segunda-feira, 14 de março de 2016

Novos Vingadores: Onde estão Stark e Strange oito meses depois?


Aqueles que em segredo se juntaram para tomar decisões difíceis e salvar a continuidade do universo agora são caçados pelos seus outrora amigos. Assim, os poucos Illuminatti que ainda resistem e estão juntos, vivem saltando de esconderijo em esconderijo planejando o próximo passo  enquanto fogem da nova equipe de Vingadores da S.H.I.E.L.D. liderada por Steve Rogers. Mas em meio a isso tudo, dois membros dos Novos Vingadores estão ainda perdidos e finalmente saberemos do paradeiro deles agora.


Doutor Richards levou o Hulk (agora, Doutor Jade), Fera e o novo membro do grupo, Capitão Britânia, para um local esquecido pela humanidade. Era uma cidade perdida da antiga seita da SHIELD (ouviram falar dessa minissérie inédita no Brasil?) e que Nathaniel Richards e Howard Stark trabalharam juntos por um tempo. Agora, seria o novo quartel-general do Illuminatti e onde dariam continuidade a suas operações. E pra começar, entrariam em contato com Amadeus Cho (mais um membro do grupo) para receber os dados que ele estaria roubando da Torre Stark. Todavia, como vimos na última história dos Vingadores, Amadeus foi capturado pelos Vingadores de Steve Rogers. Porém, sua missão foi um sucesso e todos os dados foram transmitidos com sucesso. Segundo o Fera, são mais de 653 projetos criados por Tony Stark para salvar a Terra, inclusive o Martelo dos Deuses.

Levou um tempo para Reed e o Doutor Jade restabelecerem outro meio de entrar em contato com Amadeus sem entregar a posição deles. Num contato de uma só via através dos implantes que todos os Illuminatti recebem para localizar incursões, Reed conseguiu ao menos ver Amadeus Cho bem em uma das celas da S.H.I.E.L.D. Parte da transmissão acabou mostrando um interrogatório do jovem feita pela sua mulher, Susan Richards, que pegou pesado com o moleque e alertou que colocaria seu marido numa prisão de qualquer jeito (Agora, sabemos que Susan apenas encenou isso e é uma agente infiltrada).


Mais pra frente, Reed recebe um transmissão do Pantera Negra, alertando que houve uma traição do grupo e que a missão dele em Wakanda foi um fiasco. A cidade dos mortos estava agora tomada pela Cabala. T'Challa precisava de ajuda iminente e recorreu a Senhor Fantástico para transportá-lo dali agora. Isso iria entregar a posição dele pra o time de Steve Rogers, mas não tinham como ser diferente. O Pantera Negra foi trazido para junto deles (como devem ter visto anteriormente) e todos abandonaram o lugar. Como já sabemos, Steve Rogers e sua equipe só chegou lá muito mais tarde quando o lugar estava abandonado e apenas deixaram uma mensagem holográfica bem provocativa para ele.


Então, seguindo para mais uma edição, temos finalmente o paradeiro de Tony Stark. Ele tem sido mantido cativo pela Cabala na Necrópole de Wakanda e recebe visitas diárias da Cisne Negro. Há uma pequena guerra psicológica entre eles a cada encontro, cheio de provocações, mas num último instante, Tony Stark dá uma cartada certeira. Cisne Negro estaria apaixonada por ele? Ou veria Stark como um potencial amante para gerar seus entes futuros numa vã tentativa de manter um novo lar quando já destruiu tantas Terras por onde passou? Ela sequer é uma das Cisne Negros de verdade, apenas se apresenta como tal. Cisne não desmente as palavras de Stark e enfurecida lembra sua última queda quando tentou lutar sozinho contra a Cabala. Ela lembra a ele que ela ainda pode encontrar o que procura sem ele e que Tony provavelmente vai morrer apodrecendo naquele lugar até o fim dos dias. E ela nunca mais voltará a vê-lo a partir daquele dia.

Paralelamente, vemos que duas pessoas em trajes de camuflagem estão invadindo a Necrópole e passando por todas as defesas da Cabala. Quando chegam as masmorras se revelam para Tony Stark como sendo a Viúva Negra e Mulher-Aranha. Ambas estão agindo por conta própria e abandonaram o time de Rogers. Elas até dão votam de confiança a Stark contanto que ele admita ali que também estava errado. Com seu ego inflado, Tony (provavelmente ainda sob o efeito da inversão) esbraveja que nunca esteve errado e que eram elas duas que deveriam admitir que ele sempre esteve certo e salvou o mundo várias vezes. E só ele é capaz de salvar tudo. Natasha e Jessica dão as costas e abandonam o homem enlouquecido ali.


Ainda neste capítulo vemos mais das ações do Doutor Destino. Em contato com sua afilhada Valeria, eles trocam ideias sobre os mundos colidindo e a menina passa a ele alguns dados que adquiriu das descobertas de seu pai até então. Por fim, dá ao Tio Doom o mesmo recado que deu a Richards - "Não dá pra vencer. Comece a achar um jeito de não perder". Destino e o Pensador Louco poderam sobre essas palavras e vão até o Homem-Molecular. O ensadencido e poderosos Reece está enebriado com o que enxerga sobre as ideias de Mundos Colidindo e Destino fala para ele que chegou a hora de ver como tudo começou.

Vamos então para mais uma edição e novo capítulo desta fase, agora muitos universos longe do nosso, no espaço vazio entre universos destruídos. É lá que está o templo dos Sacedortes Negros e é onde chegam os Vingadores Universais - formados por Thor, Hipérion, os Nihili e demais (lembram deles?). Tratado como invasores, os heróis são atacados com total violência, sendo desintegrados por simples citações de palavras dos Sacerdotes Negros. Odinson, que agora se manisfeta com um novo poder, carregando o Mjolnir dos Indignos e se denominando Thorr, contrabalanceia o ataque e ganha tempo para os Nihili reagir. Mas tudo se encerra quando o líder dos Sacedortes Negros chega e se revela como sendo ninguém menos que o Doutor Estranho.


Vocês devem lembrar que Estranho sumiu logo após os eventos que separaram os Illuminati meses atrás e ele portava justamente um desses capacetes dos Sacerdotes (que pegou do Norne, membro da extinta Grande Sociedade). Estranho explica a todos como chegou ali e que a verdadeira função dos Sacerdotes não é o colapso do universo, mas sim destruir algumas Terras (uma espécie de Triagem) para assim tentar estabilizar a reação em cadeia que gerou as incursões. Todavia, Estranho sabe que o plano dos Sacerdotes é em vão. Juntos com os Vingadores Universais, eles pensam em ir a raiz do problema e eles acreditam que sejam justamente a luta entre os Reis de Marfim e Rabum Alal. E os dois grupos irão tirar na sorte quem irá atrás de um e de outro.

Enquanto isso, em mais um interlúdio com o Doutor Destino. Vemos que ele e o Pensador passam para mais uma etapa do plano para desvendar as coisas. Doom retira de um conteiner um pedaço de uma das terras destruídas numa das incursões que sobrevoavam a Latvéria no passado e disse que ela tinha a mesma assinatura do Homem-Molecular. O ensandecido Reece fica curioso pela afirmação de Destino, para de elaborar os muitos mapas que estava criando e se teleporta junto com Destino para longe de sua cela. Para onde exatamente? Saberemos no futuro.


Mais peças no elaborado quebra-cabeça de Jonanthan Hickman, desta vez acompanhado de Kev Walker e Szymon Kudranksi, são postas na mesa e o cenário começa a ter alguma forma para o leitor mais atento. Figuras até então míticas como os Sacerdotes Negros são explicadas e até mesmo vinculadas (mesmo que atemporalmente, ao próprios Illuminatti). Já Destino, que até então parecia tão alheio nesta história, toma uma posição de destaque a margem da história principal. Estamos praticamente a cinco meses da derradeira Guerras Secretas e eu mal posso esperar para ver como se desenrolará o evento aqui no Brasil.

Coveiro

comments powered by Disqus