sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Incrível Hércules: Amor e ódio em alto mar


Incredible Hercules #122

Em Universo Marvel 51 vimos que, mais do que nunca, as relações entre o panteão grego está mais mundana que divina. A conversa entre Ares e sua filha Hipólita, em um bar em plena Nova York indica isso muito bem. E quando, em nome de sua viúva avó Hera (já que Zeus está morto), ela pergunta sobre Hércules, o deus da guerra sabe muito bem o que seu irmão anda fazendo. É primavera, e o amor “está no ar”. E não foi mero chute. Depois de derrotarem as divindades skrulls que impulsionavam toda Invasão Secreta, Herc e Amadeus Cho vão relaxar em uma ilha isolada. Bem, um relaxa mais do que o outro, já que o Leão do Olimpo está em pleno revival romântico com Namora, companheira recente em Hulk Contra o Mundo. Cho logo se livra de atlantes em busca da princesa, ao mesmo tempo que tenta decifrar o que Atena quer com ele. Porém, Herc e Namora não conseguem curtir muito o descanso, já que logo são atacados por Amazonas (de visual bem moderno). Ironicamente, elas não estavam lá pelos dois, mas para seqüestrar Amadeus para sua líder, Artemis. O objetivo? O menino-gênio está ali para “ajudá-la” a gerar a próxima linhagem amazona. E esse é só o começo da aventura.

Hercules não parece muito preocupado com o destino do jovem, já que imaginou que Artemis precisa dele exatamente para “reprodução”. Ao mesmo tempo, Cho passa um tremendo constrangimento ao descobrir (por Delphyne, górgona serva de Artêmis) que foi escolhido por ter mais do que uma amizade “comum” com Herc, como eromenos do semi-deus. Em meio ao ataque de Hipólita, mãe de Artemis, surge vinda de Nova York, e logo descobrimos que a proximidade dos deuses com a Terra tem a ver com a destruição do Olimpo e de Zeus. Artêmis vê isso como oportunidade de fazer das Amazonas mais poderosas do que nunca, a começar por destruir Atlântida. Hércules e Namora chegam ao exterior da base amazona apenas para serem atacados por ninguém menos que Namor!

Incrível Hércules: Amor & Guerra

O príncipe submarino, como ficamos sabendo em Universo Marvel 52, não está ali por ciúmes, como pensou Herc (o que deixa Namora um tanto frustrada), mas com os planos contra os atlantes que vem sendo orquestrados por olimpianos. Hércules golpeia Namor e depois tenta entender do que ele falava. De volta, o rei dos atlantes não acredita que o olimpiano não sabe do que ele fala, revelando que Posêidon (deus que protege seu povo) desapareceu, ao que se seguiram ataques das amazonas.

Herc não tem culpa, e está até mesmo disposto a descobrir o paradeiro do senhor dos mares, o que não lhe impede de continuar a pancadaria, atividade que adora. A voz da razão em uma batalha de cabeças-duras é Namora, que dá fim ao confronto, mostrando aos dois que têm um inimigo em comum: Artêmis e suas amazonas.

Incrível Hércules: Amor & Guerra

Na base das amazonas, Delphyne parece disposta a salvar Cho, já que depois de ajudar Artêmis a produzir a nova geração de seu povo, ele seria assassinado. Em um momento engraçado, Amadeus questiona o porquê da ajuda, o que coloca no ar um “clima” entre os dois. Mas logo Artêmis chega, e a sós com Cho o “convence” a decifrar um registro roubado dos atlantes. Com os hormônios em alta, ele nem questiona e faz o que lhe é pedido.

Incrível Hércules: Amor & Guerra

Junto dos atlantes, Hercules convence Namor a deixá-lo tentar uma abordagem individual, apelando à mãe de Artêmis, com quem tem um passado “amoroso”. E Herc lembra do primeiro encontro entre os dois, em um de seus mitológicos trabalhos. O desfecho é tragicômico, para dizer o mínimo.

Hércules logo consegue ver, do lado de fora, Cho decifrando o mapa atlante, sentado na cama junto de Artêmis, Hércules protagoniza uma das cenas mais engraçadas e surreais do arco de histórias, sorrindo como um adolescente, fazendo sinal de positivo a Cho, com a óbvia legenda de “se deu bem, cara!”, deixando o garoto muito irritado.

Incrível Hércules: Amor & Guerra

Porém, ele se engana se acha que está tudo bem. Quando entra no local, e vê a cabeça de Hipólita presa a uma lança, é atacado pela górgona Delphyne, que usa seus cabelos de serpente de forma inteligente, cegando o Leão do Olimpo, que fica à mercê das amazonas que chegam como reforços.

Incrível Hércules: Amor & Guerra

De volta aos aposentos de Artêmis, a diabólica divindade não vacila, e assim que Cho desvenda o mapa, golpeia o rapaz, deixando-o inconsciente.

As amazonas conseguem finalmente capturar o cego Herc, que é salvo por Namora, que enfatiza quem é o sexo frágil ali. Ao mesmo tempo, Namor e seus soldados invadem a base por um acesso submarino. Mas acabam pegos em uma armadilha, detonando uma explosão, que acaba matando todos os atlantes que acompanhavam seu rei.

Incrível Hércules: Amor & Guerra

Furioso, Namor emerge do subsolo para encontrar sua prima e Herc e reclamar vingança de Hipólita. Em uma ira destrutiva por encontrar o objeto de seu ódio, o príncipe submarino acaba revelando algo muito mais surpreendente nas masmorras do local. Ninguém menos que Posêidon, aprisionado e com uma arma apontada para sua cabeça por uma amazona.

Incrível Hércules: Amor & Guerra

Esse arco, Amor & Guerra, com roteiros da dupla Greg Pak e Fred Van Lente nos roteiros e com arte de Clayton Henry e Salva Espin, nitidamente apela mais para o humor que carrega as histórias de Hércules. Porém, toda a trama envolvendo a nova condição dos olimpianos desde a morte de Zeus está por trás dessa história, e pode dar algumas respostas de algo maior que vem se formando.


João

comments powered by Disqus