sábado, 26 de março de 2016

Loki: Agente do Eixo

A minissérie Vingadores & X-Men: Eixo chegou para mostrar o pior de alguns heróis e o melhor do lado de certos vilões. No caso do Jovem Loki, que recentemente esteve andando sobre uma linha tênue nos últimos tempos, o que realmente uma mudança pode significar. Talvez, a verdadeira faceta do Laufeyson?



Com o mundo do avesso, até mesmo uma gangue de vilões de quinta categoria como os Lançadores Letais podem representar um perigo. Mas não por muito tempo, pois Loki, o Agente do Eixo, está para salvar todos que estão em perigo no Cassino Grande Tenda. Colocando aqueles vilões que mais parecem artistas de circo no seu lugar, o filho adotivo de Odin está aberto aos sons de aplausos da clientela e põe sua mente a trabalhar lembranças recentes.

Em Nova York, a última conversa dele ao lado da regenerada Encantor com seus amigos não foi lá muito boa. Os dois ex-vilões repudiam os pequenos roubos executados por Lorelei e Sigurd e revelam tudo que aconteceu em Genosha que os fez mudar. Se por um lado Loki quer mudar seu status quo de vez para herói, ele perdeu o sentimento de culpa por ter matado sua versão criança tempos atrás. Ele agora seguirá ao lado de Amora um novo caminho e com isso se afastará inclusive de sua amiga Verity. A moça percebe que Loki falou exatamente a verdade ali e isso a magoa. Viu um lado presunçoso e egocêntrico de Loki (que em outros tempos talvez lembrasse até mesmo seu irmão adotivo) e não gostou.


Em outro lugar, o velho Loki do Futuro gargalha da situação. Agora, sua versão jovem quer salvar o seu invertido irmão em Las Vegas e desemboca na tal luta contra os Lançadores Letais que citamos mais cedo. Resolvido o problema, Loki parte (em forma de uma galopante unicórnio) para encontrar Thor  (o que gera aquela situação que vimos em Vingadores & X-Men: Eixo 2). E lá vemos como foi que o Homem-Aranha o salvou daquela enrascada e como Steve Rogers o tornou um Vingador.

Na última reunião antes do embate final da saga, Loki e Encantor resolvem pagar uma última visitinha a Lorelei e Sigurd. Eles surgem bem no meio de um roubou perpertuado pelos dois e por mais estranho que pareça, estão ali para levá-los a justiça. Assim que os derrotam, Amora os leva para Asgardia e é surpreendida pela volta de Odin, que agora senta ao trono. O Pai de Todos tem a punição certa para os dois ladrões e antes de deixar Loki voltar questiona essa mudança repetina do seu filho. Loki pode mudar, mas será que um dia irá crescer?

Ao retornar para a Mansão dos Vingadores, Loki e Encantor se questionam se acabaram de realizar o que é certo ali. O ex-Deus da Trapaça está ponderando as palavras de Odin e começa a pensar mais uma vez em um plano e ele se manifesta justamente na batalha final do Eixo (confira a terceira edição). Dado momento, Encantor lança uma magia que transporta os dois filhos de Odin para o lado azul da Lua e é lá que Loki encontra o Mjolnir abandonado.

Ele mesmo hesita se será digno ou não de erguer aquela arma, mas depois de passado o receio, suas mãos envolvem o cabo e ele levanta Mjolnir, se tornando o novo Deus do Trovão. É um momento único para Loki, que se torna a antítese de tudo que era e portanto exatamente o que Thor já foi. Ele bate no irmão tentando recobrar o juízo dele e até mesmo resiste a seus relampagos.

 Mas todo esse evento é passageiro, pois não passa na verdade de uma mentira que é desfeita ao final da saga Eixo.



Os heróis e vilões são revertidos. E Loki volta a lembrar de seu crime imperdoável ao matar sua versão criança. Mjolnir cai de suas mãos. Thor se recobra do ataque, mas sem memórias do que aconteceu. Já Loki, somente ele, sabe da verdade. Ele mudou e pode erguer por um tempo o Mjolnir.


O final da saga Eixo já se encontra em banca e veremos em breve a resenha por aqui no site. Já as repercussões do Mjolnir e quem será seu novo portador, você acompanha já nas páginas de Novíssimos Vingadores.

Coveiro

PS: Você encontra essas histórias do Loki publicadas em Mais Podersosos Heróis da Terra 10 e 11.

comments powered by Disqus