quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Pecado Original: Charles Xavier Origens e o Legado de Wolverine

Charles Xavier e Wolverine estão as voltas com seus respectivos passados. O primeiro partiu em uma jornada que desvendou Alamogordo, enquanto o segundo, buscando vingança contra aqueles que manipularam sua vida, terminou com um filho psicótico e amnésico em suas mãos. Os caminhos da redenção e da vingança se encontram a partir de X-Men nº94, revelando ainda mais segredos obscuros do passado.

Legado


Enquanto caminha pelas ruas de Chinatown, Logan lembra da 1ª reunião dos Novos X-Men, pouco antes da luta contra Krakoa, e de como ele era o único ali que sabia o motivo de ali se encontrar. Ao que tudo indica, Charles Xavier também desconfiava, já que chama o mutante canadense para uma conversa.

Legado

Porém, o tempo de recordar termina por um momento, já que Logan chega ao seu objetivo naquele lugar. Ele foi procurar um velho conhecido, um monge tibetano chamado Tso Ren Wu, para pedir ao homem um favor. Ele deveria manter Daken calmo e seguro e, caso não tivesse notícias de Wolverine por uma hora, também deveria torná-lo invisível.

Com seu filho seguro, ele vai procurar Emma Frost, a maior telepata que ele conhece depois de Xavier. Só que Scott Summers tinha acabado de chegar de um encontro com Xavier. Quando sente o cheiro de seu mentor, Wolverine se irrita com o fato de Scott ter encondido essa informação e demonstra sua raiva com os punhos.

Legado

Logan até pergunta se Scott vai deixar a namorada brigar em seu lugar, já que a "nova mania" do líder dos X-Men era mandar outros fazer o "serviço sujo". Boa referência com a X-Force.

A loira consegue apaziguar a situação e Ciclope se afasta, porém, Wolverine a empurra, a chama de Rainha Branca e sai do lugar. O mutante está tão cheio de coisas na cabeça que nem percebe que seus passos estão sendo observados pela Senhora Sinistra. Passa-se uma hora e o monge parte com Daken, escondendo-se em um mosteiro.

Uma das preocupações de Wolverine é como encontrar Charles Xavier, já que ele estava no bairro horas atrás. Felizmente, o professor está, calmamente, esperando seu pupilo e tomando um café. Xavier conversou com Emma e Scott, que lhe avisaram que Logan iria procurá-lo.

Legado

Enquanto isso, Daken é acomodado em seus novos aposentos no mosteiro, mas o local não era mais secreto, tampouco seguro. A Senhora Sinistra, que se apresenta como Claudine, está no telhado e chama o rapaz. Ela oferece ajuda para recuperar as memórias perdidas dele e, claro, aproveita para colocar a culpa dessa amnésia em Wolverine. Engraçado perceber que ela não está mentindo sobre isso. No entanto, Daken afirma que Wolverine tem maior controle sobre seus impulsos, sendo assim, ele ficaria com o mutante para aprender a se acalmar.

Legado

Falando em Wolverine, ele explica ao professor a situação do filho, dizendo que este pode sair dessa se receber a mesma ajuda que ele próprio recebeu de Xavier. O que ele quer exatamente de Charles? Simples, que todo o condicionamento da cabeça de Daken seja apagado para que ele possa fazer suas próprias escolhas.

Diante da recusa de Xavier, Wolverine questiona se ele tinha ganhado uma consciência de repente, afirma que aquela é a especialidade do professor, algo que sempre fez quando era preciso, e complementa dizendo que aquilo não era um pedido.

Legado

De volta o mosteiro, Sinistra implementa seu plano B, destruindo todo o lugar e não deixando sobreviventes. É engraçado como Logan sempre tem velhos amigos que conhece há anos, mas que nunca apareceram em história nenhuma, e quando o fazem é apenas para morrer na mesma.

Bem, Daken obviamente sobrevive e é novamente convidado por Claudine, que diz para o rapaz acompanhá-la se a destruição o lembrar dos velhos tempos.

Sem saber ainda desses acontecimentos, Logan diz para Xavier que está tentando mostrar a verdade ao seu velho mestre, pois ele pode ter esquecido que o destruiu e reconstruiu do zero. Diante da incompreensão de Charles, Logan ordena que ele leia sua mente e entenda tudo, começando pelo 1º dia dele nos X-Men, quando lhe foi permitido entrar na mansão, mesmo com Xavier sabendo que sua missão ali era matá-lo.

Legado

Vamos então para essa tentativa de assassinato, mas Charles não quer reviver aquilo. No entanto, Wolverine o obriga a fazê-lo, já que o tempo estava se esgotando, uma vez que tinham descoberto o mosteiro destruído e uma máscara do Clube do Inferno.

Eles então voltam no tempo, com um Logan completamente enfurecido e aprisionado, sendo observado por Charles Xavier e Moira MacTaggert. O professor está bem ferido, mas sobreviveu porque desligou as funções motoras de Logan com uma rajada psíquica. A questão agora era: o que fazer?

Legado

Charles percebe que na mente do canadense tinha ocorrido, provavelmente, a lavagem cerebral mais poderosa já feita e que aquela mente já tinha sido estilhaçada e reconstituída várias vezes. A solução seria arrebentá-la mais uma vez.

Charles não consegue ver mais, precisando de um pouco de repouso. Algo que eles não vão ter, já que se aproximam do Clube do Inferno. O que não imaginam é que Daken e Claudine estão sendo recepcionados por Sebastian Shaw bem longe dali, mais precisamente, no Panamá. Shaw diz que vai ajudar o rapaz com sua amnésia, em troca de um favor bem violento. Ele trata o rapaz tão bem que até oferece a casa onde estão como presente.

Claudine sonda a mente de Daken, mas encontra uma armadilha mental tão poderosa que, por muito pouco, ela consegue escapar. Obra do misterioso Romulus, que obriga Shaw a reconsiderar a questão. Enquanto isso, ele pede para Claudine manter o rapaz tranquilo e feliz, algo que ela faz da maneira que qualquer leitor já tinha sacado.

Legado

Depois, Sebastian tem a idéia de usar um telepata superior que Claudine para enfrentar a armadilha mental, permitindo que ela possa agir e reescrever as lembranças de Daken de acordo com interesses dos vilões. O telepata não poderia ser outro, senão Charles Xavier. Claudine lembra Shaw de um certo probleminha chamado Wolverine, mas o vilão está tranquilo, uma vez que as pistas incriminando o Clube do Inferno levariam o mutante canadense direto para lá.

E, de fato, Wolverine conseguiu se infiltrar no lugar, mas acabou dando de cara com os rivais de Shaw no Círculo Interno. O vilão conseguiu matar dois coelhos com uma cajadada só, colocando seus inimigos uns contra os outros.

Legado

Excelente começo de arco, muito bem escrito, muito bem desenhado e apresentando um retcon arriscado, mas a princípio, convincente. Os dois títulos se encontraram de maneira muito harmoniosa e tem tudo para ser uma história memorável. Ainda mais com Daniel Way e Mike Carey nos roteiros, pois ambos já provaram, nos dois títulos, que possuem grande conhecimento e respeito pela cronologia. Além disso, temos Mike Deodato nos desenhos.

A história só possui dois defeitos. O primeiro é não situar exatamente quando foi o tal ataque de Wolverine contra Xavier. Lembremos que os X-Men estavam envolvidos na crise de Krakoa e, posteriormente, entraram em constante treinamento. Fora isso, as ameaças eram contínuas, não tinha como aqueles ferimentos não serem notados. Espero que isso seja melhor explicado nas próximas edições, senão vai ficar como um defeito nesse retcon.

O outro é a vilã Senhora Sinistra. Quer dizer que tiraram de cena um vilão com um grande potencial inexplorado para colocar uma ninfeta de pouca roupa que mais lembra uma "Selene genérica"? Tremenda bola fora até o momento e espero, sinceramente, que ela mostre mais do que isso, pois até agora não me convenceu.


Eddie


comments powered by Disqus