domingo, 14 de agosto de 2011

Top 10 Especial: Pais e Filhos

Pais e filhos

Aproveitando a data comemorativa dos Dias dos Pais em Agosto e juntando com os tão recentes filhos de heróis clássicos da Marvel que nos últimos anos surgiram, nós do Universo Marvel 616 resolvemos realizar um Top 10. Confira nossa lista daqueles pais que consideramos mais marcantes e seus respectivos rebentos:


10 Mar-Vell, Genis-Vell, Phylla-Vell e Theodore Altman
O herói Kree que decidiu se voltar contra sua espécie para lutar a favor do planeta que aprendeu a amar, mal tinha ciência de que teria três filhos quando faleceu. Vítima de câncer, o protetor da Terra Capitão Marvel mesmo não tendo nenhum contato amoroso com sua progênie, mostrou-se um exemplo e é admirado por todos eles até hoje. O primeiro filho anunciado de Mar-Vell é Genis Vell, criado artificialmente a partir do material genético do herói, nasceu do ventre da Eterna de Titã chamada Elysius e teve seu crescimento acelerado para logo se tornar um adulto, com alguns implantes de memória. Primeiro adotou o codinome de Legado e apareceu nas histórias do Surfista Prateado, mas logo adotou o nome de seu pai, Capitão Marvel, e por um tempo, Fóton, antes de morrer como membro dos Thunderbolts. A segunda cria é uma Phylla-Vell, também artificialmente contruída do mesmo modo que o irmão por Elysius, mas com uma explicação mais complicada em sua origem. A moça nunca chegou a usar própriamente o nome do pai, mas depois da minissérie Aniquilação passou a assumir o manto de um outro herói, Quasar, e se tornou membro dos novos Guardiões da Galáxia. Por fim, o terceiro é o único que podemos considerar como filho legítimo de Mar-Vell, fruto de um romance com a princesa skrull Annelle, durante a Guerra Kree-Skrull. Seu nome é Teddy Altman e foi criado na Terra para se passar por alguém normal, escondendo assim sua origem dupla e sua realeza. Teddy acabou descobrindo seus poderes transmorfos e decidiu se tornar um herói, associando-se a equipe dos Jovens Vingadores, com a alcunha de Hulkling. Durante a invasão secreta, um skrull manipulado para acreditar ser o herói Capitão Marvel, teve um encontro com o jovem Hulkling, mostrando como seria a relação dos dois se isso ainda fosse possível. Algo não muito diferente aconteceu nas histórias solo de Genis-Vell, desta vez envolvendo realidades alternativas.

Pais e filhos


09 Ares, Fobos e outros
Na mitologia grega, o deus da guerra, Ares, sempre teve uma relação bastante complicada com seus filhos, provavelmente um reflexo da mesma que ele teve com seu pai, Zeus. A interpretação disto foi muito bem transportada para as histórias da Marvel em duas minissérie levando o nome do olimpiano no título. A primeira delas é inédita no Brasil e nos é apresentado pela primeira vez o personagem Fobos, seu filho, como parte do universo regular Marvel e que mais tarde se tornaria peça fundamental da série dos Guerreiros Secretos, de Hickman. Provavelmente tentando compensar todos os erros do passado, Ares tentou criar seu menino como um garoto normal no Bronx, mas sem muito sucesso. Acabou deixando-o aos cuidados de Nick Fury na idéia de que mesmo estando afastados, isso no fim seria melhor para o guri. Durante os eventos do Reinado Sombrio, mesmo em lados opostos, acabou vendo o moleque em ação e demonstrou ser um pai orgulhoso facilitando a fuga dele e ajudando Nick em outro momento. Numa outra minissérie, publicada em Avante, Vingadores, Ares se viu vítima de um plano de vingança de um outro filho, Cicno, trazido direto da Mitologia Grega, juntamente com outros filhos muito estranhos do Deus da Guerra, as Éguas de Diomedes. Recentemente, Ares foi morto em combate pelo Sentinela e seu filho Alexander Fobos herdou seu elmo e suas armas, decidindo continuar seu trabalho na terra entre os heróis.

Pais e filhos

08 Magneto, Mercúrio, Polaris, Feiticeira Escarlate e Luna
Sua história foi moldada nos campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial, mas antes de se tornar o vilão Magneto, Erik (ou Max) se permitiu alguns momentos de felicidade e que geraram algumas crianças. A primeira delas teve uma história não muito feliz. Seu nome era Anya, filha de seu primeiro amor, Magda, e morreu durante um incêndio provocado por uma multidão enfurecida. Isso fez com que Magneto se descontrolasse e matasse toda multidão com seus poderes. Magda fugiu apavorada, grávida dos gêmeos Pietro e Wanda, que acabaram sendo adotados por ciganos que acolheram a mulher. Muito mais tarde, Magneto viria a salvar Wanda de uma multidão enfurecida, o que levaria os irmãos a se unir ao vilão sem mal saber do parentesco entre eles. Assumiram a identidade de Mercúrio e Feiticeira Escarlate, mas não duraram muito tempo como vilões. Um outra filha de Magneto com uma história mais complicada é Lorna Dane, Polaris, que possui poderes bastante parecidos com o do pai. Quem é e como Magneto se relacionou com sua mãe ainda é um mistério. A paternidade de Erik no caso de Lorna foi questionada várias vezes até que recentemente foi verificado que realmente Magnus é de fato seu pai.

Pais e filhos

A relação de Magneto e seus filhos nunca foi exatamente profunda. Somente com a minissérie “Dinastia M” vemos como isso poderia sido trabalhado numa outra realidade. Nela, Magneto se torna o soberano de um mundo onde os mutantes são a hegemonia e finalmente seus filhos estão felizes ao seu lado. Todavia, aquela realidade alterada por conta de um momento de desespero de Mercúrio, foi montada em cima de mentiras e assim que Magneto descobriu a verdade levou toda sua fúria ao seu filho. Mércurio também é pai, mas assim como aconteceu com seu velho, vive falhando no seu dever com sua filha inumana, Luna. A garota vive hoje com sua mãe, Cristalys, e mostrou-se profundamente desapontada com as última atitudes e mentiras do pai.

Pais e filhos

07 Hulk e Skaar
Dizem que o Hulk foi criado bem antes da explosão gama que tornou Bruce Banner capaz de tornar o monstro verde invulnerável que amedronta a todos. Boa parte do Hulk como conhecemos é fruto dos problemas psicológicos criados no Doutor Banner durante sua infância traumática e conflitos com seu insano pai. Passou anos lutando na dualidade de ser o herói e o vilão desde que foi atingido pela bomba Gamma. Durante os eventos de Planeta Hulk, o gigante esmeralda acabou tendo relações com a guerreira Caiera, que foi tomada com sua rainha assim que ele destronou o Rei Vermelho e se tornou soberano de Sakaar. Todavia, como as tragédias sempre acontecem na vida de Banner, o planeta estava destinado a ser destruído e junto levou sua amada, que já estava grávida. O que o Hulk não sabia é que o rebento sobreviveu nas entranhas da Terra. Destinado a se vingar de seu pai, Skaar, filho do Verdão, rumou para a Terra com o intuito de matá-lo.

Pais e filhos

Assim, quando chegou, encontrou seu pai sem mais a energia gama capaz de torná-lo o monstro indestrutível pelo qual é conhecido. Acabou sendo treinado por Banner e o ajudou a deter a grande ameaça da Intelligencia durante a “Queda dos Hulks” e “Guerra dos Hulks”. No final destas sagas, o Hulk voltou e Skaar estava ali para confrontá-lo. Porém, alguma coisa havia mudado na raiva guardada daquele garoto, ao mesmo tempo em que Banner não queria de jeito nenhum repetir os mesmo erros de seu pai. Os dois se reconciliaram e agora estão unidos, mas o mais curioso de tudo é que dizem que o pequeno Skaar não é a única cria do Golias Esmeralda como imaginávamos. Mas de quem será que estamos falando?

Pais e filhos


06 Odin, Thor, Loki e Hela (e demais)
Adaptado diretamente a mitologia nórdica, Odin é o “Pai de Todos” dos Asgardianos, mas apenas um de seus filhos ostenta o título de herói da Casa das Idéias, Thor. Foi para dar uma lição de humildade que Pai de Todos baniu Thor para Terra e assim gerou todas as novas histórias do Deus do Trovão na atualidade. E mesmo quando foi reaberta as portas do reino, Thor decidiu continuar em Midgard e ser o campeão deste lugar, o que levou a muito mais desentendimentos entre pai e filho. Odin também é pai adotivo de Loki, filho de um poderoso líder dos Gigantes de Gelo derrotado em batalha.

Pais e filhos

Mesmo ciente de sua natureza ilegítima e revoltado com isto, Loki sempre teve aspirações sobre o trono de Asgard e é incontestável o respeito que ele ainda tem para com Odin. Apesar de todas as traquinagens e jogos, o Deus da Trapaça ainda se vê como um filho do Pai de Todos, não importasse quantas vezes fosse punido por ele. Outros filhos de Odin recém anunciados nas histórias (baseados também na mitologia) são Balder e Tyr, ambos tidos como bastardos, mas que eventualmente teriam direito sobre o trono. De todos os filhos de Odin, apenas Loki possui filhos reconhecidos, dentre eles está Hela, Jormungand (a serpente de Midgard) , o lobo Fenrir e o cavalo de oito patas de Odin, Sleipnir.

Pais e filhos

05 Homem Formiga II e Estatura
Scott Lang era um especialista em tecnologia que acabou se destinando ao crime em seu começo de carreira. Foi preso por um tempo e quando retornou, acabou se tornando empregado das empresas Stark. Lang, no entanto, se viu tentado a voltar ao crime quando descobriu que sua filha Cassie estava muito doente e que apenas uma pessoa conhecia a cura para salvá-la. Assim, robou o traje de Homem-Formiga de Hank Pym para invadir a Cross Technological Enterprises e tirar de lá a única cientista que poderia curar a garota. Ciente de que foi por boas intenções, Pym decidiu passar o manto de Homem-Formiga para Scott, que tornou-se logo membro dos Vingadores e, por um tempo, do Quarteto Fantástico. Em todas essas ocasiões, Lang levava a sua filha a tiracolo, muitas vezes se envolvendo nas próprias aventuras. Lamentavelmente, após ação judicial, a mãe de Cassie acabou ganhando a custódia da filha e afastou-a do pai. Mesmo assim, Scott continuou sua vida heróica até o fatídico dia em que faleceu na “Queda dos Vingadores”. Cassie Lang, no entanto, sempre adorou e teve orgulho de seu pai. E quando descobriu seus dons de diminuir e aumenatr pelo excesso de exposição a partículas Pym quando criança, decidiu também ser uma heroína e adotou o nome de Estatura.

Pais e filhos

04 Luke Cage e Daniele Cage
Criado no Harlem, Carl Lucas teve um começo de vida envolvido com as gangues de Nova York, acabando preso e, consequentemente, alvo do experimento que o tornou o homem de pele indestrutível. Adotou o nome Luke Cage mais tarde e procurou se redimir levando a vida de Herói de Aluguel. Era um personagem secundário da Marvel até Bendis resgatá-lo na sua minissérie ALIAS, envolvendo romanticamente com sua personagem Jessica Jones, a Safira. Não demorou muito, Jessica ficou grávida e meses depois nasceu Danielle Cage. A garotinha é o xodó do papai e fator crucial nas decisões de Luke em sua vida heróica. Quando houve a invasão skrull, a pequena Danielle se viu raptada por um espião alienígena que se passava por Jarvis e Luke Cage moveu céus e terras, aliando-se até mesmo com o inimigo, para salvá-la. Mais uma vez segura, a pequena Daniele vive com seus pais, além, é claro do restante do grupo de Novos Vingadores que fazem mais que parte de sua família.

Pais e filhos

03 Wolverine, Daken e X23
O homem chamado Logan sempre foi considerado um lobo solitário. Sem lembranças de seu passado por um bom período, tinha uma parca noção de constituição familiar até entrar nos X-Men. Uma vez com o apoio de Xavier e os demais, voltou a criar uma história pra sua vida apagada pelo projeto Arma X. Recentemente, Logan descobriu que teve um filho com uma japonesa chamada Itsu e lutou incansavelmente para evitar que o jovem Daken seguisse os seus passos e não sofresse pelos mesmos erros. Mesmo Daken tendo um perfil psicótico e desleal, Wolverine não desistiu ainda de por seu garoto no caminho certo, querendo assim compensar todos os erros cometidos. Wolverine também possui relações bem paternais com a sua “clone” fêmea, Laura Kinney, a X-23. A menina esteve ao seu lado durante a primeira formação da nova X-Force e sob sua orientação tenta também montar uma vida própria, livrando-se assim dos estigmas do passado. Apesar de ser bem casca-grossa, Wolverine mostrou em seu tempo como herói ter uma certa empatia com jovens pupilos, tendo Kitty Pryde, Jubileu e mais recentemente a Armadura, como parceiros mirins. A relação de Wolverine com seu pai também é deveras complicada de se explicar. Na minissérie “Origens”, mostra-se uma dubiedade quanto a paternidade de Logan, sugerindo que o Sr. Howlett na verdade não seja o pai biológico de Wolverine, mas sim o jardineiro de sua mansão no Canadá, o homem que atendia por “Logan”.

Pais e filhos

02 Ciclope, Cable e Corsário
Scott Summers era apenas um órfão confuso quando chegou a mansão Xavier e tornou-se o mais dedicado de seus alunos, logo aspirando a posição de líder do grupo. Contudo, aos poucos, foi descobrindo seu passado esquecido. Conheceu seu irmão caçula, Alex, e bem mais tarde o destino do seu pai, Corsário, que tornou-se Pirata Sideral. Por um tempo, deixou a luta dos mutantes de lado, casou e teve um filho, Nathan Summers, que foi vítima de um ataque a base do grupo na fase do X-Factor e que obrigou Scott a realizar um grande sacrifício – abrir mão de seu filho para que ele no futuro tivesse uma chance de sobreviver. Nathan voltou como o herói Cable, um verdadeiro soldado pelo bem do futuro lutando por toda a humanidade, o que causou tanto uma grande confusão inicial na cabeça de Summers ao mesmo tempo que um grande orgulho.

Pais e filhos

Apesar de não se aproximarem-se tanto já adultos, Scott e segunda esposa Jean, tiveram oportunidade de viajar no tempo e criar Nate Summers até sua adolescência, fechando assim um ciclo familiar envolto numa intricada linha temporal. Cable também já teve um filho, Tyler, que nos anos 90 virou o vilão Genesis, responsável por tentar recriar os Cavaleiros do Apocalipse e dar a Wolverine o esquisito aspecto animalesco sem nariz. No fundo, apesar do pouco contato, Cable e Ciclope possuem as mesmas características perseverantes e obstinadas. Ciclope também é o suposto pai de uma outra jovem vinda do futuro. Direto das páginas de Dias de um Futuro Esquecido, a garota Rachel se revela filha do casal Jean e Scott e acaba tendo uma segunda chance ao viajar para nosso presente.

Mais recentemente, Cable se viu numa nova missão na sua vida, salvar a Messias Mutante, cargo que um dia já lhe foi posto. Viajando pelo tempo, Cable e a menina Esperança fugiram dos inimigos e desenvolveram uma relação paternal. Quando finalmente chegou o momento de trazê-la para os dias atuais, Cable teve que se sacrificar para salvar seu amigos e Esperança. Em seu funeral, Ciclope, seu pai, não conseguiu dirigir palavras apropriadas com tamanha culpa por ter levado seu filho a morte. Coube a Esperança Summers realizar um verdadeiro discurso para o Soldado.

Pais e filhos

01 Reed Richards, Nathaniel, Franklin e Valeria
O marco da revista do Quarteto Fantástico ante tudo o que já saiu até então em termos de tema de superheróis é a sensação de ambiente familiar que é vista paralela as grandes aventuras espaciais e demais temas Sci-fi. E na posição paterna está lá o Sr. Reed Richards, antes de líder de grupo, chefe de família e pai que ama seus filhos. A princípio, muitos podem se levar a enganar e acreditar que ele não seja um pai amoroso com seus dois rebentos, Franklin e Valéria. Contudo, com uma pesquisa mais profunda na história do Quarteto, vocês logo descobrirão sua dedicação e cuidado com o jovem Franklin e seus poderes dormentes que podem representar um perigo a toda humanidade se não devidamente supervisionados. Do mesmo modo, Valéria é uma menina que precisa de atenção redobrada já que seu vasto intelecto é comparável inclusive ao do próprio Reed, tendo que ser devidamente direcionada. E mesmo quando não se trata de seus filhos, Richards mostra-se alguém deverás preocupado com o amanhã e sabe que tem que investir nas fabulosas crianças do hoje para torná-lo melhor. E a Fundação Futuro é nada mais do que isso, o plano com sinais mais que paternos para o berço da humanidade.

Pais e filhos

Outro ponto interessante a ressaltar aqui é a relação de Reed com seu pai desaparecido, Nathaniel Richards. Mesmo sem conhecer profundamente seu progenitor, Reed acabou seguindo os passos de Nathaniel como aventureiro do desconhecido, e só voltou a reencontrá-lo muito tempo depois como um viajante do tempo disposto a trilhar um bom caminho para o seu neto. Para melhor entender sobre Franklin e Valeria, recomendo ler este e este link.

Pais e filhos

É óbvio que alguns ficaram inevitavelmente de fora, sejam heróis como Charles Xavier ou mesmo vilões, no caso de Norman Osborn. Contudo, a lista teve a intenção de cobrir da forma mais diversificada possível todos os campos da Casa das Idéias ao mesmo tempo que trazer algumas curiosidades mais incomuns.


E você, quem seriam seus elencados para esse Top 10?

No mais, parabéns a todos os pais de nossos leitores assim como a todos os nossos leitores que são pais. Continuem estimulando seus filhos nesse mundo de aventuras que um dia eles certamente irão te agradecer por apresentá-los ao fantástico. Afinal, certamente, na lista dos grandes heróis dessa molecada sempre os pais é que acabam em primeiro lugar.

Coveiro

comments powered by Disqus