sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Segundo Advento - Parte IV: Despedidas

X-Force #27

A saga mutante Segundo Advento continua em X-Men Extra 115, e diante do ataque mortal orquestrado por Bastion, os mutantes que ainda podem lutar se reúnem no centro da esfera que os isola do resto de São Francisco para tentar garantir a sobrevivência da própria espécie. Com a chegada de vários Nimrods direto do futuro as chances parecem muito pequenas, e talvez caiba àquela que move todas as ações desde o início, Esperança, finalmente agir como a messias que tantos (especialmente Ciclope) creem que ela seja. Muitos sacrifícios já foram feitos, e muitos ainda serão.

Não demora para que uma baixa é sentida. Não uma morte, mas a terrível mutilação do Satânico, que perde as duas mãos enquanto se concentrava em arremessar telecineticamente Wolverine contra um dos Nimrods.

Muitos outros feridos, como o Homem de Gelo e a jovem Armadura, vão sendo contabilizados, e o que percebemos é um momento de ultraviolência da história, não coincidentemente publicada originalmente justamente na revista X-Force. Enquanto os X-Men choram seus feridos (Faísca se vê em desespero com a situação do Satânico), e logo se dão conta que os androides derrotados eram apenas a primeira leva.

Segundo Advento

Chega a ser interessante o quanto mentes poderosíssimas como as do Fera, do Prodígio, de Ciclope e outros não conseguem ao menos imaginar uma estratégica contra o ataque além de reagir e sobreviver. Nem ao menos entender a esfera que os isola eles conseguem direito. Apenas sabem que é um dispositivo temporal, ligando sua era a uma no futuro, e que a quantidade de Nimrods “do outro lado” é incontável.

Ciclope só consegue pensar no filho, Cable, como solução, já que ele e Esperança chegaram ali viajando no tempo. A saída pode ser destruir a fonte dos problemas... no futuro! Uma pequena equipe, na qual Cifra teria papel decisivo, comunicando-se com as máquinas e reorganizando suas diretrizes na fonte.

E como não há mais motivos para segredos, Ciclope destaca a X-Force, revelando sua nefasta existência àqueles que ainda não tinham ciência, reavivando as sérias reservas do Fera com as decisões de seu “destemido líder”. A tensão aumenta, mas o perigo é maior. E diante de um desastre iminente os X-Men fazem o que têm de melhor nos últimos anos, mobilizar-se sob o comando de Ciclope e sobreviver. E o tempo está contra eles. Literalmente.

Segundo Advento

Com algumas baixas, mas com a adição de Cifra e Cable (sob protestos de Esperança), a X-Force parte e o sentimento de perda de sua única família toma conta da menina. O mesmo serve para Ciclope, que entende que precisou mandar o próprio filho para a morte certa.

É claro que Esperança culpa Scott por isso, e a tensão entre os dois aumentam. Qual o ganho dela por estar ali? Sob forte estresse, começa a manifestar seus misteriosos poderes mutantes, e com os olhos vermelhos de fúria se assemelhando aos de Ciclope, o deixa estupefato.

Do lado de fora da esfera, com as informações trazidas pela equipe científica de Utopia, os Vingadores e o Quarteto Fantástico não planejam desistir e permitir que os mutantes sejam extintos, seja pela força bruta, seja pela ciência.

Segundo Advento

Do lado de dentro: inferno, e aparentemente nem mesmo a mente estratégica de Scott Summers pode dar conta de tudo. É nessas horas que ele deve pensar se de fato ocupa o lugar que lhe é de direito. Se essa é mesmo a sua missão.

As coisas pioram quando a próxima leva de Nimrods chega antes mesmo da anterior ser derrotada. Nem mesmo pesos-pesados como Namor podem aguentar muito tempo nesse ritmo.

No futuro em que todos os mutantes estão mortos, a X-force inicia sua missão-suicida. E diante do desespero que aquele apocalipse mutante instila em todos, é X-23 que ancora o grupo e os focaliza na missão. Não demora para que haja um primeiro confronto com humanos em armaduras, assustados em ver um grupo de mutantes vivos. Com eles rapidamente derrotados, e informações levantadas por Cifra, eles seguem firmes sob a liderança de Cable. Rumo à morte certa.

De volta ao presente, Charles Xavier, o mestre superado pelo discípulo, assustado com o que seu antigo aluno, agora líder, precise encarar, ouve suas instruções como um dedicado comandado. E Scott quer que ele apele a seu instável filho, David, e à Legião de poderes que tem. Além disso, pede que Vampira se aproxime e proteja Esperança, já que a menina o odeia nesse momento.

Segundo Advento

Diante de incapacidade dos heróis do lado de fora em penetrar na esfera, realmente resta apenas aos mutantes garantir a própria sobrevivência.

Sob inspiração de Ciclope, que agora se torna um general em campo de batalha, os mutantes se veem diante dos momentos finais do ataque, e aparentemente da total aniquilação. Xavier vai até o filho, e Vampira a Esperança, surpreendendo-se com sua intenção de também lutar. Mas logo a surpresa se torna admiração.

Segundo Advento

As coisas não ficam nem um pouco melhores, e até mesmo Colossus é ferido gravemente diante de um ataque coordenado de vários Nimrods. É nesse momento que Legião entra em ação, e alguma esperança surge entre os mutantes, já que a rápida variação de poderes do esquizofrênico rapaz confunde os inimigos.

No futuro a X-Force se aproxima de seu objetivo, e, claro, da morte certa, quando um dos dois Moldes-Mestre à sua frente se ergue preparado para destruí-los.

No presente, Magneto finalmente reganha a consciência, abrindo mais uma vez a possibilidade de alguns minutos a mais de resistência.

Segundo Advento

O que resta saber é se isso será o suficiente para a sobrevivência mutante.


João

comments powered by Disqus