sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Novos Vingadores: Demônios Internos


New Avengers #46

A primeira grande batalha entre a gangue do Capuz e os Novos Vingadores resultou na prisão de quase todos os vilões, que, porém, foram logo libertados. Contudo, algo de muito estranho aconteceu na fuga da prisão da SHIELD promovida pelo novo rei do crime de Nova York. Parker Robbins descobriu muita coisa nesse meio tempo. Descobriu o que é um skrull, e o que lhe confere, de fato, seus poderes. Esses segredos nos são agora revelados em Novos Vingadores 69.

A história começa de forma curiosa. Um agente da SHIELD, há um mês, espancado e preso a uma cadeira sofre um misto de tortura e interrogatório. Várias vozes ao seu redor especulam sobre o que é melhor fazer com ele. Recusando-se a dizer seu nome, ele ouve a pergunta que dá o tom dessa edição, e dos últimos meses de publicações Marvel. Cercado pela gangue do Capuz, ele ouve do líder criminoso: “Conte o que você sabe sobre os skrulls.”

Novos Vingadores: Invasão Secreta

Para entender como se chegou até aí é necessário sabermos o que houve durante a fuga da prisão da SHIELD e que ainda não havia sido mostrado. Antes da chegada do Capuz, uma das principais prisioneiras, Whitney Frost, a Madame Máscara, tenta, em vão, escapar de seus carcereiros, mas ainda assim lhes dá muito trabalho. Porém, logo ela é levada à sala de interrogatório.

Novos Vingadores: Invasão Secreta

O agente responsável pelo inquérito tenta fazer um jogo mental com sua prisioneira, reduzindo-a a uma lacaia e amante do Capuz, para, então, perguntar sobre ele, que até pouco tempo era totalmente desconhecido. Ela se cala, e logo a conversa entre os agentes presentes é mais do que reveladora. Questionando como Whitney é por debaixo da máscara, eles dizem que se o Capuz já a viu sem ela, para trocá-la eles também precisarão ver. Todos ali são skrulls.

A sorte de Máscara é que Parker chega em cima da hora, assassinando todos os agentes, menos um, que fica sob a mira mortal de sua pistola. Contudo, antes de o também executar, Whitney chama seu nome e lhe mostra algo assustador.

Novos Vingadores: Invasão Secreta

Todos os agentes ao seu redor reverteram para sua forma original skrull, deixando os dois apavorados. Percebendo que o único sobrevivente está desacordado, ele resolve levá-lo depois de libertar todos os seus associados.

Novos Vingadores: Invasão Secreta

Assim voltamos à cena inicial. Onde toda a gangue super criminosa se concentra em torno do prisioneiro, que continua a agir como um humano. E logo o grupo questiona a capacidade do Capuz em liderá-los, achando que a conversa de alienígenas é algo para desvirtuar seu fracasso contra os Vingadores.

Irritada com um comentário sobre sua relação com o Capuz feito pelo Destruidor quando afirmou que Parker estava falando a verdade, Madame Máscara, depois de ameaçar qualquer um que falasse sobre isso daquela maneira, dispara sua arma. Porém ela atinge o prisioneiro nos braços e na perna, esperando que ele reverta à sua forma original. Mas deduz que apenas matando-o a mudança ocorreria, encostando o cano da pistola na cabeça do agente. Em prantos, ele finalmente encerra toda a encenação, e assume sua aparência original, para espanto de todos.

Novos Vingadores: Invasão Secreta

Contudo ele não pode responder a todas as perguntas que lhe são feitas, pois sua infiltração é composta de pequenas e pontuais missões, e apenas sua rainha sabe de tudo. Revela apenas o que estão fazendo ali, falando sobre a profecia e a Invasão Secreta que planejam há tanto tempo.

Whitney questiona porque ela seria substituída, e ele revela também que todas as concentrações de seres poderosos tinham um agente infiltrado, e que a gangue, como uma formação recente, também precisava de um. E morre em seguida.

Novos Vingadores: Invasão Secreta

O que fazer agora? O Capuz tenta pensar em como resolver essa situação. Contar a alguém? A quem? E logo a desconfiança, arma principal dessa invasão, toma os vilões ali reunidos. Mesmo com a substituição mal sucedida da Madame Máscara.

Mas logo surge a sugestão perfeita. Lembrando que o Capuz tem poderes sobrenaturais, ele tenta usá-los para identificar se ali há algum skrull ainda infiltrado. Ele afirma que estão todos limpos, mas isso não é verdade. Usa o alívio momentâneo para cravar uma bala na testa do Sanguessuga (pode reparar o queixo suspeito dele na imagem da página 22), provavelmente o “plano B” de substituição. Mas os skrulls não eram indetectáveis a qualquer poder, tecnologia ou magia dessa dimensão?

Novos Vingadores: Invasão Secreta

A dúvida sobre a liderança do Capuz permanece. Ordenando que seus rastros sejam destruídos, debandando o grupo, afirmando que na hora certa ele os convocaria, Parker se afasta e desaparece.

Parker finalmente toma coragem, e quer ser tratado de igual para igual pela fonte de seus poderes. Pela força mística que ele canaliza por meio daquele capuz, exigindo saber tudo que pode e não pode fazer. Ele quer controlar a situação, que se torna cada vez mais surreal a seu redor. Parker quer saber quem é aquela voz que fala apenas na sua cabeça.

Eis que, da sua própria imagem do espelho surge a fonte de todos os seus poderes. Um ser terrível, maligno e poderosíssimo. Dormammu (!), o senhor da dimensão negra esteve por trás do Capuz desde o seu surgimento, e agora, exigindo a dedicação submissão do humano à sua frente, promete-lhe todo o seu poder.

Novos Vingadores: Invasão Secreta

O Capuz se mostra cada vez mais um perigosíssimo vilão (o que explica a reação assustadora do Dr. Estranho quando o confrontou pela primeira vez), e com certeza ainda se constituirá como uma poderosa peça no futuro do universo Marvel.


João

comments powered by Disqus