quinta-feira, 31 de março de 2016

Capitão América e os Poderosos Vingadores: Inversão


Os Poderosos Vingadores tiveram seu primeiro volume escrito por Al Ewing, onde foi estabelecida a equipe de Luke Cage, publicada no Brasil na revista Avante, Vingadores!. Agora o segundo volume é chamado de Capitão América e os Poderosos Vingadores e sai na revista Vingadores: Os herois mais poderosos da Terra, mas bem no meio da saga Eixo. Ou seja, nesse relançamento, os dois líderes, Luke e Sam Wilson, estão com suas personalidades inversas e veremos como isso irá afetar a estrutura da nova equipe.

Antes de começar o Eixo, e no final do run anterior, Luke havia estabelecido que qualquer um poderia ser um "poderoso vingador". Até uma equipe de telefonistas foi montada para atender o chamado da população para que os heróis pudessem ajudar onde pudessem, até com coisas do cotidiano. Com a inversão, Luke passou a pensar em cobrar por esses serviços ou recusar todo o auxílio que alguém requisitasse.


Mas antes de perceberem que Luke havia mudado, o Homem-Aranha tenta voltar para a equipe, pedindo desculpas pelo comportamento anterior dele, já que na verdade, era o Superior que entrou para a equipe - na alma do Dr. Octopus - e não ele, Peter Parker.

Paralelo a isso, o outro afetado pela inversão, Sam Wilson, o novo Capitão América, patrulha a cidade detendo criminosos da forma mais eficiente o possível, sem se preocupar com a violência dos seus atos. Na Corporação Córtex, do famigerado Jason Quantrell, ele detém um sequestro orquestrado pelo vilão agora invertido também, conhecido como Saqueador. Depois, ele ruma para a Torre dos Vingadores, onde Tony Stark planeja destruir os Poderosos Vingadores por "violação dos usos da marca".


Jason Quantrell também solta a vilã inumana Gatilho da penitenciária da Ilha Ryker para que ela o ajude em assuntos pendentes, como sua ligação com Gideon Mace, mafioso de Nova York que Quantrell patrocina e agora é um estorvo para ele.

Logo depois, ele firma acordo com Luke Cage para comprar toda a operação dos Poderosos Vingadores. Quando Luke vai informar seus colegas que equipe foi vendida, a advogada em exercício da equipe, a Mulher-Hulk, o informa que ele não leu nos contratos que a equipe não é dele, e sim uma cooperativa, cada um tem a sua parte, e só pode vender a parte que lhe cabe. Ao ver o marido tão mudado, Jessica Jones o intima a descobrir o que aconteceu com ele em Genosha ou ele pode se afastar de sua família.

O Homem de Ferro Superior convoca seus Vingadores invertidos (Thor, Feiticeira Escarlate, Medusa, Vespa, Capitão América e Luke Cage) para enfim acabar com os Poderosos Vingadores na frente da sua sede. É uma boa luta de herói contra herói invertido, onde os destaques aqui é a contingência de Stark em eliminar os alvos mais poderosos, fazendo o Marvel Azul abandonar a luta logo antes de começar ativando uma crise humanitária na Grécia, e absorvendo a frequência elétrica de Espectro para sua armadura. Mas os outros membros também não são fáceis, como o Poderoso encarando de frente o Thor mesmo que por alguns momentos, a Mulher-Hulk botando o Cage pra dormir, e Kaalu surpreendendo a toda-poderosa Feiticeira Escarlate.


A coisa se desequilibra com a chegada do Homem-Aranha, dando a oportunidade para Monica Rambeau sair da armadura de Stark e tempo para o Marvel Azul voltar. Vendo que eles não cairiam tão facilmente, Tony inventa que a equipe dele estava sendo dominada por Mecanus de algum lugar remotamente, e saem de fininho. O Aranha acha que é melhor eles ficarem de olho nos Vingadores e lhes darem o benefício da dúvida...

Com a arte de Luke Ross e Iban Coello, esse tie-in de Eixo termina aqui, e provavelmente veremos a equipe voltar ao normal, sendo que essa relação estremecida de Cage com Jones possa render muito daqui pra frente.

comments powered by Disqus