quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Justiceiro: Retalhado


Photobucket

Na última edição, Retalho resolveu colocar a cabeça de Frank Castle a prêmio . Para isso, o Tentáculo se dispôs a caçar o assassino de criminosos da maneira mais implacável possível. Utilizando-se de 3 assassinas com super-poderes, o Tentáculo tenta a todo custo matar o Justiceiro. Mas parece que a coisa não vai ser tão fácil assim. É o que veremos em Marvel Action 32 e 33.

Enquanto o trio de assassinas fala sobre o renascimento do Justiceiro na organização assassina, Castle pensa que o tempo do Retalho já está no fim. Mesmo sob os ataques das três meninas superpoderosas, Frank só quer saber de acabar com o Retalho. Prestes a ser morto, o Justiceiro é salvo por outro grupo de meninas super-poderosas, mas dessa vez, elas estão a serviço da SHIELD.

Dominó, Silver Sable e Condessa Valentine chegam arrebentando tudo. Começa uma briga de mulheres poderosas e armadas até os dentes. Castle resolve fazer aquilo que qualquer homem esperto faz quando está numa situação como essa: Fugir. Mesmo muito ferido e cambaleante, Frank tenta correr, adentrando um prédio abandonado que está cheio de drogados, os quais recebem o aviso para correr se quiserem viver.
Photobucket



Mesmo assim, uma das assassinas alcança Castle e o faz atravessar pela parede. Para o azar dela, a parede arrebentada permitiu que Frank chegasse às escadas de incêndio. Mas a assassina não desiste fácil. Usando-se de telepatia, ela invade a mente de Frank Castle, para que ele sinta a dor dos pobres viciados, que vão sendo mortos, um a um. Em razão disso, o Justiceiro sente a agonia em sua espinha. Frank atravessa o teto e mais uma vez, o combate com a ninja telepata começa.

Enquanto isso, Dominó empreende um arriscado plano para derrubar as outras duas assassinas do tentáculo. Primeiro, arrisca-se a morrer eletrocutada para derrubar a primeira, mas é salva pelo seu poder mutante de alterar as probabilidades em seu favor. Depois, Valentine derruba a assassina que restou.

Enquanto a ninja telepata (Não, não é a Psylocke, até porque.....bom deixa pra lá) dá uma surra em Castle, Sable intervém, passando a ser o novo alvo da última assassina do tentáculo. Isso permite a fuga do Justiceiro. Mas, quando Sable está prestes a ser fatiada, Castle faz sua parte e mata a fria assassina.

Photobucket

Castle continua sua fuga, enquanto Sable é recepcionada por Dominó e Valentine. Frank consegue correr até o metrô, na esperança de ter algum sossego e se recuperar um pouco. Começa, assim, uma batalha para que o Justiceiro se mantenha consciente. Frank se arrasta até um vagão do metrô, mas não resiste e apaga.

Ao acordar, pergunta-se quanto tempo ficou naquele estado, mas é tarde demais. Frank foi desarmado. Seu novo problema: Ian, o jovem que sofreu lavagem cerebral pelas mãos do Retalho. Em outras condições, Ian não teria muita chance, mas no estado em que se encontra, Castle não tem como reagir. Prestes a acabar com a vida de Castle, este é salvo pela SHIELD. Mas em compensação, o Justiceiro vai preso.

E agora é um bom momento para nos perguntarmos: Onde está Stuart Clarke? Bom, depois de Castle atrair toda atenção para si, isso permitiu que seu novo parceiro e a sua massagista escapassem. Após uma tórrida noite, Clarke só tem um único objetivo, que é resgatar Frank Castle. Mesmo com os pedidos de Di, Stuart está irredutível, prosseguindo no seu plano.


Photobucket

Enquanto o casal discute, Castle está numa base secreta da SHIELD se recuperando dos seus ferimentos. Depois de uma rápida recuperação, Castle está pronto para ser transferido para o seu novo lar. E quem vai acompanhá-lo é Bridge.

Enquanto Castle é transferido, Clarke começa a se preparar para ir ao encalço da SHIELD para resgatar o Justiceiro. A discussão entre Di e Stuart prossegue. Mas a discussão fica ainda mais calorosa. Di começa a revelar alguns podres de Frank Castle. Lembram quando o Justiceiro se fantasiou de Capitão América? Então, os mais atentos devem se lembrar que, por estar sofrendo controle mental, Castle assassinou um inocente, que no caso era o grande amor de Stuart. Di diz que isso abalou psicologicamente o Justiceiro. Mas Stuart não acredita. Não resta outra escolha para Di a não ser pará-lo na base da bala. Mas o pior que é que Di é a psicóloga de Ian, que está a serviço do Retalho.

No furgão que está levando Castle para a prisão, Brigde começa a falar sobre vários assuntos: A esposa e família mortas de Castle, sobre os seus tempos de guerra, dentre outros. Partes do diálogo (que está mais para monológo) são muito legais, como o porquê de Castle nunca ter matado o Retalho e sobre o fato de ter sido várias vezes controlado para matar inocentes. O papo vai fluindo até que é interrompido por um barulho. Um barulho de bazuca.

Retalho está de volta. E quer a cabeça de Frank Castle. E para isso, usa a Gangue da Demolição (que era o alvo de Castle na próxima semana...). Castle pede para que Brigde solte-o, mas o velho soldado da SHIELD não vai fazer isso. Aliás, ele faz o contrário. G.W. não quer perder o seu prisioneiro logo agora. Começa o quebra-pau, que poderia render ótimas cenas de ação, se o desenhista fosse outro.


Photobucket

Maça começa a destruir tudo que vê pela frente. Do alto da ponte do Brooklyn, Retalho berra que quer ver a cabeça do Justiceiro a qualquer custo, já que o seu amor por Castle está impedindo-o de realizar os seus negócios. Lá do alto da ponte, Retalho começa a dizer que ama Frank Castle, mas que ele precisa tocar a vida.

Dominó, Sable e Valentine pedem reforços, já que a Gangue da Queimação está na área (essa piada até que foi engraçada....Ok, não foi engraçada). Dominó tem sorte e consegue jogar dois, Bate-estaca e Aríete, para escanteio. Mas Condessa e Sable não tem a mesma sorte com Maça e Destruidor.

Destruidor está prestes a matar Frank Castle. Do alto da ponte, um ensandecido Retalho berra para que pare os discursos de super-vilão e mate logo de uma vez o Justiceiro. Destruidor fere primeiro G.W., para depois de cuidar Castle, com a ajuda de Maça, que derrotou facilmente Sable. Mas um fato inesperado acontece: Rino resolve ajudar a livrar a cabeça de Castle.


Photobucket

E começa o quebra-pau entre os vilões fantasiados. Rino consegue jogar o Destruidor para escanteio, mas não tem a mesma sorte com o Maça. Mas distração criada permite que Frank Castle obtenha a arma do Destruidor e derrube facilmente o único membro da Gangue da Demolição que restou em pé. Rino diz que está quite com Frank. Castle passa sua atenção para o último alvo: Retalho.

Frank começa a destruir uma pilastra de uma ponte de cerca de 125 anos, para derrubar o Retalho. Após o eterno inimigo de Frank cair, Castle arrebenta a fuça do Retalho. Tentando reagir de todas as formas, mas sem sucesso, Retalho está prestes a ser aniquilado, quando Castle, após pensar em sua falecida esposa, resolve desistir de matá-lo e faz o impensável, que é se entregar.

Assim, a história passa para os epílogos: No primeiro, Stuart pensa sobre Di e em como vai resgatar Frank Castle, levando em conta que agora possui apenas 7 dedos; No segundo, focado em Castle, o Justiceiro vai aproveitar o tempo na prisão para se restabelecer, até que todos os pontos cegos desapareçam; No último, focado em Lynn (Di), Ian e Billy, Lynn recebe condecorações da SHIELD pelo extraordinário trabalho de infiltração realizado. Ao final dos elogios proferidos por Bridge, Lynn pede para ver Ian. Lynn pede desculpas por ter manipulado a mente dele. Ambos se dirigem a cela do Retalho, que acha que vai ser resgatado. Lynn dá uma arma para Ian, que aponta para o Retalho. Retalho fala que o Justiceiro não pode matá-lo. Mas após atirar e ser detido, juntamente com Lynn, ele diz: “Eu não sou o Justiceiro”.


Photobucket

Um arco cheio de bons diálogos , Fraction e Remender conseguem dar uma melhorada nas histórias do Justiceiro. Uma pena que as cenas de ação, que poderiam ser muito boas, não estavam nas mãos de um desenhista a altura. Enfim, no próximo artigo, é hora de vermos como o Justiceiro encara a Invasão Skrull.

Rafael Felga

comments powered by Disqus