terça-feira, 22 de março de 2016

Wolverine e os X-Men: Golpe de mestre


Durante os eventos da saga Eixo, em que diversos heróis e vilões tiveram suas personalidades invertidas, duas pessoas importantes para o falecido Wolverine têm um desagradável encontro derradeiro: sua última namorada, Ororo Munroe e seu ex-aluno mais problemático, Quentin Quire, durante uma festa com a nata da sociedade nova-iorquina no Clube do Inferno, em que o jovem foi recentemente admitido. 

Trata-se de uma festa sujeita a encontros imprevisíveis, e é o que nos mostrará o escritor Frank Tieri e o desenhista Jorge Fornes no encerramento do título Wolverine e os X-Men, publicado lá fora em Wolverine and The X-Men #12 e aqui no Brasil em Wolverine #13 pela Panini.

Durante a festa, Quire reflete com um certo desgosto sobre sua situação atual e se vê cercado pelo novo círculo íntimo do Clube do Inferno: Kade Kilgore, Manuel Enduque, Max Frankstein e Wilhelmina Kensington, jovens endinheirados, entediados e sociopatas. Eles o questionam se estava pensando  em seu falecido professor, até que chegam os seus convidados da Escola Jean Grey para Estudos Avançados: Nim, Kid Gladiador, Idie e Glob. Apesar disso, estes não se sentem muito à vontade no lugar, mas Quentim tenta tranquilizá-los dizendo que é o seu jeito de compensar todos os mal entendidos que aconteceram entre eles, já que Logan iria querer isso. De repente, começa a chover torrencialmente. 



Tempestade adentra no salão e atrai todos os olhares. Sua presença não é bem vinda e Kilgore ordena que Quire resolva a situação. Ororo se livra dos agentes de segurança e rouba o dinheiro do caixa. Seus alunos a interpelam e ela os repele brutalmente, assim como todos os convidados da festa. Quire intervém e dispara uma rajada telepática em Ororo, que bruscamente interrompe suas ações e parece recuperar sua lucidez. Ela acusa o rapaz de manipulá-la, mas ele nega tudo. Porém, em pensamento, Ororo "diz" a Quire que agiu dessa forma para se vingar por ele ter largado a escola e entrado no Clube do Inferno. 

Ororo se retira e deixa o rapaz sem condições de se explicar para a direção do clube, que o rebaixa para um "período de experiência" na instituição e seus ex-colegas da EJG, que não acreditam em sua palavra. Abandonado por todos, Quire percebe que a palavra de Ororo tem muito mais valor que a dele, mesmo quando ela agiu de maneira premeditada o tempo todo. 



Essa história marca o encerramento melancólico de Wolverine e os X-Men, que teve uma primeira encarnação brilhante nas mãos de Jason Aaron e esta segunda, na maior parte conduzida por Jason Latour, que não alcançou o nível da anterior. Achei fraquíssimo e desnecessário o que foi apresentado nesta história em particular.

Tivemos o retorno de um dos piores escritores que já vi na Marvel, Frank Tieri, responsável por momentos sofríveis nos títulos de Homem de Ferro e Wolverine naquela grande bagunça que era a Casa das Ideias no final dos anos 1990. Por mim, ele continuaria bem longe, já que não melhorou em nada. 

Os desenhos de Jorge Fornes apresentam uma boa narrativa e procuram imitar o estilo de Muhammad Ashraf, responsável pela maioria das edições desta encarnação do título. 

C@rlos


comments powered by Disqus