segunda-feira, 27 de julho de 2009

O fantástico mundo de Toby


1985

Toby era um garoto como qualquer um de nós, lendo seus gibis e falando com entusiasmo sobre seus heróis favoritos com seu pai, também um leitor assíduo. Porém, essa alegria tornou-se um pesadelo com o ataque em massa dos vilões Marvel à pequena cidade do menino. E agora, como simples humanos podem sobreviver contra cruéis adversários superpoderosos? Em Marvel nº 69 à 71 vamos ver não só a resposta dessa pergunta, mas a conclusão de uma história que é uma verdadeira homenagem aos quadrinhos de super-heróis.

Como visto anteriormente, Toby e seu pai estavam em fuga, quando seu carro foi atacado pelo Lagarto. Jerry tenta se desvencilhar do vilão batendo seu carro contra um outdoor, mas a criatura é resistente e acaba pegando Toby como refém, ameaçando matá-lo. Em pânico, Jerry fica sem reação e os dois só são salvos pela chegada de alguns soldados, que atiram no vilão reptiliano.

Uma pequena pausa, vamos para a Mansão Wyncham, em 1964. Uma multidão hipnotizada chega ao local, assustando a mãe de Clyde que coloca a culpa dessa estranha manifestação em Jerry. A cena encerra com a chegada do falecido pai de Clyde na morta. O fato descontrola a Sra.Wyncham, que ameaça matar Jerry. Nos é revelado que esse acontecimento era a manifestação de poderes do primeiro e único mutante desse mundo, ainda sem controlar seus poderes por ser um garoto. Seria realmente Jerry um mutante?

Jerry e Toby conseguem sair da cidade, mas seu vizinho revela que a mãe do garoto ainda está em sua casa, pois recusou-se a sair sem o filho. Sem hesitar, Jerry retorna para a cidade, ordenando que Toby fique onde está. Porém, o menino pede ajuda do cara da loja de quadrinhos e de seus amigos, pois todos eles conheciam os vilões e sabiam quem eram os únicos que poderiam derrotá-los. Com a recusa dos amigos, Toby decide salvar o mundo sozinho.

Na cidade, Blob canibaliza pessoas, Magma queima pessoas dentro de seus carros e o Mercenário faz aquilo que faz melhor.

1985

Claro, eles não estão sozinhos. Todos os vilões da Marvel estão ali, mais assustadores do que nunca. Na Mansão Wyncham, alguns vilões montam guarda e o Derretedor, conversando com o Homem-Areia, nos revela que nenhum deles controlava seus atos, apenas obedeciam ao "mestre".

Toby, com uma lógica infantil, conclui que o portal que trouxe os vilões o levaria até os heróis Marvel. E ele localiza essa passagem na Mansão Wyncham, rumando para aquele mundo de maravilhas, porém, sendo seguido de perto pelo Ardiloso.

1985

O vilão começa a perseguir o menino, mas é atropelado e Toby se aproveita disso para pegar um táxi e rumar para a Mansão dos Vingadores. Lá chegando, ele conta para Jarvis sobre o ataque massiço em seu mundo, porém, o mordomo acha que é apenas mais um dos garotos que sempre aparecem com uma história para conhecer o Capitão América, lhe dá um button de "Vingador honorário" e o manda procurar o Quarteto Fantástico, mais acostumados a viagens interdimensionais. Engraçado é o Jarvis dizendo para um cozinheiro que é sensato tratar todos os garotos bem, para o caso de um crescer e se tornar supervilão.

1985

Toby vai ao Edifício Baxter e, no caminho, sente-se como em um set de filmagens e ao ver Willie Lumpkin, acha estranho e familiar ao mesmo tempo. Infelizmente, Roberta, a secretária-robô da equipe acredita em mundos paralelos, porém, diante de três outras emergências simultâneas, dá pouca atenção ao menino. Toby desiste do Quarteto, pensando onde encontrar algum herói, até que o Clarim Diário nas mãos de um skrull (???) lhe dá a idéia perfeita.

Encontrando-se com Peter Parker no jornal, ele revela saber a identidade secreta do herói, fala dos gibis, da invasão de vilões e ameaça pular do telhado se Parker não admitir a verdade. O fotográfo acredita que será vítima de chantagem e quando Toby começa a explicar do que se trata, é desequilibrado por pombos e cai, sendo salvo pelo Homem-Aranha, que pergunta sobre o pedido de socorro que ele queria fazer.

1985

De volta ao mundo de Toby, seu pai consegue localizar a ex-esposa. Julie gostaria da presença firme e segura do atual marido, mas Jerry diz que leu HQs a vida inteira e, portanto, não existiria ninguém mais qualificado para salvá-los. Porém, nem mesmo ele poderia com o novo recém-chegado.

1985

Sim, o próprio Galactus se preparava para devorar mais um planeta, agora sem heróis para detê-lo. Jerry e Julie nem tem tempo de fazer nada, pois são cercados por vilões que demonstram conhecer muito bem os dois. O Dr.Octopus afirma que o "mestre" os revelou tudo isso e começa a enforcar Jerry com um de seus tentáculos. Porém, um escudo corta seu braço mecânico e retorna para a mão de seu dono. Sim, Toby retornou com todos os heróis Marvel e ouve-se o brado clássico: Avante, Vingadores!!!

1985

Sim, o menino não resistiu e passou a frente do Capitão, mas vamos ser sinceros, quem de nós resistiria?

Toby se maravilha com seus heróis em batalha e acredita que sua mãe tenha se arrependido de jogar fora suas velhas revistas. Porém, a luta ainda não acabou e Jerry diz que vai por um fim nisso tudo. Voltamos ao flashback, onde nos é revelado algo que todos já imaginávamos: Clyde Wyncham era o mutante poderoso desse mundo. Assustada com as habilidades do filho, a Sra Wyncham o atacou, transformando o filho em pouco mais que um vegetal.

1985

No presente, os heróis já derrotaram os vilões e concentram-se em Galactus, mas Jerry diz que nada disso importa se eles não encontrarem Clyde. E o antigo amigo do pai de Toby está no mesmo lugar de sempre, com Caveira Vermelha e Electro como guarda-costas. Jerry diz que sabe porque o amigo trouxe os vilões, era porque queria dar uma lição em todos por terem levado suas revistas.

Ele implora ao amigo que pare com tudo isso, pois não quer machucá-lo como Julie, desesperadamente pede. Infelizmente, o Caveira decide não dar chance a Jerry, disparando vários tiros no homem. Entretanto, isso irrita Clyde, que arremessa os dois vilões pela janela. Em seguida, ele ordena a partida de todos os vilões, sendo obedecido imediatamente, até mesmo por Galactus.

Julie implora para que Clyde reviva seu ex-marido, mas o mutante, abraçado com suas revistas, diz que prometeu a sua mãe nunca mais fazer esse truque.

Depois de vinte anos, vemos Toby, agora adulto, escrevendo essa história em um notebook. A invasão foi abafada pelas autoridades, sendo considerada histeria coletiva ou truque de luzes. O cara da loja de quadrinhos lamenta o roubo de sua valiosa coleção e seu empregado lamenta o constrangimento de ter sido salvo pelo "bosta do Homem de Ferro" (nessa parte eu ri muito, lembrando da Cammy). Clyde foi levado pelos heróis, já que em seu mundo os cientistas são mais habilitados a lidar com sua condição.

E quanto ao Toby? Bem, ele mudou-se para a Inglaterra com sua mãe e padrasto, tornando-se um ótimo estudante e entrando na faculdade de ciências políticas. Porém, ele largou no último ano para tornar-se escritor. Não só porque era difícil se concentrar no trabalho depois de tudo pelo que passou, mas também porque ser escritor era uma missão de resgate para salvar seu pai. Ele pediu para os heróis levarem seu pai por isso, para que ele pudesse escrever essas palavras do outro lado e dar um final feliz.

1985

É assim que Jerry acorda, na Nova York do Universo Marvel, e com Jane Foster como sua enfermeira que, inclusive, aceita sair com ele. Jerry reconhece imediatamente que o filho salvou sua vida, lhe deu a mulher perfeita e o mandou para o único lugar que ele poderia chamar de lar.

Assim termina essa mini de Mark Millar e Tommy Lee Edwards. Como disse no começo, uma linda homenagem para as HQs de super-heróis, nos remetendo a tempos muito mais inocentes e "preto e branco". Nunca os heróis foram tão heróicos, assim como nunca os vilões foram tão cruéis. E a conclusão foi muito criativa, afinal, qual o melhor lugar para salvar a vida de alguém senão onde ninguém realmente fica morto de verdade?

O que mais eu posso dizer? Ah, faço minhas as palavras de Jerry Goodman:

Excelsior

Eddie

P.S. título do artigo inspirado no desenho de mesmo nome, mas com o garoto Bobby em seu lugar.

comments powered by Disqus