domingo, 21 de agosto de 2011

Deadpoolmania: Conversa com o Editor e duas surpresinhas!

Bom, não faz muito tempo, que anunciamos aqui que o Mercenário Tagarela não só retornaria nesse segundo semestre as páginas da X-Men Extra, como também ganhará sua própria revista mensal. Isso mesmo! Deadpool estará a partir de setembro nas bancas com duas histórias em sua revista solo. E para entender melhor esse... hã... fenômeno... nós da Universo Marvel 616 resolvemos investigar tudo!

Deadpool

Começamos com uma breve resumo do crescimento do personagem ao longo dos anos, para situar você leitor que ainda não entende direito essa deadpoolmania. E logo a seguir, convocamos o editor da revista Rogério Saladino para responder algumas questões sobre esse ousado lançamento da Panini. Por fim, encerramos com não uma... mas duas surpresinhas! Curioso?! Nos acompanhe, então:

Bom, antes de mais nada, vamos para um pequeno histórico do personagem. Muitos quando ouvem o nome Deadpool já associam ao seu co-criador e roteirista Rob Liefeld, que criou o personagem para a revista dos novos mutantes em 1991. E isso talvez seja seu motivo maior de ojeriza ao personagem. Contudo, o que poucos lembram é que apesar dos desenhos liefeldianos, Wade Wilson nasceu nas mãos do bom roteirista Fabian Nicieza, que foi o criador da X-Force e que logo assumiu o título dos X-Men, sendo responsável por histórias marcantes da época como “Canção do Carrasco” e “Atração Fatal”.

Deadpool

Ainda nos anos 90, Deadpool acabou conquistando o gosto dos fãs, ganhando duas minisséries, sendo uma delas roteirizada por Mark Waid, e mais tarde sua própria revista mensal com Joe Kelly escrevendo e o ainda novato Ed McGuinness desenhando. As edições vendiam bem e duraram mais de 5 anos, somente sendo descontinuada por questões de direitos autorais envolvendo Liefeld na época, o que acabou levando o personagem a ser redesenhado com novo codinome, Agente X. E, para aqueles que não lembram, boa parte dessas mesmas edições do mercenário tagarela acabaram saindo aqui no Brasil pela Panini num formato bem particular no começo da década passada.

DeadpoolO personagem voltaria bem mais tarde, em associação com um outro velho conhecido que foi criado na mesma época, Cable, estendendo essa parceria por mais de 50 edições. Foi quando os dois se separaram em suas próprias revistas mensais. Mas Deadpool desta vez não parou por aí. Além de seu título escrito por Daniel Way (que recentemente vocês têm conferido na X-Men Extra), Deadpool só fez ganhar mais e mais espaço lá fora.

Primeiro, numa mensal chamada “Deadpool: Merc With a Mouth”, com o roterista Victor Gischler, que também será visto no novo título mensal dos X-Men que ainda será lançado por aqui); Depois, com uma edição especial Deadpool #900, que nada mais é do que uma zoação as recentes edições 600, e que mais tarde modificaria o título para ser chamada Deadpool Team up. Por fim, Deadpool Corps foi a grande surpresa final. Fora isso, Wade Wilson conquistou recentemente uma minissérie pelo selo Knights, Deadpool: Wade Wilson's War, e uma com selo Max.

Essa explosão do Deadpool inclusive repercutiu nas capas das revistas, como mostramos recentemente, na mesma época. Foi inevitável que isso não se espalhe para fora do EUA. Na Itália, a Panini lançou sua edição mensal solo pela primeira vez esse ano. Não muito diferente, a França soltou uma bimensal com o personagem. Na Espanha, Masacre (como é chamado), passou a sair em coletâneas.

Porque no Brasil seria diferente?

Deadpool

Assim, convidamos o editor da Panini, Rogério Saladino, para falar mais sobre esse lançamento e sobre suas expectativas desse polêmico personagem que mais uma vez ganha espaço solo no Brasil:

UM616: Saladino, já é evidente que há sempre uma polêmica envolvendo a publicação das histórias do personagem Deadpool no Brasil. Tanto na sessão de cartas das revistas como nos comentários em nosso site, as opiniões são sempre extremistas, envolvendo aqueles que o odeiam e aqueles que são seus fãs, como eu e você. Isso não torna a sua publicação em uma revista própria solo algo mais complicado e arriscado?

Rogerio Saladino: Na verdade, eu acho que se fazer uma revista com qualquer personagem acabaria em polêmica ou em discussão. E um pouco mais quando o personagem em questão é o Deadpool, que tem vários elementos que o leitor ou ama ou odeia. Nós normalmente recebemos cartas (e e-mails) em quantidade praticamente iguais de leitores que gostam e não gostam do personagem. Aliás, isso acontece não só com ele, mas com todos os outros personagens e títulos. A Panini resolveu apostar no Deadpool, fazer uma revista bem-humorada e divertida (e bem engraçada também), para o leitor que quer aventuras mais descontraídas, uma leitura mais leve. No Brasil, qualquer publicação de uma nova revista é complicada e arriscada.

DeadpoolUM616: A Panini Brasil já chegou a publicar anteriormente uma revista própria do Mercenário Tagarela no começo da década passada, que durou até o momento em que precisou ser interrompida por conta das mudanças envolvidas no título original por questões de direitos autorais (mudando para "Agente X"). Essa experiência do passado ajudou a tomar a decisão para que essa nova revista fosse publicada hoje? O que mais estimulou os editores a confiar no Deadpool mais uma vez aqui no Brasil?

Rogerio Saladino: Agora é outro momento e o personagem está em outra fase, outro direcionamento. Acredito que dificilmente teremos novos problemas com direitos autorais que nos obriguem a mudarmos títulos, nomes e etc. Deadpool tem muito material bacana que já foi publicado lá nos EUA e pode facilmente figurar aqui em sua revista brasileira. Mais uma vez, a revista tem vários elementos que podem agradar o leitor, como o fato de serem divertidas, engraçadas, descompromissadas, terem uma arte (em geral) bacana e aventuras no estilo insano do Deadpool. A Panini confia que vai ser uma boa adição à emérita lista de revistas mensais no Brasil. Vamos ver como o público vai reagir.

UM616: Nós últimos 2 anos, o personagem parece que sofreu um grande ganho de popularidade, o que possibilitou que a Marvel americana chegasse a manter mais de três títulos mensais do Deadpool de uma vez. Em outras filiais da Panini pela Europa, o Mercenário também ganhou sua revista própria. Na sua opinião, a que se deve essa "deadpoolmania" recente? E, apesar de uma forte pressão contrária, você acredita que o Deadpool têm chance de consolidar-se entre o público brasileiro?Deadpool

Rogerio Saladino: Deadpool é divertido, não leva a sério o mundo dos super-heróis, faz piada com tudo e com todos. Isso por si só (quando bem escrito, claro) já seria suficiente pra explicar boa parte do sucesso do personagem. Outro elemento é que para o leitor curtir suas histórias, não há uma real necessidade de se entender toda a cronologia do personagem (fato que o próprio Deadpool faz piada ocasionalmente), então basta pegar uma revista (na maioria dos casos) ler e rir um bocado. Pelo jeito escrachado dele, tem muita gente que se pergunta “como seria se o Deadpool encontrasse o Justiceiro?”, ou o Homem-Aranha, ou vários outros personagens. Deadpool também apareceu em jogos como Marvel Ultimate Alliance e Marvel Ultimate Alliance 2 (sendo um excelente personagem jogável), além do desenho Hulk vs. Wolverine e no filme X-Men Origens: Wolverine. E não acho que a tal “forte pressão contrária” seja tão forte assim, pois na mesma quantidade de gente reclamando, eu já vi leitores entusiasmados, me perguntando quando a revista sai, o preço, se vai entrar nas assinaturas e outras perguntas do gênero.

Bom, e antes de encerrar a entrevista, o editor Rogério Saladino anunciou que a revista terá capas alternativas em sua primeira edição! Não uma, não duas, não três, mas quatro! Isso mesmo, Deadpool sairá com quatro opções de capas para você escolher. E Saladino já nos adiantou quais as opções, que estão entre X-Men Origins: Deadpool, X-Men: Legacy 233 (variant), Deadpool 13 (variant), Deadpool 17 (variant). Justamente essas imagens aí de baixo:

Deadpool

Quer mais uma novidade!? Bom, aproveitando todo oba-oba que surgiu com o anúncio desta nova revista, o site Universo Marvel 616 juntamente com a Panini Comics vai lançar seu segundo concurso pela internet onde os ganhadores levarão tanto encadernados bacanas como a primeira edição do Mercenário Tagarela!
Fiquem de olho!

Coveiro

comments powered by Disqus