quinta-feira, 17 de março de 2016

Homem-Aranha: Peter Parker e mil e uma aranhas!


Em Janeiro, chegou às bancas a primeira edição da nova bimensal Homem-Aranha: Aranhaverso, onde vocês viram os primeiros passos para o que virá a ser o maior evento do Aracnídeo deste século. E nele, os fãs terão a oportunidade de ler e se divertir com mil e uma versões do seu herói favorito. Mas como dizem por aí, nada como o original. Sendo assim, chegou a vez do Peter Parker 616 finalmente entrar de cabeça neste mega-evento:

Só para ambientar você, uma primeira cena traz outra vítima de Morlum, vilão que faz parte daqueles que se chamam de Os Herdeiros ou os Caçadores de Totem. Desta vez, quem tombou foi o Homem-Aranha Lunar, que basicamente é uma contraparte do nosso herói que mora... na Lua. Ao retornar para o seu mundo, chamada aqui de Terra 001 ou Mundo-Tear, Morlun se depara com seus irmçaos Daemos e Verna. Cada um com suas características diferentes prepara-se para novas caçadas.

Vamos então para a Terra 616, quando Peter Parker é despertado pela jovem e recém heróina Teia de Seda. Cindy Moon como sabemos desde sua primeira aparição tem sérios problemas quando esta perto de Parker. Basicamente, os dois se limitam aos instintos básico e só pensam em fazer sexo um com o outro quando juntos. Mas desta vez é diferente, Cindy acordou sem conseguir parar de pensar em Peter. Será que eles teriam que morar em cidades diferentes para evitar essa atração louca?

Então, temos mais uma emergência em Nova York. Aparentemente, os capangas de Otto Octavius na fase do Aranha Superior resolveram se aproveitar dos equipamentos esquecidos pelo Doutor para seguir numa vida de crimes. E lá estavam o Homem-Aranha - o original - e a Teia de Seda pra impedi-los. Só que naquela manhã eles não estavam sós. Jessica Drew e Anya Corazon - respectivamente a Mulher-Aranha e Garota-Aranha - se apresentaram pra ajudar. Depois, Miguel O'Hara, o Homem-Aranha 2099 apareceu. E vieram o Capitão Aranha Britânico, a Garota Aranha "Mayday" Parker e até o Porco Aranha. Tinha uma legião de Homens-Aranha no lugar.


E antes que Peter fizesse piadinhas demais sobre convenção de Aranhas ou mesmo duvidasse que era um plano mirabolante do Mysterio, o Capitão Aranha ordenou que todos entrassem num portal pois sentiam a presença de um caçador naquela Terra 616. Descobrimos então que Daemos realmente estava em nossa realidade e atacou os Novos Guerreiros. O vilão estava prestes a consumir o Aranha "Kaine" Escarlate quando surgiu o grupo comandado pelo "Velho" Aranha pra salvar o clone. Junto com a Aranha-Gwen e o Ben Reilly de outra realidade, eles salvaram Kaine (que em delírio mal acreditava que Ben estava vivo), mas tiveram suas baixas com a versão Bruce Banner Homem-Aranha (da série Bullet Points).


Assim os dois grupos se reuniram no Central Park da Terra-13, o único local seguro contra os Herdeiros pois o Homem-Aranha daquela realidade ainda tinha o Poder Cósmico e certamente seria uma ameaça grande demais para Morlun e sua família se arriscar. É esse Homem-Aranha poderoso que cuida do irmão de Mayday Parker quando ela está em missão. É curioso ver aqui algumas relações interessantes entre os Aranhas. Peter se preocupa com a segurança da Aranha-Gwen sem se tocar que ela é a heróina daquela realidade e ele é quem morreu. Já Cindy Moon é descaradamente alguém que o Velho Aranha conhece e não quer ela em missões. E todos ali encaram Peter Parker como "O escolhido" simplesmente por ter sobrevivido duas vezes a Morlun.

Passemos pra um interlúdio para conhecer mais dos vilões. Desta vez, temos mais uma história com Carn, o mais misterioso dos Caçadores de Totens. Vemos ele mais uma vez fazendo uma vítima (numa história originalmente publicada em Homem-Aranha Superior 32) , o Homem-Aranha Assassino. Porém, ele não teria uma presa tão facilmente desta vez. O Homem-Aranha Superior surge para salvá-lo e foi assim que ele ingressou em seu time.

Já na Terra 1771, ele não pestanejou ao matar o Totem Aranha Al Apaec e é aqui que conhecemos a história de Carn (originalmente foi em Homem-Aranha Superior 33). Numa época em que ele não usava aquele elmo esquisito, na Terra 000, Carn e sua família perseguia um Totem Aranha poderosíssimo, o  Tecelão Mestre. Um erro de Carn custou a vida da sua mãe nessa história e foi assim que descobriram o verdadeiro potencial e bom uso deste Totem Aracnídeo. Em retaliação, Carn foi desprezado pelo resto de sua família e foi obrigado a usar este elmo em forma de escafandro desde então.

Então, voltamos ao cerne da história principal aqui. No Ultiverso, Miles Morales e a versão clone da Jessica Drew daquela realidade por Verna e uma versão de rastreadores-de-aranhas composto por versões alternativas da Silver Sable, Puma e Kraven. Quem os salva de última hora é a equipe aracnídea do Homem-Aranha Superior. Só de curiosidade, é aqui que surge pela primeira vez a versão do Punk-Aranha. Antes de partir, Morales jura uma revanche contra Verna.


E era questão de tempo até essas duas equipes de Homens-Aranhas se toparem. O Capitão Aranha descobre a existência desse exército de Otto e manda um pequeno exército dos seus atrás deles. Eles vão parar na Universo futurístico de 2099 e as coisas começam a se estranhar por lá mesmo. Octavius, que tinha criado um dispositivo que camuflava a existência de seus Aranhas, não estava preparado para aquilo. Fora que dentre todos os presentes, Cindy Moon era a que mais exalava algum tipo de rastro energético acima do normal. O "velho" Aranha alertou que ela era a "Noiva" e por isso era tão única.


E para temor de muitos, a assinatura da Teia de Seda realmente atraiu os inimigos. O primeiro a surgir foi Daemos, que atacou de forma surpreendente e brutal. E ele logo fez mais uma vítima, o Homem-Aranha Ciborgue. Jessica Drew, Kaine e o Homem-Aranha Superior agiram logo em seguida e mataram sem hesitar o inimigo. E aquele corpo - agora preso em estase para não ser dissolvido - poderia ser muito bem estudado. O Homem-Aranha 2099, o de seis braços e uma outra versão futurista se predispuseram a fazer a autópsia.

Mas eles não estavam sequer livres do perigo. Em poucos minutos, um novo Daemos surge só que acompanhado de seus dois irmãos Brix e Bora. Eles atacaram mortalmente o "Velho" Homem-Aranha e começaram um verdadeiro massacre naquela Terra. Muitos seguiram caminhos diferentes. Miguel O'Hara e alguns fugiram com o corpo de Daemus para estudá-lo melhor. Ben Parker, Kaine e Jessica Drew Ultimate perceberam que havia engenharia de clonagem no meio e partiram pra outro caminho afim de saber a fonte disto. Já Cindy Moon percebendo que era a culpada de tudo, foge para outra realidade sem destino e é seguida pela Mulher-Aranha 616 e o Homem-Aranha Noir. Já a grande maioria seguiu de volta para a Zona de Segurança da Terra 13.

Porém, antes de partir, nosso Parker 616 se deparou pela primeira vez com a identidade do "Velho" Aranha. Ele era Ezekiel, só que de outra realidade, e certamente sabia de mais coisas sobre Morlun e sua família do que imaginávamos. Antes de morrer, ele informou que Peter deveria proteger a Noiva, O outro e o Herdeiro. Certamente, sabemos que os dois primeiros agora são respectivamente Cindy Moon e Kaine. Mas quem é o herdeiro afinal? E como tudo isso se desenrolará? E o mais importante, o que eles farão agora com um pretensioso Homem-Aranha Superior querendo dar as ordens?


Aranhaverso é aquela história que mesmo com toda a expectativa que cria, não decepciona em nenhum ponto. É exatamente o "Fan Service" que sempre queríamos ver em ação, mas altamente bem executado. Quando Dan Slott abriu aquela ponta solta no passado para o Homem-Aranha Superior poder encontrar o Peter Parker versão original agora foi uma jogada de mestre. Temos então uma extensão das boas histórias deste período com um adendo de ter os dois Homens-Aranha realmente se chocando aqui. E isso dá uma série de situações pra lá de divertidas de se ler.

Outro ponto a favor aqui é que Slott conseguiu dar uma direção muito mais completa e interessante para a teoria dos Totens Aranhas que foi criada no passado. Expandindo o que já havia e colocando elementos míticos curiosos a mais, ele criou uma ambientação perfeita para desenvolver os grandes e poderosos vilões e sua história tem de apoio as várias mídias e versões alternativas dos quadrinhos ao seu dispor. E se sobrar espaço para elogios, bater palmas para a arte de Olivier Coipel nunca é demais.

Me pergunta agora se estou ansioso pela proxima edição?

Coveiro

Veja também:

comments powered by Disqus