cabeça para os Novos Vingadores enquanto foram foras da lei), O Capuz, consegue escapar com Madame Máscara, sem poderes e sem perspectivas. A fase clandestina dos Novos Vingadores chega ao fim com a ascensão de Steve Rogers ao mais alto posto da segurança nacional dos EUA. Porém, antes de finalmente recomeçarem, essa ponta solta precisa ser encerrada. É o que vemos, com roteiro de Brian Michael Bendis e arte de Bryan Hitch e Stuart Immonen, na rebatizada Os Vingadores 91.

Enquanto Luke Cage comunica-se com Jessica Jones após a batalha em Asgard, vemos a desesperada Madame Máscara pedindo ajuda a seu pai, o clássico e inescrupuloso vilão Conde Nefária. E mantendo a linha que a revista seguiu nos últimos anos, o grupo, mesmo exausto depois da batalha, delicia-se com a derrocada de Osborn. E sem a mínima certeza se ainda são foras da lei, ajudam os feridos no local.

Novos Vingadores: Finale

A notícia de que o presidente quer conversar com Steve Rogers parece auspiciosa, mas, diante da prisão dos membros da gange do Capuz, eles se dão conta de que Parker Robbins não está entre eles. Claro que a Gangue da Demolição e todos os outros prisioneiros dão todas as informações que têm para ajudar na captura de seu ex-chefe, única forma que que veem de se vingar dele e de suas promessas vazias.

Ao mesmo tempo em que vemos que o Capuz não é um total monstro (a relação fraternal com seu primo, John King, é verdadeira), é justamente por um ato humano em relação a uma das poucas pessoas para quem ele dá a mínima que Robbins acaba sendo rastreado pelos Vingadores.

No caminho até Los Angeles, um interessante confronto de perspectivas, com a criminalidade sem nenhum idealismo do Capuz representada no seu primo de um lado e na abalada crença do heroísmo na figura dos vários Novos Vingadores que ouvem um discurso para lá de realista de John King. Mas sob inspiração de Cage, eles persistem, porque para ele já passou da hora de Parker Robbins realmente pagar pelo que fez com eles por tanto tempo.

Diante da ameaça do Capuz conseguir uma terceira fonte de poder eles agem rápido. Para sua sorte, toda a ganância por poder e dinheiro de Nefária e Robbins atrasa suas ações, o suficiente para que o ataque seja efetivamente uma surpresa. De forma inteligente, Ms. Marvel confronta o pai de Madame Máscara, absorvendo seus poderes e os usando contra ele. Mas a surpresa MESMO a combinação disso com um ataque sem limitações de Wolverine (que se junta ao grupo mesmo não participando do contra-ataque ao cerco de Asgard), aproveitando-se do fato de Nefária ser imortal.

Novos Vingadores: Finale

Deixando os quatro criminosos aos cuidados de Maria Hill, junto dos restantes aprisionados em Asgard, os Novos Vingadores ainda não sabem o que será de seu futuro. Mas a notícia da ascensão de Rogers e da suspensão do ato de registro muda tudo.

O que isso significa? Que todos ali estão livres. Não são mais procurados pelas autoridades. Lembrando do que viveram desde que a fuga em massa da Balsa os uniu como Novos Vingadores, percebem que nunca abandonaram a luta por aquilo em que acreditam, que como isso os define.

Novos Vingadores: Finale

E em um clima quase de fim de novela, mas menos piegas, pela fala de Luke percebemos o quanto eles agora podem se sentir livres e agir livremente porque lutaram por isso com seus punhos e suas convicções.

Novos Vingadores: Finale

Agora os Novos Vingadores podem ser aquilo que quiserem. Definitivamente livres da sombra do Capuz. Ao menos até que Parker Robbins veja mais uma grande oportunidade a ser aproveitada...


João

comments powered by Disqus