segunda-feira, 12 de outubro de 2009

FIQ de Belo Horizonte: cobertura do evento

Nosso correspondente nacional e internacional, Fabrício, foi conferir a FIQ em Belo Horizonte desta vez!! Tudo bem que tinha mais DC que qualquer coisa, mas é um evento de quadrinhos e o marvel616 tá por dentro. Confira a matéria do nosso colaborador Fabrício!

"Como todo mundo deve saber, a capital mineira Belo Horizonte sediou a sexta edição do FIQ, Feira Internacional de Quadrinhos. O evento acontece de 6 a 12 de Outubro e apareci por lá nos dias 9 e 10 pra dar uma conferida. (Vocês pensaram que só outros sites aí iam mandar um representante cobrir o VI Fiq em Belo Horizonte?). O evento este ano está acontecendo no Palácio das Artes, uma ótima escolha de local por sinal, que fica bem no centro da cidade, fácil de achar pra turistas como eu, bem ao lado do Parque Municipal. A Prefeitura de Belo Horizonte está de parabéns por realizar um evento deste porte, aliás deveria servir como exemplo para as demais capitais.

Photobucket


Cheguei ao local na sexta-feira depois do almoço, e fui direto conferir a exposição BATMAN 70 ANOS. A exposição foi organizada pelo colecionador Ivan Freitas da Costa, que ao longo de alguns anos conseguiu reunir diversos itens de causar inveja em qualquer fã do morcego. São diversos skecthes e material original autografado por artistas consagrados como: Alex Maleev, Ryan Sook, Kevin Nowlan, Jim Lee, Mike Zeck, Chris Bachalo, John Romita Jr, Bruce Timm, Scott McDaniel, Ron Garney, Tim Sale, Ed Mcguiness, Arthur Adams, Bill Sienkiewicz, Kevin Maguire, Alex Ross, Joe Bennet, Mike Deodato, Eddy Barrows entre outros. Como se não bastasse esta lista imensa de feras, o cara ainda tem o autógrafo do Bob Kane (criador do Batman), Jerry Siegel (criador do Superman) e um sketch lindo do Batman desenhado por Neal Adams (considerado pelos fãs como um dos principais desenhistas do herói). Uma vitrine com “action figures” da série Batman Black and White da DC DIRECT e variações diversas réplicas de batmóveis complementavam o evento. Dentre o monte de batmóveis senti falta do batmóvel da série animada do Batman.

Além da exposição do Batman havia diversas outras: quadrinhos chineses, franceses, etc. Como meu negócio é só quadrinhos de heróis, deixei estas de lado.

Photobucket

Também havia uma exposição com arte do Joe Bennet. Pouca coisa, mas apenas material da DC (apesar do Joe já ter desenhado diversos títulos pra Marvel). Acredito que seja porque estava compartilhando a galeria com a exposição do Batman, e também porque atualmente o cara está trabalhando pra DC em Teen Titans.

Numa tenda próxima, Tenda Eugênio Colonnese, ficavam os stands dos estúdios, editoras e livrarias. A Livraria Leitura Savassi era a maior. Ali o visitante encontrava de tudo: publicações importadas, nacionais, Marvel, DC, manga, Hellboy, etc. Quase todos os encadernados da Panini podiam ser encontrados lá também. Infelizmente não rolava desconto. Acho que fiquei mal-acostumado com os stands da Bienal do Rio e seus 20% de desconto nos preços de capa.

Photobucket

Photobucket

Ben Templesmith, desenhista australiano famoso por seu trabalho em 30 Dias de Noite, era figurinha fácil de encontrar lá na tenda. Esbarrei com ele diversas vezes. Já os brasileiros Ivan Freitas, Eddy Barrows, Will Conrad (atual desenhista do Pantera Negra) e Joe Bennet era a primeira vez. Ao perguntar por eles veio a notícia triste do dia: Joe Bennet não viria ao evento por causa da gripe suína. Já os outros brasileiros, somente nos horários da programação. O jeito então foi esperar até o "bat-papo" que ocorreria às 20h pra pegar os autógrafos dos caras.

O "bat-papo" foi muito legal. A princípio deveria ser somente com Ivan Freitas da Costa como mediador, contando com os desenhistas brasileiros da DC: Eddy Barows e Ivan Reis, mas, de última hora, juntaram-se à mesa os desenhistas Joe Prado e Rafael Albuquerque, o editor sênior da DC Eddie Berganza e Ben Templesmith (o mais deslocado do grupo por nunca ter desenhado pra DC). O público (o auditório estava lotado) fez perguntas aos participantes abordando diversos aspectos do herói. Falaram de tudo, do Batman nos quadrinhos, aspecto psicológico, Dick Grayson como Batman, dos filmes, do game arkham asylum, All Star Batman do Frank Miller (extremamente criticado) e os convidados respondiam mostrando sua visão do herói. Ao final eu fui ao encontro do Ivan Reis e do Eddy Barrows pra pegar meus autógrafos, ambo se espantaram com o material que eu levei, cansados de autografar somente material da DC ambos disseram que nem se lembravam das revistas que eu levei. Também não era pra menos, levei uma mini-série do Gambit publicada pela Mythos Editora e as edições número 4 de Marvel 2003 e Poderosos Vingadores da Panini para o Ivan autografrar. Para o Eddy Barrows levei uma edição de Marvel Mix , número 2, da Mythos com o Longshot desenhado por ele na capa (esta eu achei por acaso na minha coleção enquanto procurava coisas dos outros artistas).

Photobucket

Sábado foi dia do Eddie Berganza, editor-senior da DC, avaliar os portfólios de dezenas de desenhistas inscritos previamente. Quem sabe não teremos mais nomes brasileiros desenhando lá fora? Infelizmente não pude ficar muito tempo no evento porque tinha de viajar de volta ao Rio de Janeiro para voltar ao trabalho.

Resumindo: a FIQ deste ano foi completamente voltada para DC. Além da exposição do Batman, o Editor da DC Eddie Berganza estava por lá, e a maioria dos artistas brasileiros convidados estão trabalhando atualmente para a DC. Me senti literalmente em "território inimigo", mesmo já deixando esta coisa de Marvel vs DC de lado há anos. Espero que na próxima edição eles inovem e tragam artistas da Marvel também, já que há muitos caras que estão loucos pra vir ao Rio.

O evento termina somente hoje, dia 12 de Outubro. Se você mora em BH ou nas redondezas não deixe de prestigiar.

Photobucket

Até a próxima!"


Fabricio

comments powered by Disqus